quem você é?
Entenda como garantimos sua privacidade em situações específicas.
a sua privacidade é importante para nós
A presente Declaração de Privacidade (ou Aviso de Privacidade) aplica-se ao tratamento de dados pessoais que coletamos quando você visita nosso site, utiliza nosso aplicativo móvel (quando aplicável), ao fornecermos os nossos Serviços (recrutamento e seleção, staffing, technologies, MSP, inhouse, RPO e outplacement) e ao tratarmos de dados pessoais de pessoas que trabalham para empresas com as quais mantemos (ou pretendemos manter) relações comerciais.
A sua privacidade e a segurança de seus dados pessoais são importantes para a Randstad Brasil e para as demais empresas do Grupo Randstad. Somos responsáveis por assegurar que todos os dados pessoais que nos são confiados sejam tratados de acordo com a legislação aplicável referente à privacidade e proteção de dados.
A presente Declaração explica quem somos, para quais fins podemos utilizar seus dados pessoais, como os tratamos, a quem poderemos divulgá-los (como clientes, prestadores de serviços e / ou outras empresas do Grupo Randstad), para onde poderão ser transferidos ou onde poderão ser apresentados, bem como quais são os seus direitos.
Nesta página você também poderá navegar nos avisos com informações de privacidade específicas para cada tipo de relacionamento que você possa ter com a Randstad.
Se desejar, você também poderá consultar a nossa Declaração de Privacidade completa clicando aqui.
-
sobre a Randstad
A RANDSTAD BRASIL RECURSOS HUMANOS LTDA. (doravante designada "nós" ou “Randstad Brasil”), empresa registrada no Brasil sob o CNPJ 03.573.863/0001-46, com sede na Avenida Francisco Matarazzo, 1350 - Torre I - 20o andar - Água Branca, São Paulo - SP - Brasil, CEP: 05001-100, (doravante designada como "nós" ou “Randstad Brasil”), processará seus dados pessoais em conformidade com esta Declaração de Privacidade (em alguns momentos esses dados pessoais também serão designados "informações").
Salvo disposição em contrário abaixo indicada, a Randstad Brasil é a controladora do tratamento de dados pessoais ("controladora" conforme a legislação aplicável de proteção de dados).
Para o funcionamento e gestão eficientes dos nossos negócios, as Empresas do Grupo Randstad poderão, em certos casos, definir conjuntamente as finalidades e os meios de Tratamento de Dados Pessoais (responsáveis conjuntos). São exemplos de atividades de tratamento em que as empresas do Grupo Randstad fazem o tratamento conjunto de dados pessoais são aquelas atividades relacionadas à gestão dos nossos Procedimentos de Verificações de Denúncia de Conduta Imprópria e Sanções, que fazemos em conjunto com a Randstad N.V.. Por gentileza, contate-nos (veja a seção "Contato", abaixo) se desejar saber mais sobre tais atividades de tratamento controladas conjuntamente ou se desejar receber um resumo das funções e responsabilidades dos responsáveis conjuntos e / ou exercer seus direitos de proteção de dados quanto a qualquer tratamento de seus dados pessoais controlados conjuntamente. -
tecnologias de RH
O uso de tecnologias de RH inovadoras para conectar talentos a oportunidades e para a prestação de nossos serviços
O nosso objetivo final é apoiar pessoas e organizações na realização do seu verdadeiro potencial. Acreditamos que a melhor maneira de atingir esse objetivo seja combinar a nossa paixão por pessoas com o poder das tecnologias de RH atuais. Por tecnologias de RH, queremos dizer tecnologias que nos ajudam a digitalizar e melhorar uma diversidade de processos relacionados ao recrutamento.
Por exemplo, utilizamos chatbots para melhorar a sua experiência como talento. Os chatbots oferecem aos candidatos a oportunidade de responder a perguntas e sanar dúvidas de forma mais rápida. Esta é uma forma simples de os candidatos:
- fornecerem a nós informações relevantes que podem não estar claramente evidenciadas na inscrição, no perfil ou currículo de um candidato;
- identificarem rapidamente se suas competências cumprem os requisitos essenciais de um trabalho e, caso não, explorarem facilmente outros trabalhos ou identificarem lacunas no seu conjunto de competências;
- serem respondidos em qualquer momento oportuno;
- realizarem ações rápidas de configuração de conta, como redefinição de senha, ativação/validação de conta criada;
- consultarem os status de processos de recrutamento e seleção;
- receberem orientações referentes a pesquisas de vagas;
- consultarem dúvidas frequentes.
