As demissões estão em alta e seu impacto pode ser sentido por meses com a desaceleração econômica. A redução na mão de obra ou demissões não ocorrem todos os dias em uma empresa, e a maioria dos empregadores está despreparada para implantar um plano de comunicação. O comunicado de demissões não deve se ater apenas aos colaboradores que serão demitidos. Você também precisa pensar nos funcionários que permanecerão na organização. Se você não souber lidar de maneira adequada, perderá a confiança dos demais colaboradores, devido ao turnover de funcionários. Eles se tornarão menos produtivos, uma vez que se sentem inseguros no trabalho.
Durante uma fase de redução na mão de obra, as empresas estão, muitas vezes, em meio a uma crise, e pode ser difícil se comunicar de maneira eficaz devido ao senso de urgência. Quando os colaboradores precisam de informações com urgência, pode ser que você prefira organizar comunicados de última hora em vez de realizar um planejamento cuidadoso. Sem um plano estabelecido para comunicar a redução de pessoal aos funcionários, eles terão mais perguntas e ficarão confusos em vez de terem as questões esclarecidas. Como líder, você precisa ter um bom plano de comunicação de demissão tanto para os colaboradores que deixam a empresa quanto para os que permanecem.
por que um sólido plano de comunicação de demissão é importante
A maneira como você lida com as demissões será lembrada por muito tempo depois que ocorrerem. Isso deixa sua reputação em risco e quaisquer erros podem aumentar a rotatividade de funcionários. Além disso, avaliações negativas podem prejudicar a imagem da empresa que você construiu ao longo do tempo. Seu plano de comunicação de demissão deve garantir que os colaboradores demitidos sejam tratados com dignidade durante o processo e recebam o apoio de que precisam para fazer a transição para outros empregos. Por exemplo, a estratégia deve incluir informações sobre os serviços de recolocação no mercado e a rescisão oferecida aos colaboradores.
Uma boa estratégia de comunicação também ajuda a construir confiança com os funcionários que permanecem. Ao longo das etapas de planejamento e implementação da redução de pessoas, você precisa se comunicar abertamente com seus funcionários. Você pode buscar informações sobre maneiras de consolidar o trabalho e sugestões sobre demissões voluntárias que poderiam proporcionar economia financeira, por exemplo, com profissionais que já consideram a aposentadoria.
comunicação com funcionários demitidos
A redução da mão de obra nunca deve ser uma surpresa para os colaboradores. A transparência gera confiança nos negócios. Portanto, você deve se comunicar constantemente com seus colaboradores sobre a situação da sua empresa. Dessa maneira, seus funcionários podem entender os motivos das demissões e aceitar o desfecho com mais facilidade.
Embora a comunicação seja importante, ela não deve gerar fofocas ou rumores. Ao invés disso, tenha um processo transparente para comunicar a situação da empresa, como atualizações frequentes. Além disso, certifique-se de planejar ativamente as demissões em vez de agir sem pensar com cuidado. Comunicar demissões de forma repentina deixa seus colaboradores desmotivados e chateados.
comunicação com funcionários remanescentes
Muitas empresas planejam demissões e oferecem suporte de recolocação aos ex-funcionários. No entanto, os gerentes precisam planejar as consequências de uma redução na mão de obra. Os funcionários remanescentes geralmente sofrem da síndrome do sobrevivente. Podem sentir ansiedade e culpa por ter um emprego, uma vez que seus colegas foram dispensados. Embora as demissões afetem diretamente os colaboradores, elas também afetam a cultura da empresa. É por isso que você deve tranquilizar os funcionários sobre o futuro deles na empresa. Faça uma reunião para discutir os próximos passos da empresa. Ao enfatizar a trajetória futura, você também deve se atentar aos sentimentos dos colaboradores. Por exemplo, você pode oferecer aconselhamento individual ou reunião com os demais colaboradores para ajudá-los a lidar com a ansiedade e o estresse. Os benefícios de expressar preocupação com os funcionários remanescentes incluem uma boa imagem empresarial e de marca empregadora, altas taxas de retenção de funcionários e melhor cultura da empresa.
etapas para criar um plano de comunicação interna
Ao comunicar demissões, siga as etapas abaixo:
Envolva as pessoas certas. O primeiro passo é identificar as equipes encarregadas de criar, revisar e realizar as comunicações. Isso normalmente inclui a gerência sênior, os departamentos de RH, comunicação jurídica e interna e equipes sociais.
Elabore suas mensagens. Em vez de adotar uma abordagem informal que possa levar a mensagens inconsistentes, reserve um tempo para planejar. Uma boa estratégia de comunicação garante que as etapas não sejam puladas e evita rumores. Por exemplo, seu plano deve conter as principais mensagens, as estratégias e um cronograma. Decida quais serão as mensagens voltadas para as demissões e para o período após as demissões e escolha os canais adequados para comunicação na sua empresa.
Prepare a liderança e a gerência. A preparação é fundamental para garantir que a liderança e a gerência cumpram seu papel na comunicação. Treine-as em relação à mensagem principal que deve ser passada e como responder a perguntas que possam surgir ao notificar os colaboradores sobre as demissões. A gerência também deve estar ciente do processo de rescisão e do suporte oferecido aos funcionários.
Comunique os colaboradores. O momento para notificar os colaboradores em questão influencia a eficácia do seu plano de comunicação. Depende dos funcionários impactados. Você pode começar com os colaboradores dispensados ou todos os colaboradores. Quando se trata de uma demissão em massa, muitas vezes é melhor se comunicar com todo o quadro de funcionários primeiro. No entanto, se for um grupo pequeno, você pode notificá-los individualmente antes de informar o restante da equipe.
Utilize o canal apropriado. É sempre melhor fornecer esses comunicados pessoalmente do que por mensagem ou e-mail. Realize uma chamada de vídeo se uma reunião presencial com todos os envolvidos não for possível. Em última análise, o comunicado nunca deve ser através de um canal unidirecional, sem meios para o colaborador dialogar.
Aumente a comunicação com os colaboradores que permanecerem na organização. É comum a gerência considerar que a comunicação está concluída quando todas as partes são notificadas, mas ainda há trabalho a fazer. As demissões causam distração e os colaboradores remanescentes estarão preocupados com seus empregos. É por isso que você deve restaurar a confiança deles na empresa, envolvendo-os em discussões. Por exemplo, você precisa descobrir maneiras de manter o desempenho do trabalho, então pode envolver os funcionários no desenvolvimento de soluções e estratégias para levar a empresa adiante. Também é importante priorizar o bem-estar dos colaboradores que permanecem na organização.
Embora a comunicação de demissões seja um desafio, ela pode ser realizada limitando as consequências. Se você conduzir as demissões com diligência e sensibilidade, é provável que você se recupere mais rapidamente e mantenha uma boa imagem da empresa entre os colaboradores remanescentes e futuros candidatos a emprego, e até mesmo entre aqueles que foram dispensados.