escritor de conteúdo
Você é um bom pesquisador? Você tem habilidades excepcionais de comunicação escrita? Considere se tornar um redator de conteúdo. Os escritores de conteúdo usam suas habilidades de pesquisa para escrever e editar materiais escritos ou histórias para ajudar a promover uma marca ou uma empresa. Como escritor de conteúdo, você escreve para várias indústrias e setores de negócios que exigem marketing on-line ou digital por meio da criação de conteúdo.
confira nossas vagaso que é um escritor de conteúdo?
Como escritor de conteúdo, você usa sua criatividade para escrever conteúdos que contam uma história sobre uma marca ou produto. A maioria das empresas gosta de usá-los para promover seus produtos ou serviços. Seu trabalho é desenvolver conteúdos que apresentem a empresa de forma positiva. Os artigos escritos são postados em páginas de mídia social ou sites para fornecer informações. Estes profissionais também criam cópias de vendas para e-mail marketing e comunicados à imprensa.
A escrita de conteúdo é uma carreira flexível que permite que você trabalhe para várias organizações. Alguns destes profissionais escrevem para o setor público, enquanto outros trabalham com organizações sem fins lucrativos. Você trabalha internamente para uma agência de marketing, relações públicas ou uma empresa específica que fornece serviços de redação de conteúdo.
Como escritor de conteúdo, você escreve para vários públicos. Por exemplo, alguns artigos são direcionados a um público específico e, às vezes, você escreve publicações e comunicados de imprensa para a mídia. Alguns materiais de escrita comuns incluem postagens de blog, cópias da web, comunicados de imprensa e postagens de mídia social. Com a diversidade de artigos exigidos, um redator de conteúdo precisa ser criativo e adaptável às mudanças nas demandas do mercado.
Trabalhar em marketing e comunicação como redator de conteúdo se adequaria à sua criatividade e habilidades de escrita? Em seguida, continue lendo para descobrir quais competências e qualificações você precisa para prosperar nesta função.
salário médio de redator de conteúdo
O salário médio de um escritor de conteúdo é de R$3.000,00 por mês. Novos escritores de conteúdo com habilidades mínimas podem receber R$24.000,00 por ano. No entanto, à medida que você melhora sua experiência, o pacote de remuneração aumenta gradualmente. Escritores de conteúdo experientes com os maiores ganhos levam para casa mais de R$72.000,00 anualmente.
o que influencia o salário de um redator de conteúdo?
Como redator de conteúdo, seu pacote de remuneração depende de vários fatores. Os fatores internos incluem habilidades e experiência, enquanto os fatores externos incluem o tamanho da empresa e o setor. A maioria dos empregadores presta atenção às suas habilidades de escrita em vez de qualificações. No entanto, é importante ter algumas certificações para respaldar suas habilidades e melhorar seu pacote de remuneração. Escritores de conteúdo com qualificações adicionais podem negociar um salário mais alto. Sua experiência de trabalho também afeta suas perspectivas de remuneração. A vasta experiência melhora a qualidade da escrita, e os empregadores estão dispostos a pagar mais por escritores experientes.
Quando você trabalha para uma pequena empresa de marketing, o salário é baixo devido aos recursos limitados. No entanto, ele permite que você desenvolva suas habilidades, uma vez que você faz malabarismos com vários papéis de escrita. As grandes empresas têm recursos adequados para pagar salários mais altos. Além disso, as complexas responsabilidades associadas às grandes organizações garantem melhores salários. Alguns setores também exigem redação técnica, o que aumenta suas perspectivas salariais.
tipos de redator de conteúdo
Os redatores de conteúdo têm vários conjuntos de habilidades e áreas de especialização. Alguns dos tipos de escritores incluem:
- Seo writers: como um escritor de conteúdo SEO, você escreve conteúdo para páginas da web seguindo as diretrizes de otimização de mecanismos de busca (especialista em SEO). Seu trabalho é realizar pesquisas de palavras-chave e escrever conteúdos de alta qualidade para melhorar a classificação do site. Seu conteúdo deve gerar tráfego alinhado às necessidades do cliente e às ofertas da empresa.