Como parte mais ampla do processo de recrutamento, as tecnologias de RH nos permitem conectar candidatos a nossos consultores com maior rapidez. Isso, por sua vez, possibilita que nossos consultores ofereçam um maior apoio aos candidatos na procura de empregos e apresentem os candidatos adequados a nossos clientes mais rapidamente. As tecnologias de RH também permitem que os nossos consultores encontrem pessoas com base não apenas nas oportunidades de emprego para as quais se qualificam, mas também com base nas oportunidades de empregos de interesse dos candidatos
Melhorar a experiência do cliente
As tecnologias de RH nos ajudam a pesquisar um grupo mais amplo e diversificado de candidatos para que possamos nos tornar ainda melhores em encontrar os mais valiosos talentos com o conjunto de competências mais relevantes para os nossos clientes. Graças a essas tecnologias, nossos consultores podem se concentrar nas tarefas que exigem características genuinamente humanas que a tecnologia não consegue imitar: criatividade e emoção.
Web beacons
Nossos e-mails podem conter um único "pixel de web beacon" exclusivo da campanha, para nos informar se nossos e-mails estão sendo abertos e (quando aplicável) verificar cliques em links ou anúncios no e-mail. Poderemos utilizar esta informação com a finalidade de determinar quais dos nossos e-mails são mais interessantes para os usuários, para perguntar se os usuários que não abrem nossos e-mails desejam continuar a recebê-los, e para informar a nossos anunciantes sobre quantos usuários no total clicaram em seus anúncios. O pixel será apagado quando da exclusão do e-mail. Se não desejar que o pixel seja descarregado em seu dispositivo, a opção de receber nossos e-mails em texto simples em vez de HTML deverá ser selecionada.
Utilização responsável de tecnologias de RH
A Randstad tem um compromisso com a utilização ética e responsável de tecnologias inovadoras de RH (acesse nossos princípios de IA aqui). A Randstad não utiliza essas tecnologias como substitutas de humanos ou da interação humana em qualquer parte dos seus processos. Em vez disso, a utilização de tecnologias de RH pela Randstad destina-se a tornar as interações com clientes e candidatos mais pessoais, relevantes e significativas.
Esforçamo-nos para envolver humanos sempre que tomamos decisões que os afetem significativamente. Se, em casos excepcionais, tomarmos tais decisões com base em um processo totalmente automatizado (isto é, sem o envolvimento de humanos), o faremos apenas quando permitido por lei e/ou regulação, e após notificação.
A fim de assegurar que todos os candidatos sejam tratados de forma justa, tomamos medidas para evitar preconceitos nos casos em que utilizamos tecnologias de RH. Por exemplo:
- Testamos regularmente a produção criada por estas tecnologias para identificar possíveis enviesamentos injustos.
- Obtemos regularmente orientação especializada para melhorarmos continuamente a forma como identificamos e eliminamos enviesamentos.
- Nossos consultores e nossos algoritmos de pesquisa e correspondência são treinados minuciosamente e trabalham sempre em conjunto.
-
com quem compartilhamos os seus dados pessoais?
A depender do tipo de relacionamento que temos com você, poderemos compartilhar seus dados pessoais:
- com outras entidades do grupo de empresas Randstad. Fazemos parte de um grupo multinacional de empresas e, às vezes, poderemos compartilhar dados pessoais com outros grupos de empresas Randstad para fins de uma gestão eficiente dos negócios, cumprimento de requisitos legais e/ou regulatórios e para fornecer os nossos Serviços para você (incluindo correspondências) e para os nossos clientes. Para uma visão geral dessas entidades, clique aqui.
- com clientes Randstad. No âmbito dos nossos serviços, incluindo o recrutamento e a prestação de serviços de alocação de funcionários.
- com entidades terceiras que prestam serviços relacionados a RH (por exemplo, prestadores de serviços de processamento de salários).
- com fornecedores terceiros de serviços relacionados a TI (por exemplo, utilizamos um fornecedor externo para apoiar a nossa infraestrutura de TI; por exemplo, uma parte importante do nosso software e de nossas bases de dados encontra-se em ambiente de nuvem, que é operado por um fornecedor terceiro de serviços).
