Uma equipe flexível – com a capacidade de adquirir rapidamente habilidades específicas ou ajustar o tamanho do quadro de colaboradores conforme a demanda – é especialmente crucial em setores de rápida evolução, como manufatura, logística e automotivo.

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Uma equipe composta por colaboradores temporários também pode proporcionar vantagens práticas no dia a dia, como:

  • redução de custos com horas extras
  • suprir lacunas de capacidade em curto prazo resultantes de absenteísmo e alta rotatividade de profissionais
  • contratação mais ágil e econômica em comparação ao processo de recrutamento de colaboradores efetivos

Este artigo descreve os pontos mais importantes para montar uma equipe composta por colaboradores temporários de sucesso, visando alcançar os melhores resultados tanto para sua empresa quanto para os profissionais.

pontos importantes para montar uma equipe composta por colaboradores temporários

pontos importantes para montar uma equipe temporária
pontos importantes para montar uma equipe temporária

uma equipe interna dedicada 

Ao montar uma quadro de colaboradores temporário, é preciso ter uma equipe dedicada que atue presencialmente e que tenha uma compreensão direta das funções da sua empresa. A equipe local deve contar, no mínimo, com:

  • um gerente comercial
  • um especialista em contas
  • um gerente de processos

Os profissionais dessa equipe devem ser apoiados por especialistas em áreas como saúde e segurança, jurídico e conformidade, para que você receba um serviço completo e integrado, trazendo diversos benefícios para sua organização.

Trabalhar presencialmente permite que a equipe desenvolva um entendimento mais profundo dos seus pontos fortes, dos desafios recorrentes que a empresa enfrenta e das oportunidades de aprimoramento.

Outro benefício importante de contar com uma equipe dedicada presencialmente é conseguir captar o clima e as atitudes dos colaboradores, compreendendo suas preocupações, prioridades e dúvidas mais frequentes. Esse é um benefício importante se você tiver o compromisso de oferecer uma experiência positiva no local de trabalho, fortalecer sua marca empregadora e reduzir a rotatividade de pessoal.

A equipe deve demonstrar o compromisso com a promoção de melhorias contínuas e de longo prazo, oferecendo suporte na gestão de colaboradores flexíveis, na administração da força de trabalho e em outras questões imediatas — preparando o terreno para crescimento e sucesso sustentáveis.

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conhecendo o seu mercado

Garanta que sua equipe que atua de forma presencial tenha conhecimento do seu mercado e esteja preparada para atender de maneira especializada o seu setor específico. Os profissionais devem ser capazes de fornecer dados e percepções baseados em pesquisas, que possam contribuir para uma gestão mais eficaz e adaptável do quadro de colaboradores. 

Um dos principais benefícios de contar com uma equipe dedicada presencialmente é adquirir uma compreensão mais profunda do seu setor e das tendências que estão moldando o seu futuro. Os membros da equipe também devem atualizar você sobre as percepções mais recentes sobre a marca empregadora, dessa forma, você poderá compreender melhor as necessidades dos candidatos e desenvolver estratégias eficazes para atraí-los.

Segundo o nosso estudo Randstad Employer Brand 2024, o principal fator de motivação em todo o mundo é o salário e os benefícios.

encontrando o talento ideal

Atrair e reter o talento necessário para alcançar seus principais objetivos de negócios, seja por meio de trabalho temporário ou equipe efetiva, deve ser sempre uma prioridade. Em algumas situações, por exemplo, quando é necessário responder a um aumento repentino na demanda do cliente, é importante que você consiga identificar e recrutar profissionais qualificados de forma ágil.

Essa é uma área em que uma equipe dedicada pode agregar enorme valor para você e sua empresa – mantendo uma ampla rede de candidatos qualificados e previamente avaliados, que estão prontos para iniciar o trabalho em curto prazo. 

reduzindo custos

Uma equipe competente atuando de forma presencial pode auxiliar você na redução dos custos gerais relacionados ao quadro de colaboradores. Veja alguns exemplos de como esses benefícios financeiros podem ser alcançados:

  • Recrutamento mais rápido e eficiente: quanto menos tempo você precisar investir no processo de contratação, maior será sua economia. 
  • Custos reduzidos de horas extras: se você conseguir contratar profissionais temporários qualificados para aumentar a capacidade a curto prazo, não precisará se preocupar com os custos adicionais de horas extras para os colaboradores efetivos.
  • Maior produtividade: ter os talentos certos no momento certo aumenta sua produtividade, melhora a eficiência e reduz o risco de perder oportunidades de negócios valiosas.
  • Rotatividade reduzida: perder profissionais constantemente e ter que substituí-los é caro, gerando uma série de custos que devem ser considerados. 
  • Flexibilidade sazonal: setores como o de manufatura são fortemente impactados por tendências sazonais. Uma estratégia sólida e flexível de equipe permite expandir seu quadro de colaboradores de maneira eficiente, garantindo que você sempre tenha o número adequado de profissionais disponíveis no momento certo. 

engajamento e retenção

Proporcionar uma experiência positiva aos colaboradores é um objetivo valioso para todas as empresas. Quando as pessoas se sentem engajadas e satisfeitas em trabalhar para você, elas tendem a ser mais produtivas e menos propensas a deixar a empresa. Além de ser uma estratégia importante em curto prazo, contribui para a construção de uma marca empregadora positiva, o que traz vantagens para suas futuras atividades de recrutamento.

Contar com membros de equipe competentes de forma presencial permite que eles interajam diretamente com seus colaboradores. Por meio de conversas diretas, respondendo a perguntas e ouvindo preocupações, eles podem fornecer recomendações personalizadas para aumentar o engajamento.

Uma equipe qualificada deve ser capaz de oferecer suporte nos principais aspectos da experiência do colaborador que influenciam o engajamento e a retenção, incluindo:

  • Integração e indução: certifique-se de que esses processos estejam bem alinhados se quiser iniciar os relacionamentos positivamente.
  • Treinamento: proporcione aos profissionais as habilidades necessárias para trabalharem com eficiência e melhorarem sua empregabilidade no futuro.
  • Avaliações de desempenho: acompanhe o desempenho de cada colaborador e defina metas para melhoria contínua.
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sobre a autora
monica souza
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mônica souza

diretora da randstad operational

Mônica é diretora da Randstad Operational, divisão que atua no recrutamento e seleção de vagas permanentes e temporárias para posições administrativas, técnicas e operacionais. Em seus mais de 15 anos de carreira, tem passagens por corporações como RH Internacional e Itaú Unibanco, atuando no desenvolvimento de negócios e na liderança de equipes para a implementação de projetos estratégicos com foco em soluções de recursos humanos.

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