introdução
O conceito de “business as usual” está mudando mais rápido do que nunca. Os orçamentos são mais enxutos, é mais difícil de encontrar o talento certo e o impulso para adotar tecnologias emergentes leva empresas de todos os tamanhos a repensar como será seu quadro de funcionários nos próximos anos.
Com todas as mudanças no local de trabalho, a produtividade dos funcionários é mais importante do que nunca. As empresas devem maximizar a produção de todos em sua equipe. Mas, para conseguir isso, elas precisam garantir que recrutar e reter os melhores talentos seja uma prioridade. O bem-estar dos funcionários deve vir em primeiro lugar.
Abaixo está tudo o que você precisa saber sobre a produtividade dos funcionários e como isso pode ajudar sua empresa a ter sucesso. Também descrevemos uma série de mudanças que sua companhia pode fazer para melhorar o envolvimento geral dos profissionais em seu trabalho.
confira o ebook aquio que é produtividade do funcionário?
Simplificando, a produtividade do funcionário é a quantidade de trabalho que pode ser realizada em um determinado período. O termo implica um único funcionário, mas também pode se referir a uma equipe ou a uma empresa inteira. Essa é uma das métricas mais importantes para medir a eficácia dos profissionais.
A produtividade pode ser medida de duas maneiras diferentes: em um setor como o de manufatura, geralmente é quanto de um produto um funcionário pode produzir em um dia, uma semana ou um mês; em outras áreas, pode ser a quantidade de valor que um funcionário agrega a uma empresa. De qualquer forma, as empresas medem a produtividade de um funcionário em relação a uma referência definida.
O aumento da produtividade tende a aumentar a lucratividade. As empresas que produzem mais impulsionam as receitas. Aquelas que produzem mais com menos horas trabalhadas geram margens de lucro melhores. Quanto mais produção puderem gerar, mais eficazes serão no mercado.
por que a produtividade dos funcionários é importante?
De acordo com a Gallup, apenas 25% dos funcionários de manufatura dizem estar engajados no trabalho. Para contextualizar esse número, ele está significativamente abaixo da taxa de engajamento de 33% encontrada pela Gallup entre funcionários de todos os setores. Isso representa US$ 7 bilhões em perda de produtividade globalmente.
Muitas empresas enfatizam o envolvimento dos funcionários, porém as mais bem-sucedidas os tornam centrais para sua estratégia de negócios. Elas orientam seus funcionários e fornecem-lhes as ferramentas necessárias para serem produtivos.
Apenas 25% dos funcionários de manufatura estão engajados no trabalho.
Por que isso é importante? As empresas que engajam seus funcionários observam um aumento na satisfação no trabalho, um declínio no número de faltas e uma queda na rotatividade. Além disso, pesquisas mostram que equipes altamente engajadas são 21% mais lucrativas.
como aumentar a produtividade
Quando seu objetivo é aumentar a produtividade dos funcionários, não há soluções rápidas. As empresas estão percebendo que é um processo de longo prazo que inclui a criação de um ambiente de trabalho seguro e saudável, feedbacks regulares com foco no futuro e fornecimento de ferramentas de que os funcionários precisam para ter sucesso.
Embora fazer as mudanças necessárias para aumentar a produtividade possa ser um desafio, a boa notícia é que elas são muito mais fáceis de manter: os gerentes dão seu apoio quando sua equipe consegue atingir ou superar suas metas, e os funcionários geralmente ficam felizes ao saber que pequenos ajustes em sua rotina diária podem resultar em aumentos perceptíveis em sua satisfação no trabalho.
Aqui estão várias técnicas que as empresas mais bem-sucedidas usam para aumentar a produtividade:
1. treine seus funcionários
A tecnologia está transformando a indústria manufatureira, especialmente as empresas de operação intensiva, de maneiras que não poderíamos prever até alguns anos atrás. De acordo com a McKinsey, a demanda por trabalhadores para realizar tarefas previsíveis e repetitivas deve diminuir em quase 30% na próxima década. Ao mesmo tempo, a necessidade de pessoas com habilidades tecnológicas aumentará em mais de 50%.
Isso significa que você terá de colocar mais ênfase na qualificação, a partir da qual você ensina a seus funcionários novas habilidades para ajudá-los a desempenhar melhor suas funções atuais. O aprimoramento dos membros da equipe existente melhorará a capacidade desta, resultando em um desempenho melhor para seus negócios no final.
