Com o cenário corporativo atual em constante mudança, é importante que as empresas preparem suas equipes para permanecerem competitivas e enfrentarem os desafios do futuro. O processo de upskilling (aperfeiçoamento de habilidades) e reskilling (requalificação) pode ajudar os colaboradores a se adaptarem às novas tecnologias ou à evolução do mercado de trabalho, como aumentar a produtividade e a retenção. 

Com o início da Quarta Revolução Industrial, o Fórum Econômico Mundial prevê que aproximadamente um bilhão de cargos serão transformados pela tecnologia na próxima década. Ao mesmo tempo, as mudanças econômicas e demográficas exercem uma pressão adicional na preparação de profissionais para os empregos do futuro.

O que a sua empresa pode fazer para se manter à frente nessa era de rápidas transições? Uma possibilidade é concentrar-se no aperfeiçoamento de habilidades e na requalificação. Isso permitirá que você transforme seu quadro de colaboradores sem precisar de novas contratações, deixando sua empresa em vantagem para enfrentar os desafios do cenário corporativo moderno.

o que é upskilling?

Aprimorar as habilidades de cada colaborador para complementar novas facetas de seu trabalho atual é uma definição relativamente simples de upskilling. Trata-se de capacitar pessoas, mas mantê-las em suas funções.

Embora pareça uma descrição simples, o upskilling deve ser adaptado às necessidades futuras da empresa e geralmente requer tempo e orçamento adicionais. Para ser bem-sucedido, um programa de aperfeiçoamento deve levar em consideração as seguintes dinâmicas:

  • áreas prioritárias da empresa
  • identificação de lacunas de habilidades em cada área
  • definição de metas mensuráveis para o programa
  • capacidade orçamental
  • formas de treinar e atrair talentos, e garantir a cooperação da gestão

Vale lembrar que o modelo do seu negócio deve ser compatível com as novas habilidades. Portanto, os líderes devem prever onde a empresa estará daqui a 5 anos e quais áreas passarão pelo processo de aperfeiçoamento. Quando feito corretamente, o upskilling oferece diversas vantagens tanto para a empresa quanto para os colaboradores.

benefícios para os colaboradores:

  • Colaboradores devidamente capacitados terão mais confiança em seu trabalho e maior satisfação em geral
  • Os colaboradores que acreditam que a empresa trabalha junto a eles para manter sua empregabilidade apresentarão menos estresse e terão menos motivos para procurar outro emprego
  • Mais oportunidades de promoção dentro da empresa

benefícios para as empresas:

  • Investir nos colaboradores fomenta a cultura da empresa e atrai os melhores talentos
  • O processo de aperfeiçoamento de habilidades permite que as empresas sigam novos rumos e empreendam novos projetos, além de também reduzir os custos de contratação
  • Aumento da produtividade e da nova confiança conquistada por parte dos colaboradores
como o upskilling e reskilling podem preparar sua empresa para obter sucesso no futuro
como o upskilling e reskilling podem preparar sua empresa para obter sucesso no futuro

o que é reskilling?

Ensinar uma nova habilidade a um colaborador cujo trabalho se tornou antiquado é um bom exemplo de reskilling. À medida que a tecnologia e o cenário digital mudam, alguns empregos perdem relevância, enquanto outros se tornam imprescindíveis. Por exemplo, de acordo com as tendências de emprego dos Estados Unidos, acompanhadas pelo Fórum Econômico Mundial, a demanda para os seguintes cargos diminuiu na última década: 

  • operadores de TI
  • assistentes administrativos
  • arquivistas
  • responsável pela inserção de dados
  • telefonistas
  • atendentes de telemarketing

Em contrapartida, as tecnologias com maior implementação pelas empresas e necessidade de profissionais qualificados até 2025 são as seguintes:

  • computação em nuvem
  • análise de macrodados
  • dispositivos conectados
  • criptografia e segurança cibernética
  • inteligência artificial

Contratar pessoas suficientemente qualificadas e capazes de atuar em áreas que se tornaram importantes nos últimos anos será um desafio para algumas empresas, devido à escassez de talentos e das qualificações necessárias.

Uma maneira de evitar isso é aplicar uma política de reskilling (requalificação). Se sua empresa tem colaboradores talentosos, cuja área de especialização está se tornando cada vez menos relevante, não é preciso esperar que ela se torne obsoleta para demiti-los e fazer novas contratações. Em vez disso, é possível requalificar os colaboradores atuais e disponibilizar suas habilidades para outras áreas especializadas.

Por exemplo, se sua empresa tem uma equipe de TI trabalhando com sistemas legados que serão eliminados em breve, qualificá-la para que se especialize em áreas como computação em nuvem e segurança cibernética preparará a empresa para o futuro e, simultaneamente, apoiará seus colaboradores no crescimento e desenvolvimento pessoal.