- Redatores de conteúdo técnico: você se especializa na criação de artigos tecnológicos complexos. Por exemplo, você escreve sobre peças de hardware e software. Você cria artigos de instruções, guias técnicos e manuais de instruções. Apesar da natureza técnica da redação, você simplifica o conteúdo para os leitores entenderem.
- Redatores: você usa sua criatividade para criar cópias de vendas como whitepapers. Seu principal objetivo é gerar leads. Assim, seu conteúdo deve ser fácil de processar e impactante. Embora o conteúdo seja promocional, ele deve manter o tom e a voz da marca.
- Escritores de conteúdo de mídia social: você pretende envolver o público em várias plataformas. O conteúdo deve despertar interesse na empresa e gerar leads. Você também adapta o conteúdo ao canal de mídia social da empresa.
trabalhando como redator de conteúdo
Trabalhar como redator de conteúdo mantém sua criatividade viva, já que você desenvolve novos conteúdos diariamente. Confira as responsabilidades diárias e os ambientes de trabalho dos redatores de conteúdo.
-
descrição do trabalho de um redator de conteúdo
Vaga para Redator Pleno, para atuação na equipe interna de criação, com foco em comunicação institucional e com o mercado.
- Dará suporte aos demais redatores (Junior) e atenderá áreas internas da empresa.
- Será alocado no time de Marketing e o profissional será treinado com relação ao tom de voz da marca.
- Desenvolvimento de textos para campanhas 360º (institucionais/ofertas) em todos os canais/pontos de contato da marca com o cliente: site, aplicativo, social media, e-mail marketing , endomarketing, trade marketing e advertising;
- Organização do fluxo de emails para que os designers possam layoutar;
- Criação textos para o SAC quando necessário;
- Criação de textos para banners digitais de mídia paga;
- Criação de textos para conteúdo para redes sociais – posts, stories, vídeos;
- Criação de textos para Manuais e Guides;
- Desenvolvimento de textos para pushes e web pushes;
- Criação de textos para apresentações institucionais;
- Realização de benchmark/ análise de concorrência;
- Textos de comunicação B2B.
-
ambiente de trabalho
Um redator de conteúdo trabalha em diversos setores que dependem do marketing digital para melhorar a visibilidade da marca. Alguns setores que contratam redatores de conteúdo incluem empresas de marketing e relações públicas, serviços financeiros e varejistas. Como redator de conteúdo, seu trabalho é baseado no escritório, sem viagens ou visitas externas. Você passa o dia trabalhando na sua mesa. Os empregadores oferecem espaços de trabalho criativos para permitir que estes profissionais trabalhem com o mínimo de interrupções. Como você não atende clientes, pode trabalhar remotamente.
-
quem são seus colegas?
Seus colegas podem incluir cargos de gerente de mídia social, gerentes de marketing digital, consultores de vendas, escritores de subsídios e gerentes de comunicação. Você também trabalha ao lado de gerentes de vendas e gerentes de marketing, bem como outros especialistas, incluindo executivos de marketing, redatores e editores.
-
horário de trabalho
O horário de trabalho de um redator de conteúdo varia de acordo com o empregador. No entanto, o horário padrão de trabalho é das 9h às 17h. A maioria deles não faz horas extras ou trabalha a noite, a menos que participe de uma conferência ou evento do setor. Às vezes, você trabalha nos finais de semana. Como redator de conteúdo, você trabalha em tempo integral ou parcial, dependendo do empregador. Muitos deles são freelancers e lidam com contratos de curto prazo antes de passar para o próximo projeto.
-
perspectivas de trabalho
Com as empresas confiando no marketing digital para aumentar as vendas e o engajamento do cliente, os redatores de conteúdo estão em alta demanda. Como um escritor de conteúdo, você precisa de várias habilidades de escrita, de blogs a copywriting e SEO. Alguns deles se especializam em um setor específico, como escritores jurídicos ou financeiros. Para progredir em sua área, você precisa de habilidades e qualificações excepcionais. Você pode se tornar o gerente de marketing ou comunicação, enquanto outros escritores de conteúdo se tornam especialistas em relações públicas.