Esse treinamento não será difícil de vender: seus funcionários já estão procurando maneiras de melhorar suas habilidades. Um estudo global realizado pela PwC descobriu que 74% dos trabalhadores estão ansiosos para aprender as novas habilidades de que precisarão no futuro. Aqueles que acabam de entrar no mercado de trabalho dizem que as oportunidades de aprender e crescer influenciam sua decisão sobre aceitar um emprego. Cerca de 87% dizem que as oportunidades de desenvolvimento de carreira são importantes para eles quando pensam em ingressar em uma empresa.
2. contrate os gerentes certos
Quando você está tentando melhorar a produtividade dos funcionários, uma das primeiras coisas em que você deve pensar é quem os está gerenciando. Para que uma equipe de funcionários seja motivada, seus gerentes também precisam ser motivados. Um estudo recente de produtividade descobriu que equipes com gerentes engajados têm 59% mais chances de serem engajadas.
Os melhores gerentes veem seu papel mais como o de um treinador que como o de um chefe. Eles se destacam em ajudar os funcionários a entender as expectativas da empresa, gerenciar suas cargas de trabalho e estabelecer metas e prioridades. Dos funcionários que relatam estar engajados em seu trabalho, 69% dizem que seu gerente os ajuda a definir prioridades, e 66% dizem que seu gerente trabalhou com eles em metas de desempenho.
As empresas contratam o gerente errado 82% das vezes.
Apesar disso, a Gallup relata que as organizações contratam o gerente errado 82% das vezes, mas o treinamento gerencial pode definitivamente ajudá-los a adquirir as habilidades de que precisam. Um estudo em larga escala da Kellogg School of Management, da Northwestern University, descobriu que aqueles que passam por treinamentos de gerenciamento ajudaram suas equipes a obter um aumento de 4,6% na produtividade.
3. mantenha o bem-estar do trabalhador em mente
De acordo com a pesquisa 2020 Global Human Capital Trends, da Deloitte, 80% dos quase 9.000 entrevistados disseram que o bem-estar dos funcionários era importante ou muito importante para o sucesso de sua empresa. Líderes de empresas de todos os portes relataram que não estavam adotando uma abordagem única para o assunto. Em vez disso, eles estavam adaptando seus esforços às necessidades de seus próprios funcionários.
A pesquisa revelou, entretanto, uma desconexão: os funcionários classificaram “melhorar o bem-estar do trabalhador” como uma das três principais prioridades para os próximos anos; os executivos colocaram isso mais abaixo na lista; a Deloitte disse que isso deve ser a principal preocupação de todos para que “os trabalhadores possam se sentir melhor e ter um desempenho de excelência”.
O bem-estar dos funcionários é um problema para a indústria de manufatura, que está vendo os principais talentos partirem devido a problemas de saúde mental. No Reino Unido, o provedor de serviços de saúde sem fins lucrativos Benenden Health informou que 34% dos fabricantes tiveram uma licença de funcionário porque seu bem-estar mental não era uma prioridade. Mais de 20% disseram que perderam grandes talentos.
4. reforçar as medidas de saúde e segurança
Embora alguns empregadores se preocupem com os custos de implementação de um plano abrangente de saúde e segurança, o investimento vale a pena a longo prazo. A Harvard Business Review relatou recentemente que funcionários que não se sentem seguros em seus empregos provavelmente não farão bem o seu trabalho. As empresas que colocam bastante ênfase na segurança no local de trabalho veem melhorias na produtividade dos funcionários.
Os funcionários que não se sentem seguros em seus empregos provavelmente não farão bem o seu trabalho.
Existem custos ocultos associados a um local de trabalho que não enfatiza a saúde e a segurança. Isso torna mais difícil manter os funcionários atuais e atrair novos. Uma pesquisa recente com funcionários revela que 50% deles não estão dispostos a trabalhar para uma empresa com um ambiente de trabalho inseguro. Outros 28% dizem que isso os torna muito menos propensos a considerar um emprego numa empresa deste tipo.
Desde o minuto em que os funcionários entram pela porta, eles devem saber que a segurança é uma parte importante da cultura da sua empresa. Treine novos funcionários sobre os procedimentos de segurança e forneça atualizações sempre que necessário. Realize reuniões de segurança para instruir sua equipe sobre novas práticas recomendadas. Mantenha todos os funcionários informados sobre os procedimentos de manutenção e sobre a frequência com que você substitui equipamentos antigos.
