As organizações atualmente enfrentam obstáculos adicionais, tanto em termos de atração e retenção de talentos, quanto de motivação das equipes, relacionados a colaboradores que trabalham mais tempo sem supervisão e fora do ambiente de trabalho, maiores taxas de rotatividade e novas expectativas em relação ao trabalho.
A partir disto, a equipe de especialistas em gestão de talentos da Randstad listou 7 fatores-chave que as organizações devem considerar para ter colaboradores motivados e comprometidos:
1. Flexibilidade.
Hoje em dia, a flexibilidade é um dos fatores mais valorizados pelos colaboradores em seu ambiente de trabalho, pois possibilita o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Estamos nos referindo principalmente à flexibilização de horários para que as pessoas possam decidir quando trabalhar; à flexibilidade em termos de localização, que possibilita a realização de trabalho remoto ou home office, seja em formato híbrido ou totalmente remoto. Mas também, existem outros aspectos da flexibilidade relacionados à capacidade de gerir o volume de tarefas com autonomia em um esquema centrado no trabalho por objetivos.
2. Plano de carreira e capacitação.
A atualização e capacitação profissional, além de serem eficazes para motivar os colaboradores, são investimentos imbatíveis, no que diz respeito aos talentos humanos, principalmente em uma época em que o conhecimento e as habilidades de trabalho têm uma vida útil cada vez mais curta e o aprendizado é fundamental para manter a empregabilidade. A possibilidade de capacitação interna na empresa e o plano de desenvolvimento de carreira estão geralmente interligados, é por isso que essa combinação tem um grande potencial para desenvolver a motivação em médio prazo.
3. Reconhecimento de conquistas e incentivos.
Algo tão simples como o reconhecimento de um trabalho bem feito é, sem dúvida, de grande impacto na motivação dos colaboradores. Uma liderança e chefia empáticas que sabe orientar suas equipes, acompanhá-las e parabenizá-las quando há merecimento pelo desempenho, gera organizações mais produtivas e colaboradores mais comprometidos. No mesmo sentido, a implementação de programas de incentivo atrelados ao cumprimento de objetivos promove uma cultura organizacional na qual o reconhecimento tem seu espaço.
4. Participação e autonomia.
Uma estratégia eficaz para melhorar o desempenho por meio da motivação, deve incluir a autonomia dos colaboradores, proporcionando-lhes ferramentas para uma maior participação. Esse modelo de gestão organizacional promove a participação ativa dos funcionários e estimula sua responsabilidade e autonomia na tomada de decisões, nas tarefas e nos processos do trabalho cotidiano.
5. Senso de propósito.
Oferecer um maior senso de propósito contribui para a motivação dos colaboradores e promove um sentimento de pertencimento e identificação com a organização, seja por meio dos valores com os quais as pessoas possam se identificar ou pela implementação de ações com impacto social, como programas de inclusão e diversidade, compromisso com o meio ambiente e promoção de uma vida e alimentação saudáveis.
6. Espaços de escuta e feedback.
Oferecer espaços de escuta e feedback é uma das melhores estratégias a serem implementadas nas empresas para manter os colaboradores felizes e motivados. Especialmente as novas gerações querem sentir que a sua opinião importa, sendo assim, é fundamental ter espaços de escuta onde possam se expressar. Os processos de feedback também são considerados muito importantes, por isso, os colaboradores esperam e buscam comunicações frequentes por parte da liderança para a avaliação constante de seu desempenho.
7. Relevância do ambiente de trabalho.
O ambiente organizacional é um dos aspectos mais importantes a considerar para a motivação dos colaboradores. Existem diferentes ferramentas e indicadores para melhorar e gerir o ambiente de trabalho a partir da identificação das necessidades dos profissionais. Prestar atenção nas mudanças do ambiente e geri-las adequadamente, resultará em um impacto positivo na motivação e no entusiasmo.