Os currículos, as entrevistas e as estratégias de atração de talentos mudaram. Por esse motivo, é preciso aprender como, onde e de que maneira encontrar novos perfis profissionais.
O que é nethunting?
Foi necessário adaptar a figura do caça-talentos tradicional, chamado de headhunter, a esse novo cenário e, assim, surgiu o nethunter. Este novo termo é originário da fusão de dois conceitos bem conhecidos no mercado de trabalho: network (rede de contatos) e headhunting. Ou seja, consiste na busca de talentos por meio das redes sociais, seguindo a pegada digital deixada por eles. Em outras palavras, o nethunting é uma nova estratégia de recrutamento, que se baseia na navegação pelas redes sociais para se conectar com candidatos que possuem qualidades muito específicas em um determinado setor.
Em um cenário em que os talentos são escassos, é muito importante que as empresas articulem estratégias eficazes de nethunting para conseguir preencher as vagas para as quais, a princípio, não encontram candidatos preparados para assumir as responsabilidades do cargo. Uma das estratégias mais utilizadas pelas empresas é a marca empregadora que tem como objetivo torná-la atrativa para o candidato e ser uma empresa em que os talentos gostariam de trabalhar.
A ascensão desses novos headhunters também é uma consequência do maior uso da Internet por parte das pessoas para procurar emprego ou divulgar suas qualidades profissionais. Gerir e saber se adaptar à chamada revolução 4.0 é fundamental para as empresas, por isso surgiram novas maneiras de tornar esse processo mais digital, inclusive o currículo, que é nossa carta de apresentação, com o uso do currículo 2.0, algo que os nethunters levam bastante em consideração.
Diferenças entre nethunter e headhunter
Normalmente os departamentos de RH recorrem à ajuda de headhunters para vagas que são de difícil preenchimento, com o objetivo de buscar candidatos com perfis digitais ou especializados.
O headhunting é uma ótima solução quando um perfil é especialmente difícil de ser encontrado ou o objetivo é atrair profissionais da concorrência. Mas como eles realizam esse trabalho? Para atingir seus objetivos, esses headhunters profissionais contam com uma ampla rede de contatos, além de informações privilegiadas, o que lhes permite abordar os talentos mais inacessíveis e até mesmo atrair aqueles que nem pensavam em mudar de emprego.
Com o advento das novas tecnologias, a figura do headhunter tradicional tornou-se obsoleta e evoluiu para um novo modelo de recrutador, o nethunter. Eles tiveram que aprender a lidar com a digitalização e, embora a rede de contatos e as pesquisas ainda sejam suas principais ferramentas de trabalho, a forma de trabalhar se modificou.
Esse novo cenário digital facilitou muito o trabalho dos headhunters. Atualmente, encontrar talentos pelas redes sociais e na Internet tornou-se um processo muito mais simples.
Mesmo assim, em se tratando da busca por um candidato específico, a tecnologia facilitou o trabalho dos novos nethunters, mas no que diz respeito à busca em um setor específico, torna o processo muito mais complexo devido à grande quantidade de dados que podemos achar.
O trabalho de pesquisa que os headhunters realizavam anos atrás poderia levar dias ou semanas, algo que, hoje em dia, os nethunters podem realizar em apenas algumas horas.
Uma das diferenças fundamentais entre o nethunter e o headhunter é o tipo de candidato que procuram. O nethunter, por ter maior visão e conhecimento do mercado 2.0, tem maior capacidade de contato com perfis digitalizados, além de ter à sua disposição uma lista atualizada e pronta para ser utilizada.
O mercado de trabalho evolui e, com ele, os cargos exigidos pelas empresas. São justamente os nethunters que estão mais preparados para reconhecer de forma instantânea esses novos perfis profissionais, como Gerente Digital, Gerente de CRM Social, Analista Digital, Gerente de Mobile Marketing, Gerente de E-commerce, Cientista de Dados ou Especialista em Experiência de Usuários.
O que faz um nethunter?
Muitos acreditam que as funções dos nethunters se restringem a localizar nas redes sociais o perfil que melhor se enquadre em uma vaga disponível. Apesar de existirem plataformas que favoreçam e facilitem muito essa tarefa, as estratégias empregadas por esses profissionais vão mais além e são muito mais complexas.
- Seguir a pegada digital dos candidatos: esta é uma das habilidades mais importantes de um nethunter. Ou seja, esse profissional precisa analisar as redes sociais e a Internet para encontrar um meio de contato e também descobrir que tipo de interesses são atrativos para os candidatos.
- Participar e criar conversas ativas na rede: para localizar o talento mais adequado, é importante manter um contato constante, sintonizar-se com os assuntos da conversa, participar de eventos ou realizar um acompanhamento digital. Isso pode ser muito útil para obter maior visibilidade e atingir os objetivos desejados.
- Reforçar a marca empregadora: isso é essencial para um nethunter. Com frequência, um talento pode ser encontrado em empresas concorrentes, portanto, é fundamental mostrar todas as vantagens da empresa, realizando ações que valorizem a marca pessoal ou tornem visível sua cultura corporativa.
- Analisar a reputação on-line e não se ater apenas ao currículo: essa análise é importante para oferecer um bom processo de integração. Deve-se levar em consideração que não basta encontrar o melhor candidato, mas também que o profissional seja capaz de se adaptar e se integrar adequadamente à equipe de trabalho.
Vantagens do nethunting para a empresa
A dificuldade em encontrar talentos é um desafio para as empresas e os departamentos de RH, sendo importante recorrer a um nethunter. Descubra os motivos!
- Maior profissionalismo: o método nethunting permitirá a incorporação de candidatos novos e mais especializados. Além disso, é o procedimento mais adequado na hora de atrair profissionais para cargos de grande responsabilidade.
- Fácil contato com o talento: um dos valores agregados do nethunting é a simplicidade e a agilidade com que o processo de recrutamento se desenvolve. Não são mais os candidatos que vão atrás das empresas à procura de emprego, mas sim as empresas que entram em contato com eles diretamente.
- Menos concorrência para atrair talentos, já que é a empresa que contrata diretamente os candidatos pré-selecionados com base em seu perfil on-line. Ter um nethunter também representa um valor agregado e um diferencial que nem todas as companhias possuem.
- Encontrar candidatos voltados para as novas profissões digitais.
Nethunting 4.0.
O nethunting 4.0 surgiu em resposta à evolução e mudanças que os processos de seleção vêm sofrendo em virtude das novas tecnologias de informação. Neste contexto, é interessante ressaltar que as empresas, empenhadas para encontrar o candidato ideal, tiveram de se adaptar a essa nova forma de recrutamento, realizada principalmente pelas redes sociais.
Assim, podemos dizer que o nethunting 4.0 concentra-se nas diversas possibilidades oferecidas pelas redes sociais para encontrar o candidato mais bem preparado para a vaga oferecida e que, além disso, reúne outras características ou valores necessários para a empresa.
Muitos candidatos estão cientes disso e se empenham de forma consciente em sua marca pessoal e presença digital com o intuito de melhorar sua empregabilidade. Embora o nethunting não seja infalível, esse tipo de profissional é de grande valia para o planejamento estratégico de algumas empresas, pois é capacitado para identificar e selecionar os melhores profissionais para cargos intermediários ou de gestão.
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