As formas de organização do trabalho há tempos passam por processos de transformação que afetam diversas áreas. No entanto, a jornada de trabalho parecia ser algo "sagrado" que poucos departamentos de recursos humanos ousavam mudar. Até agora.
A flexibilidade de horários já é uma realidade em muitas organizações, incentivadas pelas experiências positivas de algumas empresas de tecnologia pioneiras em produtividade e inovação.
o conceito de flexibilidade de horário
Mas o que significa flexibilidade de horário no trabalho?
Trata-se da capacidade e liberdade que os colaboradores têm de distribuírem ao longo da semana suas horas de trabalho acordadas no contrato por tempo indeterminado.
Rompe com a rigidez dos horários fixos, que costumam ser sempre os mesmos todos os dias, e passa para um modelo muito mais livre em que são os próprios colaboradores quem decidem quando começa e termina sua jornada.
Isso não significa que é possível trabalhar menos horas, mas sim que os próprios colaboradores gerenciam como distribuirão essas horas. É um formato que está cada vez mais popular no regime de trabalho remoto. Embora existam programas de controle das horas trabalhadas, inclusive no caso do trabalho remoto, há uma tendência de confiar na responsabilidade e critérios do colaborador para utilizar essa flexibilidade de horário em benefício da empresa.
tipos de flexibilidade de horário
Atualmente e na maioria dos casos, a jornada de trabalho flexível baseia-se nas três opções a seguir:
- Horário fixo de configuração livre. Os colaboradores planejam seus próprios horários de entrada e saída, mas esse cronograma deve ser seguido todos os dias da semana. Eventualmente, poderá ser alterado (por exemplo, no verão, ou por qualquer outro motivo), mas a princípio é respeitada essa configuração escolhida pelo colaborador.
- Horário flexível aberto. Permite mais maleabilidade na configuração do horário, que pode mudar de um dia para o outro, utilizando as horas de forma mais livre ao longo da semana, desde que no fim sejam trabalhadas as 40 horas semanais acordadas.
- Horário totalmente flexível. Neste caso, os colaboradores organizam as horas sem a necessidade de se reportar a outra pessoa. Há confiança total em sua responsabilidade e capacidade de cumprir suas obrigações e carga de trabalho sem a necessidade de controle do tempo. Tanto os colaboradores quanto a empresa avaliarão se os projetos que lhes são atribuídos correspondem a uma jornada de trabalho convencional ou se é necessário reduzir ou aumentar a carga de trabalho.
vantagens da flexibilidade de horário para as empresas
A produtividade e a motivação podem aumentar significativamente com a implementação do horário flexível. Acreditar na responsabilidade dos colaboradores e no seu comprometimento com o bem da empresa, em vez de apenas seus interesses particulares, pode resultar em maior engajamento. Esse benefício é especialmente válido para colaboradores que buscam a excelência e não se desviam para práticas questionáveis baseadas na desonestidade e no imediatismo. De fato, a implementação da flexibilidade de horários, mesmo que seja experimental ou temporária, pode servir como um indicador interessante de habilidades profissionais. Ou seja, pode ser usado como uma ferramenta para reter talentos, já que as pessoas que melhor utilizam o horário flexível também são as mais responsáveis, maduras e proativas. Além disso, essa opção também atrai perfis interessantes que se adaptam a esses cenários atuais cada vez mais "fluidos", o que representa outra vantagem para as empresas.
Além de melhorar a imagem da marca, uma vez que a flexibilidade de horário eleva a reputação, pode ajudar a melhorar a produtividade, desde que bem aplicado, adaptado às necessidades e características da empresa e em harmonia com a equipe. Por isso, é aconselhável fazer planos piloto para adaptação ao horário flexível, consultar a opinião de diferentes colaboradores sobre o assunto e elaborar um projeto para que essa flexibilidade traga dinamismo à empresa.
Busque, por exemplo, horários comuns que, mesmo com a flexibilidade de cada um, coincidam para que o maior número de profissionais possam realizar uma reunião. É possível estabelecer horários semanais às segundas-feiras pela manhã e quintas-feiras à tarde, por exemplo, para a realização dessas reuniões, sejam presenciais ou virtuais, sem abrir mão da metodologia de horários flexíveis.
vantagens da flexibilidade de horário para os colaboradores
Jornadas de trabalho flexíveis geram vários tipos de benefícios para os colaboradores. A seguir, destacamos alguns:
- Melhor gestão do tempo. Para conseguir organizar a agenda de forma personalizada, é possível realizar um gerenciamento mais otimizado das horas dedicadas ao trabalho que resultam em um maior rendimento. Embora existam riscos, como a procrastinação ou a dispersão, principalmente nos casos de trabalho remoto, também é fato que, com uma boa organização, serão obtidas jornadas mais eficientes em que os picos de energia e motivação serão aproveitados para produzir mais e com uma melhor qualidade.
- Equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Um horário flexível, ou parcialmente flexível, permite que a vida seja organizada de uma forma mais adequada às necessidades do dia a dia, bem como aos seus imprevistos. Ocasiões imprevisíveis, como o adoecimento de um dos filhos no caso de colaboradores com família, podem ser geridos melhor se houver essa flexibilidade.
- Mais motivação. Além de satisfação e bem-estar pessoal e profissional. Os colaboradores que possuem a habilidade fundamental de gestão do tempo de trabalho têm tendência a se sentirem mais confortáveis dentro da empresa, mais livres e, portanto, mais comprometidos. Isso também beneficia a própria empresa, uma vez que favorece a atração e retenção de talentos e o aumento da produtividade.
como implementar a flexibilidade de horário
As ferramentas de controle de horário citadas anteriormente podem ajudar a monitorar se as horas contratuais estão, de fato, sendo cumpridas. Atualmente, existe um software próprio para isso que pode ser muito útil para possibilitar a liberdade aos colaboradores, mas sem abrir mão de um certo controle.
Além disso, essas ferramentas auxiliam o planejamento da jornada de trabalho e ajudam tanto os colaboradores quanto o departamento de recursos humanos a ter uma visão geral da semana e controle dos diferentes horários.
Cada empresa deve ter seu próprio aplicativo ou programa de controle de horário específico para organizar os diferentes calendários e, assim, evitar que a flexibilidade de horário se torne uma confusão.
Uma vez que o horário flexível, como o nome sugere, será diferente para cada colaborador, portanto, saber a todo momento quem está em atividade e quem não está será de grande valia para uma correta organização e gestão do fluxo de trabalho.