Com a aceleração da digitalização nas empresas como uma das consequências da pandemia, a procura por programadores de software também aumentou. 

De fato, a procura por esses profissionais e outros perfis técnicos manteve-se elevada durante toda a pandemia e os salários em locais como o Vale do Silício aumentaram mais rapidamente do que a inflação. 

De acordo com a App Developer Magazine, a taxa de desemprego no setor tecnológico dos EUA foi de apenas 3%, em comparação com 6,7% para a economia global dos EUA.

Assim, com a demanda inabalável durante a pandemia, as empresas que competem por programadores de software enfrentam desafios, mesmo enquanto intensificam sua própria transformação digital. 

Os empregadores, independentemente do setor, estão todos competindo pelas mesmas habilidades. Isto significa, mais do que nunca, que as empresas precisam de uma estratégia de atração e engajamento para conseguir atrair os melhores candidatos.

A abordagem certa começa com uma proposta de valor atraente para os trabalhadores, identificando os canais para criar o maior impacto com os programadores de software e um plano robusto de engajamento para chamar atenção. 

Quando todos esses elementos se juntam, a atração desses talentos é mais fácil do que se pensa. Mas como começar?

1-) Reforce o EVP 



Para muitas empresas, a criação de uma proposta de valor para os trabalhadores é um exercício que pode já ter sido realizado ao desenvolver sua employer brand. 

No entanto, para atrair esses profissionais, pode ser necessário reexaminar o que esses trabalhadores geralmente procuram num empregador ideal. Comece considerando os benefícios que eles mais desejam.

De acordo com uma pesquisa realizada pela HackerRank com mais de 70 mil programadores, o acesso ao crescimento profissional e ao aprendizado são os pontos mais procurados por esses trabalhadores num empregador, seguido por bom equilíbrio entre a vida profissional e vida pessoal e depois de um salário competitivo. 

Ainda de acordo com o HackerRank, eles são na sua maioria aprendizes "vorazes", que compreendem que o rápido ritmo das mudanças no campo tecnológico exige que mantenham constante aprendizagem e requalificação para permanecerem relevantes num mercado de trabalho em constante mudança.

Com os benefícios salariais classificados em terceiro lugar, os programadores de software são decididamente diferentes da maioria dos trabalhadores de outras áreas. 

O Randstad Employer Brand Research global mostra que entre 185.000 adultos em idade ativa, pesquisados em 33 mercados de todos os setores, uma boa remuneração é consistentemente o fator mais desejado em um empregador.

O HackerRank, em seu "2020 Developer Skills Report", também descobriu que a forma mais importante de desenvolvimento profissional é a oportunidade de aprender novas habilidades técnicas, seguida pela capacidade de assumir mais responsabilidades, desenvolver soft skills e obter certificações profissionais.

Claramente, para atrair programadores de software de forma eficaz será necessária uma comunicação clara sobre o potencial para evoluir assim que um candidato decidir fazer parte de uma organização. 

Os empregadores também terão de enfatizar sua capacidade de proporcionar um bom equilíbrio entre vida profissional e pessoal, mas competir apenas por remuneração provavelmente não será uma estratégia de atração sustentável.

2-) Ative sua marca



Definir um EVP atraente é essencial para construir uma marca empregadora forte que seja capaz de atrair programadores de software, mas reforçar a marca como forma de chegar a esses candidatos também é fundamental. 

Isso requer o apoio de uma série de elementos, incluindo os atuais e antigos colaboradores, fornecedores e clientes, e até mesmo outros candidatos. É por isso que a implementação de uma boa experiência de candidato também é muito relevante para atrair programadores de software.

Este reforço da imagem da marca requer também a identificação dos canais que sejam capazes de chegar às maiores comunidades de programadores. Felizmente, alguns com audiências globais; alguns muito específicos para eles, enquanto outros são subsecções de comunidades maiores. Por exemplo:

  • StackOverflow;
  • GitHub;
  • HackerNews.



Esses são três sites muito visitados onde os programadores se reúnem. Existem ainda alguns sites online de interesse geral, tais como:

  • Meetup; 
  • Reddit;
  • Discord.



Eles oferecem grupos específicos para os profissionais com este perfil. Todos esses sites oferecem oportunidades potenciais para atrair talentos técnicos.

3-)Reforce a estratégia de marketing



Uma estratégia de atração pode ser bastante aprimorada com um mecanismo de marketing de recrutamento eficaz. 

O uso de uma metodologia inbound — com um objetivo de encantar e envolver, em conjunto com uma estratégia de atração — ajuda a construir relações mais fortes com os programadores de software, mesmo que não sejam contratados ou optem por outras organizações. 

Profissionais com esse tipo de perfil frequentemente procuram projetos e funções que os exponham a novas habilidades e tecnologias, e tendem a ter períodos de permanência mais curtos nas empresas

Um estudo do LinkedIn descobriu que a indústria de software teve a maior rotatividade (13,2%) entre todos os setores — o que significa que o desenvolvimento de uma relação a longo prazo com os programadores pode ser benéfico para as organizações empregadoras.

Para isso, as empresas devem estimular continuamente os candidatos a essas funções, mesmo quando as mesmas já foram preenchidas. 

Isso pode ser feito colocando-os numa base de dados específica para esses talentos, mantendo contato regular através da distribuição de conteúdo ou alertando-os sobre novas oportunidades de emprego, mesmo que sejam candidatos passivos. 

Cada vez mais as empresas estão aproveitando o marketing de talentos como forma de preencher a sua base de dados e tais práticas são especialmente eficazes quando se trata de programadores e profissionais de tecnologia da informação.

A contratação de programadores de software continuará a ser um desafio para a maioria das empresas num futuro próximo. 

Essa é uma das razões pela qual os salários para essas funções continuaram a subir em 2020, apesar dos números recordes de desemprego em todo o mundo, de acordo com a Dice

Mesmo assim, as empresas podem aumentar suas chances de captar os melhores programadores de software através de uma forte estratégia de atração que inclua engajar e criar uma relação com esses profissionais.