5. forneça um feedback útil
O feedback — seja ele positivo ou negativo — é um dos maiores motivadores em termos de produtividade dos funcionários. Os funcionários querem reconhecimento quando estão fazendo um bom trabalho, bem como conselhos sobre como podem melhorar se não estiverem atingindo seus objetivos. Na verdade, 65% dos funcionários dizem que querem mais feedback do que recebem atualmente.
Embora seja importante reconhecer as realizações de um funcionário, o feedback não deve ser apenas sobre o desempenho passado: ele também deve se concentrar em estabelecer metas para o futuro e abordar oportunidades de avanço dentro da empresa. Um estudo realizado pela Gartner descobriu que o feedback focado no futuro pode melhorar o desempenho de um funcionário em até 13%.
O feedback com foco no futuro pode melhorar o desempenho de um funcionário em até 13%.
A pesquisa mostra que o feedback esporádico não é tão eficaz quanto o feedback fornecido continuamente. O mesmo estudo do Gartner descobriu que o feedback regular pode aumentar a produtividade em até 12%. Isso significa que fazer duas pequenas mudanças em seu processo de revisão – focar no crescimento futuro e fornecê-lo regularmente – tem o potencial de aumentar o desempenho em um total de 25%.
6. recompense o bom trabalho
Programas bem projetados de reconhecimento de funcionários incentivam a produtividade e motivam os funcionários e melhoram as taxas de retenção. Prêmios tradicionais como “funcionário do mês” ainda funcionam bem, mas as empresas mais inovadoras reconhecem seus funcionários de várias maneiras diferentes, com vales-presente em restaurantes a ingressos para eventos esportivos populares.
Embora muitas empresas ofereçam bônus aos funcionários que atingem ou superam suas metas, o dinheiro não é necessariamente a melhor recompensa. De fato, uma pesquisa da London School of Economics mostra que os incentivos financeiros são, na verdade, menos eficazes para funcionários que já estão motivados.
Para aproveitar ao máximo seu programa de reconhecimento, celebre as conquistas prontamente e forneça feedback significativo. Envolva os funcionários no processo, permitindo que eles nomeiem colegas de trabalho que foram além.
7. peça feedback aos seus funcionários
Peça aos seus funcionários ideias sobre como melhorar a produtividade, o envolvimento dos funcionários e a segurança. Tenha em mente que nem todos os funcionários se sentem à vontade para falar sobre questões relacionadas ao trabalho. Nesse caso, uma pesquisa pode incentivar o diálogo; se a aceitação inicial não for boa, você sempre pode adicionar um incentivo à resposta.
produtividade dos funcionários: conheça as estratégias comprovadas para melhorar esse fator
leia maiscomo a randstad operational pode ajudar a aumentar a produtividade
De acordo com um estudo realizado pela Deloitte, mais de três quartos dos fabricantes antecipam problemas para atrair e reter funcionários nos próximos anos. Isso é um grande problema porque as vagas não preenchidas afetam diretamente a produtividade. É por isso que as empresas estão recorrendo aos serviços da Randstad Operational para que apresentemos soluções inovadoras.
O diferencial da Randstad Operational é a nossa abordagem feita sob medida para empresas com muitos trabalhadores temporários. Fornecemos consultoria no local apoiada por especialistas experientes, que dedicam tempo para reconhecer suas necessidades de negócios, conhecer seus funcionários e entender sua cultura. Sua equipe dedicada inclui um consultor no local, que pode trabalhar com você e sua equipe para construir um conjunto de trabalhadores temporários e cuidar de tarefas como recrutamento, integração, treinamento, planejamento de turnos e comunicação com estes colaboradores. Um gerente de processos com credenciais Lean Six Sigma analisa seus processos de RH para obter melhorias. O restante da equipe – incluindo um gerente comercial e outros especialistas – oferece suporte em áreas como jurídica, saúde, segurança e adequação à legislação.
A Randstad Operational pode ajudar sua empresa a reduzir significativamente os gastos totais com os funcionários, melhorando a produtividade destes.
