Avaliação de funcionários para garantir um bom desempenho
A criação de uma cultura de alto desempenho não depende apenas da qualidade das novas contratações, mas também em garantir que os funcionários continuem a ter um bom desempenho mesmo com o passar do tempo em que trabalham na empresa.
As avaliações de funcionários são fundamentais para orientá-los em direção a um melhor desempenho, pois identificam em quais áreas os profissionais estão indo bem, onde há espaço para melhorias e se estão prontos para promoção.
Além disso, ajudam a determinar quais colaboradores estão constantemente apresentando baixo desempenho e precisam ser dispensados para que a empresa possa investir em talentos com maior potencial.
Quando todos os dados das avaliações de funcionários são considerados, pode ajudar a moldar as estratégias da força de trabalho das empresas como um todo. Pode ajudar o RH a entender quais habilidades e qualidades indicam o alto desempenho.
Também pode fornecer dados para indicar onde é necessário oferecer treinamento adicional e se os esforços para engajamento precisam ser intensificados.
A desvantagem das avaliações anuais de desempenho
No entanto, as avaliações de desempenho anuais tradicionais têm várias desvantagens. Em primeiro lugar, não fornecem informações em tempo real sobre o desempenho.
Isso pode fazer com que os funcionários percam o ânimo e fiquem desengajados, o que tem um impacto direto na produtividade e pode até reduzir a retenção.
Em segundo lugar, consomem tempo e são caras, pois envolvem muita papelada. Terceiro, quaisquer dados coletados a partir dessas avaliações fornecem apenas uma visão geral histórica que pode remontar a um ano, o que é ineficaz quando se trata de criar estratégias de força de trabalho ágeis, eficazes e com visão de futuro.
Avaliação de funcionários em tempo real e seus benefícios
Devido a essas desvantagens, um número crescente de empresas, incluindo Dell, Google, Adobe, Microsoft e Randstad, está deixando de fazer a avaliação de desempenho anual e optando por avaliações de funcionários em tempo real.
Os componentes dessas avaliações de funcionários em tempo real podem incluir check-ins frequentes entre gestor-funcionário, treinamento mais rigoroso, a capacidade de solicitar feedback anônimo de colegas e supervisores e aplicativos que mensuram a produtividade, o engajamento e o desempenho.
De acordo com a Deloitte, atualmente existem mais de 120 fornecedores oferecendo aplicativos sobre avaliações de cultura, engajamento e monitoramento de humor.
Os benefícios das avaliações de funcionários em tempo real são consideráveis. Os colaboradores geralmente ficam muito mais satisfeitos quando recebem feedback e elogios oportunos por seu trabalho.
Além disso, estão mais bem posicionados para melhorar seu desempenho, o que permite que sejam melhores em suas funções e agreguem mais valor para a empresa. No geral, o ânimo dos funcionários é consideravelmente melhorado.
Como as avaliações em tempo real exigem menos processamento de papelada, elas proporcionam economia de tempo e custo. Além disso, fornecem à empresa dados de desempenho em tempo real, o que, por sua vez, facilita um planejamento da força de trabalho mais ágil e voltado para o futuro.
O papel da análise do RH
Com os avanços contínuos em pesquisa de dados e wearable technologies, haverá uma quantidade crescente de dados disponíveis para avaliar a produtividade e o desempenho dos funcionários em tempo real.
Devido à IA (Inteligência Artificial) e ao machine learning, o RH terá cada vez mais acesso a ferramentas que analisam esses dados para obter insights da maneira mais clara e rápida possível.
Além disso, graças aos avanços na RV (Realidade Virtual), as descobertas da análise de dados sobre grandes conjuntos de dados agora podem ser apresentadas de uma maneira que seja fácil para o RH e os funcionários entenderem.
Ao combinar dados históricos e em tempo real, o RH pode aproveitar os recursos preditivos da análise de dados para ajudar a moldar a estratégia da força de trabalho.
Por exemplo, análises fornecem insights sobre características e habilidades que indicam alto desempenho, assim como alertam quando os principais talentos estão se tornando menos engajados e potencialmente considerando uma mudança de carreira para outra empresa.
Garantindo consistência e criando estratégia para a avaliação de funcionários
Para atingir o melhor desempenho, é necessário haver consistência entre os departamentos e funções na forma como o feedback é oferecido. Atualmente, muitos novos sistemas de tempo real ainda não são consistentes, tanto no que se refere à frequência quanto à intensidade do feedback.
Também é importante incluir fatores como promoções e aumento salarial no sistema de avaliação. Enquanto as avaliações em tempo real permitem que os funcionários se aprimorem constantemente, o RH precisa de referências para avaliar quando os mesmos se qualificam para promoção.
É por isso que é fundamental para o RH utilizar o tempo que economizará no processamento da papelada para aprender sobre as tecnologias de avaliação, para desenharem processos de avaliação consistentes e que entreguem o máximo valor para os funcionários e para a organização.
Ao aplicar a avaliação de funcionários com a utilização dessas tecnologias, as organizações podem aproveitar a análise a seu favor para criar ambientes de alto desempenho com colaboradores satisfeitos e engajados.