o que é suporte de TI?
Como um técnico ou oficial de suporte de TI, você instala e configura sistemas de computador. Você usa seu conhecimento de tecnologia da informação para diagnosticar falhas de software e hardware e resolver problemas técnicos ou de aplicativo. Você resolve os problemas pessoalmente se seu trabalho for monitorar sistemas de computador internos. Ao lidar com clientes externos, você os ajuda por telefone.
Alguns especialistas em suporte de TI são encarregados de fornecer instruções aos clientes sobre o uso de software específico para negócios. Você ajuda os clientes a entender a funcionalidade de vários aplicativos. Isso significa que você auxilia na instalação ou atualizações de aplicativos de software. Você também responde a perguntas relacionadas aos programas, como restabelecer conexões de internet ou diagnosticar problemas em produtos domésticos de TI, como roteadores Wi-Fi.
confira as vagas
salário médio de suporte de TI
Como técnico de suporte de TI, você leva para casa um salário médio de R$27.000 por ano. Técnicos de suporte de TI iniciantes trabalham principalmente como suporte de primeira linha em departamentos de TI. Quando você tem ampla experiência e certificações reconhecidas pelo setor, você resolve problemas complexos de TI. Seu pacote de remuneração geralmente é acima de $ 80.000 por ano.
quais fatores afetam o salário do suporte de TI
Seu pacote de remuneração depende de sua experiência e qualificações. Quando você tem expertise adicional, é provável que ganhe mais do que suporte de TI de nível básico com experiência mínima. Você pode melhorar suas perspectivas de remuneração obtendo certificações do setor, ou tendo habilidade de se comunicar em outros idiomas.
O setor ou empresa para a qual você trabalha também influencia seus ganhos. Diferentes empresas têm diversos requisitos de suporte de TI. Por exemplo, se você trabalha em uma empresa de tecnologia, você lida com problemas complexos de TI em comparação a outros setores que usam infraestrutura de TI padrão. Grandes empresas farmacêuticas, de manufatura, mineração ou construção também exigem serviços especializados para lidar com problemas exclusivos de TI. Portanto, trabalhar para esses setores atrai um pacote de remuneração mais alto. Trabalhar em áreas metropolitanas também aumenta suas perspectivas de remuneração devido à demanda por técnicos de suporte de TI. Já cidades menores pagam menos devido à baixa demanda pela função.
tipos de suporte de TI
Algumas áreas de especialização para oficiais de suporte de TI incluem suporte de 1ª linha, 2ª linha e 3ª linha. Como um suporte de TI de 1ª linha, você é o primeiro ponto de contato para usuários com problemas de TI. Você confia em seu amplo conhecimento de tecnologia da informação para resolver os problemas prontamente. Você também fornece suporte em problemas de rede por telefone ou pela internet.
Quando um agente de suporte de TI de 1ª linha não consegue lidar com um problema técnico, ele o encaminha para um técnico de suporte de 2ª linha. Um trabalhador de suporte de TI de 2ª linha usa seu conhecimento profundo dos produtos de uma empresa para lidar com problemas do cliente. Como um suporte de TI de 3ª linha, você diagnostica e resolve problemas complexos de TI que os oficiais de suporte de 1ª e 2ª linha não conseguem consertar. A função requer conhecimento especializado em suporte de TI.
trabalhando como suporte de TI
Trabalhar em suporte de TI envolve resolver problemas complexos de TI e garantir que os sistemas de computador estejam funcionando de forma otimizada. Vamos explorar as tarefas diárias e os cronogramas de trabalho das funções de suporte de TI. As tarefas de um profissional de suporte de TI incluem:
-
fornecer suporte técnico: como um profissional de suporte de TI, sua função principal é fornecer suporte técnico aos usuários em vários problemas de software e hardware. Você fornece suporte por telefone a usuários externos e os ajuda a resolver problemas de conectividade ou problemas de sistemas de computador. Você também oferece suporte ao sistema operacional (SO) ou aplicativo pessoalmente. Se um funcionário tiver um problema para acessar o sistema, você diagnostica e resolve o problema.