1. redução do tempo de contratação
Antes de envolver, reter e treinar talentos, você precisa contratá-los – e é mais fácil dizer do que fazer isso. Os candidatos a emprego mais qualificados receberam uma oferta no prazo de 10 dias após o início da procura de emprego. No entanto, o tempo médio de vacância da indústria manufatureira – isto é, o tempo que leva para preencher uma vaga em aberto – é três vezes maior do que isso. As empresas levam mais de 30 dias para contratar novos funcionários. Isso significa que os principais candidatos estão sendo abocanhados por seus concorrentes.
Com um plano de contratação bem elaborado, sua empresa poderá identificar talentos ideais assim que entrarem no mercado de trabalho e fazer uma oferta antes de qualquer um de seus concorrentes. A Randstad Operational te ajuda a construir uma estratégia de pessoal mais inteligente para que você possa preencher cargos mais rapidamente e minimizar interrupções no seu fluxo de trabalho.
2. redução da rotatividade de pessoal
Estudos após estudo mostram que uma alta taxa de rotatividade tem um efeito negativo na produtividade da sua empresa. Isso afeta a moral de toda a sua equipe quando ela precisa atingir as metas de produção com menos funcionários. Os gerentes são forçados a se concentrar no recrutamento, na contratação e na integração em vez de focar em maneiras de melhorar a produtividade dos colaboradores.
Mas a razão mais convincente para reter seus funcionários – especialmente os de melhor desempenho – é que a contratação está mais difícil do que nunca. Um estudo recente da indústria manufatureira revelou que as empresas acreditam que a substituição de trabalhadores é muito mais difícil do que há alguns anos, embora o número de trabalhadores disponíveis tenha dobrado. Simplesmente não há profissionais qualificados suficientes para todas as posições em aberto.
A Randstad Operational trabalha com um plano de retenção de funcionários dedicados, com foco em conceitos como oportunidades de desenvolvimento e promoção de um forte equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Ela também pode melhorar os processos de recrutamento e seleção de sua equipe para minimizar a rotatividade de pessoal.
3. previsão das necessidades de pessoal
Garantir que os turnos sejam totalmente preenchidos é um dos maiores desafios na área de manufatura. Quando não há um plano de atendimento adequado, os membros da equipe geralmente precisam mudar para um cargo com o qual estão menos familiarizados ou que não têm treinamento para ocupar. Isso leva a uma queda significativa na produtividade.
Pesquisas mostram que o fato de um funcionário faltar afeta toda a sua equipe, não apenas o funcionário que fica em casa. Um estudo da SHRM revelou que a produtividade dos colegas de trabalho foi reduzida em quase 30%, enquanto a produtividade de seus gerentes caiu cerca de 15%.
A Randstad Operational pode te ajudar a evitar essa queda na produtividade, prevendo suas necessidades de pessoal, identificando tarefas difíceis para os negócios e aconselhando sobre o treinamento cruzado de sua equipe. Nossa solução foi projetada para garantir que você sempre tenha as habilidades necessárias para preencher todos os seus turnos.
4. aumento da flexibilidade
Sua necessidade de trabalhadores está mudando constantemente. Às vezes, é previsível, como quando você precisa contratar funcionários adicionais para aumentar as vendas sazonais. Mas muitas vezes não é, como quando há uma crise global de saúde ou uma queda repentina na demanda por determinado produto. Você não quer perder dinheiro na folha de pagamento, mas também não quer perder vendas por não ter uma equipe grande o suficiente para lidar com os pedidos recebidos.
A chave é a flexibilidade. A Randstad Operational pode ajudá-lo a minimizar o desperdício de recursos aumentando ou diminuindo o tamanho da sua equipe conforme necessário. Assim, você não desperdiçará recursos pagando funcionários que não são necessários em horários menos movimentados ou horas extras quando estiver atendendo pedidos inesperados. Gerenciamos sua equipe para garantir que você tenha trabalhadores qualificados para apoiá-lo em períodos de pico e em projetos de curto prazo.
5. gestão de trabalhadores temporários
Supervisionar uma grande equipe de profissionais é um processo demorado, especialmente quando sua empresa depende de muitos funcionários temporários. Isso pode desviar sua atenção de assuntos mais urgentes, incluindo o gerenciamento de sua equipe em tempo integral.
Nossa especialização Randstad Operational cuida de seus trabalhadores temporários, liberando sua liderança e suas equipes internas de recursos humanos para se concentrarem em seu negócio principal. Ao mesmo tempo, nossa equipe interna analisa os processos de seu time, criando estratégias para manter seus trabalhadores mais contentes, saudáveis e seguros.
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