- com fornecedores terceiros de serviços relacionados a marketing (por exemplo, poderemos armazenar seus dados pessoais em uma aplicação CRM baseada na nuvem, que é alocada e fornecida por um prestador de serviço terceiro; também, poderemos compartilhar seus dados pessoais quando utilizarmos um fornecedor terceiro para organizar um evento a fim de convidá-lo para esse evento).
- com prestadores de serviços profissionais (por exemplo, auditores, consultores fiscais, consultores jurídicos).
- com bancos e seguradoras (por exemplo, compartilhamos alguns de seus dados pessoais com o nosso banco para pagarmos os salários dos nossos colaboradores externos).
- com administradoras de benefícios (por exemplo, empresas que administram benefícios de alimentação/refeição), empresas que fornecem serviços de cobertura de assistência de saúde e odontológica.
- com fundos de pensão.
- com autoridades públicas (por exemplo, nos termos da lei aplicável, a Randstad precisa divulgar dados pessoais às autoridades de seguridade social e às autoridades fiscais).
- com autoridades responsáveis pela aplicação da legislação e autoridades reguladoras (por exemplo, como parte de uma investigação criminal, os serviços policiais poderão exigir a divulgação de dados pessoais).
Poderemos também divulgar seus dados pessoais a terceiros:
- em caso de compra ou venda de qualquer negócio ou ativo, nessa hipótese, poderemos divulgar seus dados pessoais ao possível vendedor ou comprador de tal negócio ou ativo; ou
- se a totalidade ou parte substancial de nossos ativos for adquirida por terceiros, nesse caso, seus dados pessoais poderão ser um dos ativos transferidos.
Quando compartilhamos seus dados pessoais, tal como descrito acima, os referidos dados poderão ser transferidos dentro ou fora do Brasil. No caso de transferência de seus dados pessoais internacionalmente, apenas o faremos em conformidade com a lei aplicável; exigiremos um nível de proteção adequado para os seus dados pessoais, bem como a aplicação de medidas de segurança adequadas. Seus dados pessoais poderão ser transferidos do Brasil para países localizados no exterior (tais como os Estados Unidos e países europeus). Nesses casos, exigiremos a observância das seguintes salvaguardas:
- As leis do país para o qual seus dados pessoais podem ser transferidos deverão proporcionar um grau de proteção de dados pessoais adequado ao previsto na legislação aplicável. O nível de proteção de dados dos países será avaliado pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados.
- A transferência deverá estar sujeita a cláusulas de proteção de dados definidas pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados.
- Quaisquer outras salvaguardas aplicáveis nos termos do artigo 33 da Lei Geral de Proteção de Dados (Lei Federal 13.709/2018).
Para obter mais informações sobre as salvaguardas que implementamos para a proteção de seus dados pessoais em nível internacional, contate-nos através do e-mail privacy@randstad.com.br. - com outras entidades do grupo de empresas Randstad. Fazemos parte de um grupo multinacional de empresas e, às vezes, poderemos compartilhar dados pessoais com outros grupos de empresas Randstad para fins de uma gestão eficiente dos negócios, cumprimento de requisitos legais e/ou regulatórios e para fornecer os nossos Serviços para você (incluindo correspondências) e para os nossos clientes. Para uma visão geral dessas entidades, clique aqui.
-
como protegeremos seus dados pessoais.
Temos medidas de segurança técnicas e organizacionais em vigor para evitar que seus dados pessoais sejam acidentalmente perdidos, utilizados, alterados, destruídos, divulgados ou acessados de forma não autorizada. Limitamos o acesso a seus dados pessoais àqueles com uma legítima necessidade comercial de conhecê-los. Os responsáveis pelo tratamento de seus dados pessoais são regidos pelas regras da Randstad relativas à segurança da informação e TI, proteção de dados e outros regulamentos e diretrizes internas aplicáveis ao processamento de dados pessoais.
Embora tenhamos medidas em vigor para proteger seus dados pessoais, é importante que compreenda que não é possível garantir uma segurança de 100%. Para tal efeito, temos procedimentos em vigor para lidar com incidentes de segurança de dados e para cumprir com requisitos legais aplicáveis à detecção, tratamento e notificação de violações de dados pessoais.
