Colocar as relações humanas no centro da gestão de pessoas traz benefícios tanto para os colaboradores como para a companhia. Além do que, isso é fundamental para se entender as diferentes culturas e valorizar a diversidade de perfis dentro da equipe.
Uma gestão humanizada considera cada profissional como único, tendo atenção às características particulares de cada um e agindo de forma empática para promover uma abordagem que permita a cada talento atingir o seu potencial.
Os impactos positivos se estendem não só aos colaboradores, mas também ao ambiente da empresa, contribuindo para melhorar o clima organizacional e criar um sentimento de identificação com os valores da marca empregadora.
Conheça a seguir os principais benefícios da Gestão Humanizada:
maior engajamento dos colaboradores
Uma cultura de gestão que enaltece a trajetória de cada funcionário e reconhece os talentos individuais, incentiva o profissional a dar cada vez mais o melhor de si. Mais motivados e certos de que seu trabalho será valorizado, ele busca constantemente a superação dos seus desafios.
aumento de produtividade
A partir da escuta ativa e da empatia, entender como cada pessoa funciona é fundamental para dosar as metas cobradas sem sacrificar o bem-estar físico e emocional. Funcionários que trabalham com maior índice de satisfação são mais comprometidos com os objetivos da companhia.
atração de talentos
Profissionais que se destacam no mercado terão como prioridade fazer parte de times em que a liderança reconheça e valorize seus talentos. Ao ser percebida como um dos melhores lugares para se trabalhar, a empresa tem maior poder de atração de talentos dispostos a evoluir junto com seus empregadores.
diminuição de turnover
Dar espaço e voz aos colaboradores proporciona uma experiência mais humanizada no relacionamento com as lideranças, contribuindo assim para se construir laços mais fortes entre empregador e funcionário. Um ambiente interno saudável motiva os profissionais no dia a dia e garante a satisfação com sua atual posição dentro da equipe.
São muitas as vantagens proporcionadas por esse tipo de gestão. Mas essa não é uma prática que se implementa de uma hora para a outra. O papel do RH é primordial para ajudar as lideranças a desenvolverem habilidades sociais adequadas para esta tarefa.
Dentro deste processo, também deve ser trabalhada uma mudança de cultura estrutural dentro da empresa, sensibilizando os departamentos e mostrando que colocar o foco nas pessoas, e não apenas nas metas a serem atingidas, é um método efetivo de se alavancar os resultados da companhia.
foco nas pessoas
Com foco na gestão humanizada, a Randstad sempre entendeu a importância do trabalho na vida das pessoas e como o talento certo contribui para o sucesso de uma organização. Onde quer que as pessoas estejam em seus momentos profissionais, nós nos esforçamos para levá-las adiante, combinando nossa paixão por elas com o poder da tecnologia - chamamos isso de human forward.
Por isso, em nosso novo manifesto de marca, o relacionamento com o talento e suas necessidades de mudança são mais importantes do que nunca. Nos esforçamos para apoiar o maior número possível de pessoas na realização de seu verdadeiro potencial ao longo de suas vidas profissionais.
Para isso, precisamos estar próximos dos talentos e entender o que eles querem do mundo do trabalho – elevando ainda mais a promessa de Human Forward. Isso nos ajudará a nos tornar o parceiro de vida profissional mais valioso do mundo, tocando a vida profissional de 500 milhões de pessoas até 2030.