-
vantagens de encontrar um emprego de escritor de conteúdo através da Randstad
Encontrar o seu emprego de escritor de conteúdo através da Randstad oferece vantagens importantes, tais como:
- uma grande variedade de oportunidades de treinamento e desenvolvimento
- uma pessoa de contato experiente para fornecer ajuda, se necessário
- uma gama de oportunidades na sua área
- receber semanalmente ou mensalmente, dependendo do trabalho
- contratos temporários e permanentes
Quer um contrato permanente? Um emprego temporário como escritor de conteúdo é muitas vezes um trampolim para um emprego permanente atraente. Milhares de pessoas ganham um contrato permanente com grandes empregadores todos os anos graças a um emprego temporário encontrado através da Randstad. Além disso, muitas empresas recrutam seus colaboradores permanentes através da Randstad também!
educação e aptidões
Embora as qualificações educacionais não sejam obrigatórias, um redator de conteúdo deve buscar as seguintes qualificações educacionais:
- graduação: Desejável Superior completo em áreas como: marketing, jornalismo, moda, design, comunicação e publicidade.
- experiência profissional: além das qualificações acadêmicas, você precisa de alguns anos de experiência de trabalho para conseguir um emprego. A maioria dos empregadores testa sua experiência por meio de testes de redação.
habilidades e competências do escritor de conteúdo
As qualidades de um redator de conteúdo incluem:
- Adaptabilidade: como redator de conteúdo, você escreve sobre diferentes produtos ou assuntos diariamente. É importante adaptar o estilo e o tom necessários para cada conteúdo. Por exemplo, ao criar uma cópia de vendas, você deve usar uma voz diferente dos comunicados de imprensa.
- Habilidades de pesquisa: você precisa de habilidades de pesquisa para aumentar a credibilidade de sua escrita. Boas habilidades de pesquisa ajudam a agregar valor ao leitor, uma vez que forneça informações precisas e verdadeiras.
- Gerenciamento de tempo: as habilidades de gerenciamento de tempo ajudam você a priorizar tarefas e alocar tempo para cada projeto. Ele ajuda você a cumprir os prazos, garantindo a qualidade.
- Habilidades de comunicação: você precisa de habilidades de comunicação para transmitir sua mensagem para o público-alvo. As habilidades permitem que você transmita informações claramente aos leitores usando a habilidade de contar históri
FAQs
Perguntas frequentes sobre como trabalhar como redator de conteúdo.
-
como faço para me tornar um redator de conteúdo?
Um escritor de conteúdo não precisa de qualificações educacionais. No entanto, alguns empregadores preferem escritores de conteúdo com um diploma em escrita criativa ou comunicação. Ter experiência no setor no assunto sobre o qual você escreve também é importante.
-
o que faz um redator de conteúdo?
Os escritores de conteúdo usam suas habilidades especializadas de escrita e narrativa para criar conteúdo atraente para sites e blogs. Eles pesquisam as informações e palavras-chave para garantir que o conteúdo seja otimizado para melhorar o tráfego.
-
qual é a diferença entre um redator de conteúdo e um copywriter?
Copywriters são escritores de conteúdo especializados em vender uma marca ou um produto. Eles escrevem artigos promocionais de vendas, muitas vezes em formato curto, adequado para anúncios ou slogans de produtos. Um escritor de conteúdo cria conteúdo de formato longo que fornece informações aos leitores sobre produtos específicos.
-
escrever conteúdo é difícil?
Escrever conteúdo pode ser um desafio, já que decidir a melhor informação para passar para o seu público é difícil. Adaptar vários tons e estilos de escrita também é um desafio.
-
como faço para me candidatar a uma vaga de redator de conteúdo?
Candidatar-se a uma vaga de redator de conteúdo é fácil: acesse o site da Randstad, faça seu cadastro e pesquise nossas ofertas de emprego de conteúdo para vagas em sua área. Em seguida, basta nos enviar seu currículo. Precisa de ajuda com a sua aplicação? Confira todas as nossas dicas de busca de emprego aqui!