-
seus direitos de proteção de dados
Você terá os seguintes direitos em relação a seus dados pessoais:
1. Direito à informação: Você terá o direito de receber informações claras, transparentes e facilmente compreensíveis sobre tratamentos que sejam realizados com seus dados pessoais; sobre como utilizamos seus dados pessoais e sobre seus direitos. É por isso que estamos fornecendo a você as informações contidas neste aviso.
2. Direito de acesso: Você terá o direito de acessar os dados pessoais que mantemos a seu respeito. Isso ocorre porque queremos que você esteja ciente acerca dos dados pessoais que temos sobre você, e para permitir que verifique se tratamos seus dados pessoais de acordo com as leis e regulamentos de proteção de dados aplicáveis.
3. Direito de correção: Se os seus dados pessoais estiverem incompletos, inexatos ou desatualizados, você terá o direito de solicitar a respectiva correção/atualização.
4. Direito à anonimização, bloqueio e eliminação: Este direito permitirá que você solicite a anonimização (dado relativo a titular que não possa ser identificado), bloqueio ou eliminação de seus dados pessoais quando estes forem desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com a lei. Este não é um direito geral de eliminação, há exceções.
No caso da solicitação de bloqueio, você terá o direito de "bloquear" ou suprimir a utilização posterior de seus dados pessoais em determinadas circunstâncias. Quando o processamento for restrito, poderemos armazenar os seus dados pessoais, mas não poderemos utilizá-los. Mantemos listas de pessoas que solicitaram que seus dados pessoais fossem "bloqueados" para garantir que a restrição seja respeitada no futuro.
5. Direito à portabilidade dos dados: Você terá o direito de realizar a portabilidade de seus dados para outro fornecedor de serviço ou produto, mediante sua solicitação expressa, de acordo com a regulamentação da autoridade nacional e observados os segredos comercial e industrial da Randstad.
6. Direito de eliminação de dados tratados com consentimento: Você terá o direito de solicitar a eliminação de seus dados pessoais tratados com o seu consentimento, com exceção de dados que possam ser mantidos de acordo com as disposições da Lei Geral de Proteção de Dados (Lei no 13.709/2018).
7. Direito de obtenção de informações sobre compartilhamentos: Você terá o direito de obter informações sobre as entidades públicas ou privadas com as quais a Randstad compartilhou os seus dados.
8. Direito de informação sobre a possibilidade de você não fornecer o seu consentimento: Você terá o direito de receber informações sobre a possibilidade de não fornecer seu consentimento para determinado processamento de dados, bem como informações sobre as consequências disso.
9. Direito de retirar seu consentimento: Se o processamento de seus dados pessoais basear-se especificamente em seu consentimento, você terá o direito de retirar esse consentimento a qualquer momento.
10. Direito de revisão de decisões tomadas unicamente com base em tratamento automatizado: Você terá o direito de solicitar a revisão de decisões tomadas unicamente com base em tratamento automatizado de dados pessoais que afetem seus interesses, incluídas as decisões destinadas a definir o seu perfil pessoal, profissional, de consumo e de crédito, ou aspectos de sua personalidade.
A tomada de decisão com base unicamente em tratamento automatizado ocorre quando um sistema eletrônico utiliza dados pessoais para tomar uma decisão sem intervenção humana. Este não é um direito geral de objeção, há exceções.
Você poderá exercer os seus direitos da seguinte forma: entre em contato com a nossa Encarregada pelo Tratamento de Dados
Sarah Fernandes Araujo da Silva
e-mail para contato: privacy@randstad.com.br
Responderemos a sua solicitação com um cuidado especial para garantir que seus direitos possam ser exercidos de forma eficaz. Poderemos pedir que você apresente um comprovante de identidade para garantirmos que não compartilharemos seus dados pessoais com mais ninguém, além de você! Você deverá estar ciente de que, em casos específicos (por exemplo, devido a requisitos legais e/ou regulatórios), pode ser que não consigamos tornar a sua solicitação imediatamente efetiva.
De qualquer forma, no prazo de um mês após seu pedido, informaremos a você a respeito das medidas tomadas. Você terá o direito de apresentar uma reclamação junto a uma autoridade supervisora de proteção de dados: a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD). -
alterações nesta Declaração de Privacidade
Este Aviso poderá ser ocasionalmente alterado. Você poderá conferir a alteração mais recente abaixo, nesta página. Aconselhamos que consulte este Aviso regularmente para que esteja ciente de quaisquer alterações.
Este aviso foi atualizado em: 01 de junho de 2023