No ambiente de trabalho moderno, a flexibilidade e a contratação de profissionais autônomos são cada vez mais importantes para os empregadores, portanto, a integração eficaz é tão importante para os colaboradores temporários quanto para os efetivos. 

Este artigo destaca seis erros comuns que as empresas cometem e que devem ser evitados para garantir uma integração eficaz de um quadro de colaboradores flexível.

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Não há como negar a importância de uma integração eficaz de colaboradores. Segundo um relatório recente da Gallup, os profissionais que vivenciam uma excelente jornada de integração têm 2,6 vezes mais chances de relatar uma satisfação extrema com o ambiente de trabalho.

O relatório também demonstrou que:

• Os colaboradores que acreditam que podem se destacar em seu trabalho diariamente têm 3,5 vezes mais chances de afirmar que vivenciaram uma integração excepcional.

• No entanto, apenas 12% dos profissionais  acreditam firmemente que a organização em que trabalham se destaca na integração de novos colaboradores.

Esses dados ressaltam a importância de assegurar que os novos contratados comecem sua jornada na empresa de maneira significativa e positiva.

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Para uma integração eficaz de colaboradores temporários, deve-se evitar estes erros comuns:

1. não ter um programa de integração estruturado e consistente

2. não criar um ambiente acolhedor para colaboradores temporários

3. negligenciar a importância da implementação da tecnologia adequada

4. não promover o trabalho em equipe e a comunicação

5. não oferecer suporte específico

6. impor metas irreais

1. não ter um programa de integração estruturado

Um programa de integração estruturado e uniforme auxilia a equipe temporária a entender rapidamente as funções, políticas e expectativas da empresa, aumentando a produtividade e integração da equipe. A consistência na integração também garante que todos os colaboradores temporários recebam o mesmo nível de treinamento e informações, promovendo equidade e igualdade. Além disso, uma abordagem padronizada diminui riscos, assegura a conformidade com requisitos legais e regulamentares e reduz as chances de erros ou mal-entendidos. Considere o uso de ferramentas de inteligência artificial (IA) para ter um processo de integração eficiente e simplificado.

2. não criar um ambiente acolhedor para colaboradores temporários

Os colaboradores temporários não devem ter a impressão de que não pertencem à empresa e que estão ali apenas para realizar suas tarefas de forma rápida e discreta. Eles devem ser bem recebidos por todos, desde gerentes seniores até os membros da equipe com quem trabalharão.

estudo Randstad Employer Brand 2024 indica que um ambiente de trabalho agradável é o quarto fator mais importante para os profissionais, ressaltando a necessidade de promover um ambiente acolhedor também para os colaboradores temporários.

Uma recepção acolhedora ajuda os recém-chegados a se sentirem integrados e confortáveis no ambiente de trabalho, estimulando-os a dar o seu melhor pela empresa, o que, por sua vez, contribui para a eficiência e a produtividade. Eles desejarão trabalhar com você novamente no futuro, estabelecendo um relacionamento de longo prazo e mutuamente benéfico.

3. negligenciar a importância da implementação da tecnologia adequada

A tecnologia desempenha um papel fundamental na jornada de integração de colaboradores temporários. Ela melhora significativamente a eficiência, automatizando tarefas administrativas, como preenchimento de documentos, módulos de treinamento e verificação de conformidade, permitindo que os novos contratados se concentrem rapidamente em suas funções. A tecnologia moderna também facilita a integração remota, fundamental para o quadro de colaboradores flexível e adaptável de hoje. Além disso, softwares avançados e ferramentas on-line aprimoram a comunicação entre profissionais temporários e seus supervisores, fornecendo recursos para feedback, acompanhamento de progresso e suporte, promovendo um senso de inclusão e comprometimento.

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4. não promover o trabalho em equipe e a comunicação

A colaboração consistente em equipe e a comunicação eficaz são elementos fundamentais para o sucesso na gestão de um quadro de colaboradores temporários. É essencial integrá-los à equipe desde o primeiro dia, assegurando que eles participem das reuniões e das atividades sociais. Oferecer oportunidades formais e informais para atividades de formação de equipes pode fortalecer relacionamentos e promover um senso de pertencimento. Além disso, designar um colaborador efetivo como mentor para os colaboradores temporários pode auxiliá-los na integração e fazer com que se sintam apoiados. A comunicação clara é essencial: compartilhe regularmente as metas, atualizações e expectativas da equipe para que todos estejam alinhados e trabalhando em prol dos objetivos comuns.

5. não oferecer suporte específico

Assim como qualquer outro colaborador, um profissional temporário deve ter acesso a todos os recursos e apoio de que precisa para executar o trabalho corretamente.

Uma das armadilhas mais comuns em que os empregadores caem ao contratar colaboradores temporários é esperar que o profissional comece a realizar o trabalho e entregue o que se espera dele com pouca orientação ou instruções específicas. 

Um profissional de TI experiente, por exemplo, pode ter todas as habilidades necessárias para fazer o trabalho, mas ainda pode precisar de orientação sobre o software e os sistemas da sua empresa antes de iniciar.

6. impor metas irreais

É evidente que você deseja maximizar os resultados dos seus investimentos em um quadro de colaboradores flexível, mas é fundamental definir metas realistas em relação ao desempenho de autônomos e da equipe temporária durante o período de colaboração na empresa.

Definir metas irreais fará provavelmente com que o colaborador se sinta estressado e infeliz desde o início, o que prejudicará a qualidade do trabalho. O mesmo pode ocorrer se eles precisarem trabalhar horas excessivas para alcançar suas metas, o que aumenta o risco de esgotamento e erros. 

As últimas tendências de RH e mão de obra sugerem que a demanda por habilidades de autônomos e colaboradores temporários se tornarão cada vez mais essenciais nos próximos anos. Adotar práticas positivas e investir na integração adequada de colaboradores temporários garantirá que você obtenha o máximo de benefícios desses talentos.

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sobre a autora
monica souza
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mônica souza

diretora da randstad operational

Mônica é diretora da Randstad Operational, divisão que atua no recrutamento e seleção de vagas permanentes e temporárias para posições administrativas, técnicas e operacionais. Em seus mais de 15 anos de carreira, tem passagens por corporações como RH Internacional e Itaú Unibanco, atuando no desenvolvimento de negócios e na liderança de equipes para a implementação de projetos estratégicos com foco em soluções de recursos humanos.

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