Sou CEO da maior empresa de talentos do mundo, a Randstad.
Apenas 1 em cada 5 trabalhadores dizem que seus empregadores oferecem as condições adequadas para promover o crescimento profissional...
Não é segredo que colaboradores engajados são mais produtivos. Na verdade, estudos têm mostrado que empresas com índices mais altos de engajamento da força de trabalho têm uma rotatividade menor, produzem melhores produtos e serviços e desfrutam de maiores lucros. E uma das formas mais eficazes de aumentar o engajamento é ajudar as pessoas a se desenvolverem e avançarem dentro de sua organização.
Muitas empresas estão incentivando seus colaboradores a permanecerem e crescerem com a organização, oferecendo-lhes novas habilidades e realocando-os em funções mais adequadas às suas habilidades e interesses. Essa é uma iniciativa que se tornou mais urgente à medida que a tecnologia - em constante evolução - e a digitalização estão impulsionando a necessidade de habilidades mais especializadas. Facilitar o movimento interno é uma forma eficaz de lidar com a escassez de talentos e, ao mesmo tempo, aprimorar a retenção.
A última edição do estudo Talent Trends da Randstad revelou que líderes de capital humano reconhecem a importância da mobilidade de talentos: 1 em cada 3 esperava que a mobilidade de carreira e a realocação de talentos desempenhassem um papel mais importante em suas estratégias de força de trabalho neste ano, e 56% planejavam aumentar os investimentos em plataformas habilitadoras. Além de ajudar os colaboradores a encontrar mais oportunidades no local de trabalho, 76% dos executivos disseram que estavam dando mais ênfase ao desenvolvimento de habilidades e ao engajamento na carreira. Mais importante ainda, o avanço na carreira desempenha um papel importante na retenção de talentos.
Isso acontece porque os próprios trabalhadores desejam crescer com seus empregadores atuais. De acordo com o Relatório de Aprendizado no Local de Trabalho de 2023 do LinkedIn, mais de um terço dos profissionais com menos de 35 anos citam as oportunidades de crescimento como o fator principal ao avaliar um novo emprego. Além disso, a Geração Z tem 47% mais probabilidade do que a Geração X de priorizar oportunidades internas e 45% mais probabilidade de priorizar oportunidades para adquirir novas habilidades. Ao mesmo tempo, apenas 1 em cada 5 trabalhadores dizem que seus empregadores oferecem as condições certas para promover o crescimento profissional. Nosso estudo também revelou que 53% dos adultos que trabalham desejam se desenvolver em sua função atual e 40% desejam conversar com um coach sobre como avançar em suas carreiras com seu empregador atual.
Apoiar os colaboradores para permanecerem em sua organização por meio do desenvolvimento de habilidades e do coaching é uma maneira sustentável e ágil de construir um pipeline eficaz de capital humano. Existem muitas razões pelas quais essa é uma estratégia robusta vantajosa para as organizações e as pessoas, especialmente quando a economia incerta de hoje dificulta o planejamento da força de trabalho. Os candidatos internos são uma fonte confiável e previsível de talento comprovado. Realocá-los para onde suas habilidades podem ser melhor aproveitadas é tanto econômico quanto produtivo.
Fazer isso também ajuda os trabalhadores, pois eles continuam avançando em suas carreiras sem ter que deixar seu empregador. A permanência permite que o talento receba um treinamento valioso fornecido pela empresa enquanto se prepara para assumir uma nova função. Ajudar as pessoas a crescerem com sua organização é uma jornada compartilhada que beneficia a todos.
crie movimento de três maneiras
As empresas que desejam reter grandes talentos, construir um pipeline mais flexível de candidatos e otimizar os custos trabalhistas, devem e podem criar mais mobilidade para sua força de trabalho. São necessários investimentos de tempo, orçamentos e tecnologias, mas o retorno das energias investidas vale muito a pena. Considere estas medidas para colocar as pessoas nas funções certas agora e no futuro.
ajude o talento a encontrar a função em que pode se destacar
Avaliações regulares de habilidades da força de trabalho facilitarão a movimentação das pessoas para as funções adequadas. Por exemplo, com seu sólido entendimento dos clientes, os agentes de atendimento ao cliente podem ser candidatos ideais para a área de vendas. Para cada candidato interno, avalie quais habilidades adicionais serão necessárias e forneça o currículo apropriado. Ao mesmo tempo, os empregadores também devem capacitar seus trabalhadores para explorar oportunidades internas fora de suas habilidades principais. Permitir que as pessoas abracem trajetórias de carreira não lineares aumenta o engajamento e a satisfação, revela talentos e habilidades ocultas e cria mais agilidade na força de trabalho. A tecnologia, como ferramentas internas de mercado e IA, pode acelerar esses esforços, identificando o potencial de cada colaborador.
complemente programas de mobilidade com habilidades cuidadosas.
Quer os talentos permaneçam em funções mais adequadas às suas habilidades principais ou optem por uma mudança completa de carreira, assegure o sucesso deles com uma estratégia eficaz de requalificação e aprimoramento de habilidades. Seja por meio de treinamento no trabalho ou tempo dedicado a um curso acadêmico, o programa certo reduzirá a rotatividade e aumentará o tempo de produtividade para qualquer nova função.
crie entusiasmo entre os trabalhadores com planos de carreira claros e recompensas no trabalho.
Mostrar aos colaboradores o seu potencial dentro da organização e recompensá-los por seguir esse caminho pode ser a maneira mais eficaz de promover a mobilidade. Ao ajudar os indivíduos a aprimorar uma visão de futuro, as empresas geram entusiasmo e expectativas que terão um impacto profundamente positivo na força de trabalho.
Mais do que nunca, ajudar as pessoas a crescer e ter sucesso em suas organizações é visto como um mecanismo poderoso para aliviar a escassez de talentos, aumentar o engajamento da força de trabalho e reter os melhores profissionais. Ao ajudar os trabalhadores a realizar todo o seu potencial sem ter que mudar de empregador, as empresas acabam ajudando a si mesmas a serem o melhor que podem ser.
Quer ter acesso a conteúdos como este? Inscreva-se em nossa newsletter e atualize-se mensalmente!