O impacto na logística tem sido muito significativo devido a lockdowns locais, fechamentos de fronteiras e interrupções na produção, criando efeitos em cascata que foram sentidos em todo o mercado logístico.

Esse setor certamente tem potencial para prosperar no “novo normal” criado pela covid-19. Pesquisas  mostraram como a crescente demanda por commodities essenciais deve levar o mercado de um valor de US$ 2,7 bilhões (€ 2,4 bilhões) em 2020 a US$ 3,2 bilhões em 2021.

Porém, para sobreviver no ambiente atual e tirar proveito das oportunidades que venham a surgir, seus processos de RH devem ser o mais eficientes e confiáveis ​​possível.

A seguir, apresentamos cinco exemplos de como trabalhar com um parceiro de serviços de RH dedicado pode ajudá-lo a atingir essas metas e enfrentar seus desafios atuais:

tirando as preocupações de RH das suas mãos

Muitas pequenas e médias empresas (PMEs) do setor de logística não possuem um departamento de RH dedicado. Uma pessoa assume toda a responsabilidade pelo RH, ao mesmo tempo que precisa pensar nas finanças, faturamento, operações do dia a dia e muitos outros processos envolvidos na administração de um negócio.

Se essa for a sua situação, você pode ter muito a ganhar ao terceirizar algumas de suas tarefas de RH mais exigentes e trabalhosas para um parceiro com experiência. Além de reduzir a carga de trabalho e os níveis de estresse, você terá mais tempo para se concentrar em seu negócio principal.

Você pode estar preocupado com o comprometimento de custos referentes a trabalhar com um fornecedor externo de RH, mas há vários exemplos de como essa abordagem pode ajudá-lo a economizar enquanto sua eficiência aumenta (consulte o item 5).

eficiência em custos

Para as PMEs que se concentram exclusivamente na sobrevivência no ambiente atual, manter os custos sob controle será uma prioridade.

Embora trabalhar com um provedor de serviços de RH dedicado possa parecer apenas mais uma despesa, na verdade poderá ajudá-lo a economizar, proporcionando mais eficiência em toda a sua função de RH.

Otimizar seus processos de capital humano pode ajudá-lo a economizar ao:

  • Reduzir os custos de horas extras, já que você estará mais bem-equipado para aumentar a capacidade da força de trabalho conforme flutuação da demanda.
  • Evitar altas taxas de rotatividade, pois um recrutamento e seleção, uma integração e um treinamento melhor dos candidatos reduzirão o risco de sua saída.
  • Minimizar a perda de produtividade nos momentos em que a equipe existente está ausente ou de licença.
  • Aproveitar o talento temporário quando você tem necessidades de curto prazo, eliminando a necessidade de contratações permanentes e onerosas.
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flexibilidade

As empresas de logística estão operando em tempos instáveis ​​e imprevisíveis. Para ter sucesso nesse ambiente, seus processos de planejamento de RH e força de trabalho devem ser flexíveis. Você precisa de agilidade para responder às tendências do mercado, seja ao escalar talentos para atender a um aumento repentino na demanda ou ao reduzir a capacidade de sua força operacional durante calmarias sazonais ou inesperadas.

Uma abordagem flexível de pessoal pode ajudá-lo a ter sucesso nesse ambiente. Ao trabalhar com um parceiro de RH especializado, você pode tirar o máximo de proveito do trabalho temporário – uma seção da força de trabalho que está atualmente em ascensão.

Além disso, há benefícios a serem obtidos com soluções dedicadas, como ferramentas de planejamento de turnos, que podem ser essenciais durante os períodos de maior movimento.

entrega rápida

Nessas ocasiões, ao encarar oportunidades inesperadas e únicas, é fundamental que você seja capaz de responder rapidamente. Isso nem sempre é fácil se você está assumindo a responsabilidade total pela função de RH da sua empresa sem qualquer ajuda externa.

Se você tem uma necessidade imediata de pessoal – seja de forma permanente ou temporária –, terceirizar tarefas importantes, como identificação de talentos, entrevistas e integração de candidatos, pode ajudá-lo a encontrar as pessoas de que precisa o mais rápido possível.

engajamento humano

Os requisitos de distanciamento físico impostos pela covid-19 levaram a um aumento no trabalho remoto e no uso da tecnologia para manter o contato entre gerentes, funcionários e colegas.

Empresas menores em setores como o de logística podem não se sentir totalmente confortáveis ​​ao fazer essa transição para ferramentas e processos digitais, preferindo uma abordagem presencial. A pandemia ainda é uma realidade, mas à medida que as economias se reabrem gradualmente, muitas delas buscarão retornar à sua forma preferida de trabalhar, com um foco mais pessoal.

A importância de equilibrar a tecnologia com o elemento humano do recrutamento é algo que a Randstad reconhece como Tech & Touch de nossa identidade de marca. Utilizamos a tecnologia onde ela é benéfica, mas também buscamos ser um parceiro humano para nossos clientes.

Se você deseja ter sucesso neste ambiente único do setor de logística, obtendo o valor máximo da sua força de trabalho, agora pode ser a hora de consultar um especialista em serviços de RH.

O suporte de um parceiro de serviços de RH pode ser especialmente valioso quando você está em situações especiais, ou quando precisa fornecer treinamento personalizado para uma função específica – uma posição de operador de empilhadeira, por exemplo.

sobre a autora
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sofie maervoet

vice presidente global de conceitos de staffing

Sofie é uma das líderes de staffing na Randstad com um histórico de otimização de processos, treinamento e coaching. Ela começou sua carreira como recrutadora de staffing na Randstad Bélgica em 2002. Mais tarde, ela se juntou à equipe na Randstad Suíça como gerente de conteúdo até se juntar à equipe de desenvolvimento de conceito global em 2018.