Principais descobertas deste ano:
Para ficar à frente da concorrência, as empresas precisam colocar os talentos no primeiro lugar da sua estratégia de RH. Veja as 5 descobertas da edição 2023 do Workmonitor:
-
atitude
autonomia para equilibrar o trabalho e a vida pessoal
Apesar da incerteza macroeconômica, os profissionais continuam priorizando o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Muitos tomaram a decisão de deixar o emprego caso ele impactasse negativamente suas vidas.
-
expectativas
buscando ajuda dos empregadores
Os profissionais esperam que os empregadores ofereçam suporte para enfrentar a atual crise relacionada ao aumento do custo de vida, seja por meio de aumento salarial, subsídios ou bônus mensais. A pandemia afetou permanentemente a demanda dos profissionais por flexibilidade e esse quesito continua sendo uma prioridade.
-
estabilidade
estabilidade econômica e profissional como prioridade
Atualmente, os profissionais valorizam muito a estabilidade no emprego, sendo que mais de um terço teme perder sua principal fonte de renda. A crise relacionada ao aumento do custo de vida também preocupa os profissionais, fazendo com que alguns assumam novas funções ou trabalhem mais horas para garantir sua estabilidade no atual cenário econômico.
-
aposentadoria adiada
profissionais mais velhos voltam à ativa por razões econômicas
A crise relacionada ao aumento do custo de vida também mudou a atitude dos profissionais em relação à aposentadoria. Muitos estão adiando essa etapa devido à sua situação financeira.
-
pertencimento
a convergência de valores é essencial
Além das preocupações com a estabilidade no emprego e a crise relacionada ao aumento do custo de vida, a questão do pertencimento continua sendo importante para os talentos. Os profissionais ainda exigem que os valores e propósitos de seus empregadores estejam alinhados com os seus e querem se sentir pertencentes ao local de trabalho.