-
manutenção de software de rastreamento de help desk: quando você fornece suporte de TI a usuários externos, você gerencia clientes por meio de um sistema de rastreamento de help desk. Seu trabalho é inserir o problema no help desk e rastrear o caso conforme ele é escalado para as equipes de suporte relevantes.
-
atuar como um recurso departamental durante emergências: você é o principal recurso departamental quando o sistema de computador trava ou a empresa tem problemas de conectividade de rede. Seu trabalho é despachar técnicos para vários departamentos afetados por falhas de rede. Você também envia notificações e e-mails aos trabalhadores e os informa sobre o tempo de espera para resolução.
-
diagnosticar e solucionar problemas de interrupções de rede: como um suporte de TI, você trabalha em estreita colaboração com a equipe de administração de rede para manter a rede de uma empresa. Seu trabalho é diagnosticar e solucionar problemas de interrupções e manter a configuração de rede para os usuários. Durante a manutenção, você verifica se há problemas no servidor e no roteador para garantir que estejam funcionando corretamente.
-
criar documentação técnica: como um suporte de TI, você cria a documentação e os procedimentos a serem seguidos durante situações de suporte técnico. A documentação será usada para treinar outras equipes de suporte e garantir suporte de alta qualidade.
-
quem são seus colegas?
Dependendo do seu empregador e do setor em que você trabalha, seus colegas podem incluir engenheiros de nuvem , agentes de atendimento ao cliente e analistas de dados . Você também pode estar trabalhando próximo a administradores de sistemas e analistas de service desk , bem como outros especialistas que podem incluir, mas não se limitar a, engenheiros de software , desenvolvedores web e desenvolvedores de software .
-
horário de trabalho
Em uma posição de tempo integral, os profissionais de suporte de TI trabalham em horário comercial regular, das 9h às 17h. Você pode trabalhar horas extras durante a instalação ou atualizações do sistema. Às vezes, você é chamado no fim de semana para resolver problemas que surgem em sistemas de computador. Em empresas que fornecem suporte 24 horas por dia, é provável que você trabalhe em turnos, incluindo turnos noturnos e de manhã cedo. Trabalho de meio período está disponível, ou você pode trabalhar em contratos de curto prazo.
-
perspectiva de emprego
Como um profissional de suporte de TI, você progride do suporte de 1ª para 2ª e 3ª linha conforme aprimora suas habilidades. Como você oferece suporte geral em todos os problemas relacionados a TI, você pode se especializar em uma área de especialização e se tornar um técnico de rede, suporte de desktop, técnico de manutenção de hardware ou analista de aplicativos de software. Outras oportunidades de progressão na carreira envolvem assumir funções gerenciais.
-
vantagens de encontrar um emprego de suporte de TI através da randstad
Encontrar seu emprego em suporte de TI através da Randstad oferece vantagens importantes, como:
- acesso a uma gama de oportunidades na sua área
- possibilidade de contratos temporários e permanentes
- realocação em caso de finalizações de projetos.
-
como parceira do talento, temos uma area que faz acompanhamento da Randstad com um time dedicado para garantir satisfação de clientes e candidatos.
Quer um contrato permanente? Um emprego temporário como suporte de TI é frequentemente um trampolim para um emprego permanente atraente. Milhares de pessoas ganham um contrato permanente todos os anos com grandes empregadores graças a um emprego temporário encontrado através da Randstad. Além disso, muitas empresas recrutam seus funcionários permanentes através da Randstad também.
educação & qualificações
Para atuar com suporte de TI, é importante ter uma combinação de educação formal, certificações e habilidades técnicas e interpessoais. Aqui está um resumo do que pode ser necessário:
Educação
- Curso Técnico ou Tecnólogo: Técnico em Informática, Redes de Computadores, ou Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
- Graduação (opcional, mas um diferencial): Ciência da Computação, Sistemas de Informação ou áreas correlatas.
Certificações Relevantes
- CompTIA A+ (fundamentos de hardware e software)
- ITIL Foundation (gestão de serviços de TI)
- Microsoft Certified: Modern Desktop Administrator Associate
- Cisco CCNA (para redes)
- Google IT Support Professional Certificate (certificação gratuita no Coursera)
Habilidades Técnicas
- Suporte a hardware e software
- Conhecimento em sistemas operacionais (Windows, Linux, macOS)
- Redes de computadores e configuração de Wi-Fi
- Segurança da informação básica
- Ferramentas de help desk (ex: Zendesk, ServiceNow)
- Noções de virtualização e cloud computing (ex: AWS, Azure)
habilidades e competências
- habilidades de comunicação e escuta: como um suporte de TI, você auxilia colegas de trabalho e usuários finais com a solução de problemas técnicos. Habilidades de comunicação ajudam você a usar palavras simples para explicar termos técnicos. Você precisa de habilidades de escuta para entender os problemas do usuário e fornecer conselhos de especialistas. Você também precisa de boa etiqueta ao telefone, já que seu trabalho depende de comunicações telefônicas.
- atenção aos detalhes: fornecer suporte de TI ao cliente significa explicar as coisas em pequenos passos. As instalações também seguem procedimentos específicos para garantir que os sistemas de computador executem suas funções esperadas. Estar atento aos detalhes ajuda a diagnosticar e resolver vários problemas.
- gerenciamento de tempo: como um suporte de TI, você lida com problemas de rede e instalação de sistemas de computador em um curto espaço de tempo. Você precisa de habilidades de gerenciamento de tempo para evitar perder tempo encontrando uma solução antes de tentar uma alternativa. Alocar um tempo específico para resolver cada problema reduz o tempo de inatividade durante a manutenção.
- habilidades de atendimento ao cliente: como você ajuda os clientes a resolver problemas em seus sistemas de computador, espera-se que você forneça um atendimento de qualidade ao cliente. Quando você é um agente de suporte de primeira linha, você é o primeiro ponto de contato do cliente, e ter habilidades de atendimento ao cliente ajuda a manter o profissionalismo e o respeito ao lidar com problemas.
FAQs
Aqui você encontrará as respostas para as perguntas mais frequentes sobre a profissão de suporte de TI.
-
como me torno um técnico de suporte de TI?
Você precisa de uma qualificação em TI para trabalhar em suporte de TI no Brasil. Busque um diploma em tecnologia da informação ou um diploma de bacharel para obter as habilidades relevantes. Alguns empregadores exigem certificação reconhecida pela indústria, como CompTIA A+.
-
o que o suporte de TI nível 1 faz?
Como um técnico ou oficial de suporte de TI nível 1, você ajuda clientes ou clientes com problemas relacionados a TI. Você responde a perguntas de clientes em várias plataformas e os ajuda a resolver seus problemas. Você orienta o cliente na solução. Se for um problema complexo de TI, você o encaminha para o suporte nível 2 ou 3 e faz o acompanhamento para garantir que o cliente receba assistência imediata.
-
O suporte de TI é um trabalho difícil?
O suporte de TI não é um trabalho difícil, mas requer grande compostura e paciência ao lidar com clientes. Alguns usuários cometem os mesmos erros e esperam que você resolva o problema todas as vezes. Outros clientes exigem ajuda adicional para executar tarefas básicas em seus computadores.
-
qual é a posição mais alta em suporte de TI?
Como suporte de TI, você começa no suporte de 1ª linha e progride para posições mais altas. No suporte de TI, o suporte de nível 3 é o nível mais alto. No entanto, algumas empresas têm técnicos de suporte de TI de nível 4 que geralmente operam externamente.
-
como me candidato a uma vaga de suporte de TI?
Candidatar-se a uma vaga de suporte de TI é fácil: crie um perfil Randstad e pesquise nossas ofertas de emprego para vagas em sua área. Então envie-nos seu CV e carta de apresentação. Precisa de ajuda com sua inscrição? Confira todas as nossas dicas de busca de emprego aqui .