Uma sólida política de qualificação também garante que um colaborador com uma ética de trabalho invejável ou habilidades interpessoais incríveis permaneça na empresa. A responsabilidade de identificar possíveis candidatos à requalificação, a fim de proporcionar resultados ideais para a empresa, cabe tanto ao RH como aos líderes da área.

requalificação do ponto de vista dos colaboradores

  • Colaboradores que não têm medo de ser desligados da empresa sofrem menos estresse mental
  • O trabalho reduz o tédio, o que é especialmente importante para colaboradores de longa data
  • Oferecer novas oportunidades dentro da empresa traz mais confiança e, às vezes, um salário maior

requalificação do ponto de vista da empresa

  • Aprimoramento da gestão de talentos, com a retenção de bons colaboradores e atração de novos candidatos qualificados
  • Seu banco de talentos terá maior potencial por oferecer um ambiente dinâmico 
  • Geralmente, investir em requalificação é mais econômico do que substituir um colaborador fixo

upskilling x reskilling

Ao entender as definições de upskilling e reskilling acima, é possível perceber que a diferença entre os dois termos se encontra no fato do trabalho atual estar mudando ou se tornando ultrapassado. Assim, por exemplo, um colaborador que precisa atualizar seus conhecimentos digitais para utilizar um determinado software de forma mais eficaz em seu trabalho diário é diferente de um colaborador que está aprendendo um trabalho completamente novo e desenvolvendo as habilidades para realizá-lo.

Portanto, na maioria dos casos, para as empresas é mais vantajoso criar vias separadas para o crescimento dos colaboradores. No entanto, há momentos em que o desenvolvimento de habilidades se sobrepõe. 

programas vencedores: exemplos de upskilling e reskilling

Podemos encontrar muitos exemplos de empresas que adotaram o programa de aperfeiçoamento de habilidades e requalificação. E, embora cada modelo de negócio seja diferente, todos têm alguns pontos em comum.

  • Ofereça aos colaboradores as ferramentas adequadas para serem bem-sucedidos na nova tarefa, seja de aperfeiçoamento de habilidades ou requalificação. Toda a responsabilidade não pode ser imposta apenas aos colaboradores, deve ser um sucesso compartilhado
  • Deve haver uma comunicação aberta entre os líderes e os colaboradores para evitar a perda de controle e causar ansiedade, algo comum quando se veem forçados a mudar
  • Por fim, para que o treinamento de requalificação ou aperfeiçoamento de competências seja um sucesso, os colaboradores devem se sentir confiantes ao desempenhar suas novas funções sem a sensação de que todo o processo foi mais trabalhoso

Grupo Volkswagen

A empresa alemã participou de um estudo de 18 meses para determinar como as próximas mudanças no setor de fabricação de automóveis afetarão os índices de emprego. Embora esteja previsto que o fenômeno de transição para a eletromobilidade até 2030 reduzirá postos de trabalho em determinados setores, a empresa espera que outras áreas de produção cresçam.

A Volkswagen dedica recursos para fornecer aos seus talentos treinamentos de aperfeiçoamento de habilidades e requalificação, a fim de reduzir a perda de empregos e criar um método de produção rentável para as novas tecnologias. Uma dessas áreas é a fabricação de baterias, que pode substituir alguns elementos de produção anteriores, o que oferecerá novas oportunidades (requalificação) para os colaboradores de pesquisa e desenvolvimento e de montagem. Além disso, será necessário um upskilling digital à medida que a empresa avança em direção a um processo de armazenamento centrado em computadores.

BP PLC

Quando a BP iniciou a transformação em toda a empresa para energia integrada e o desenvolvimento de novas soluções energéticas, percebeu que também era necessária uma transformação digital, o que criou uma ampla necessidade de aperfeiçoamento de habilidades e requalificação em diversos setores. Por exemplo, em vez de contratar novos colaboradores para o setor de engenharia de software, os atuais foram treinados em armazenamento de dados na nuvem para obterem a certificação da AWS.

Felizmente, a diretoria da empresa estava preparada para apoiar a iniciativa e pôde garantir que os processos entrassem em vigor e que fundos suficientes fossem disponibilizados para manter a contratação desses colaboradores durante o processo de treinamento. 

Nestlé

Um dos motivos pelos quais a Nestlé mantém sua posição como uma empresa na lista da Fortune Global 500 é por seu enorme respeito e apoio aos colaboradores. A empresa oferece treinamento e mentoria a seus funcionários por meio de cursos internos e externos e, a partir da pandemia de covid-19, os treinamentos foram digitalizados para acesso virtual.

A Nestlé colabora com várias organizações para ajudar a suprir as necessidades dos jovens colaboradores e dos que estão em risco de desemprego, permitindo que os talentos atinjam todo o seu potencial.

Além disso, essa empresa com visão de futuro está um passo à frente com o treinamento em realidade virtual (RV), garantindo que todos os seus colaboradores, independentemente da localização ou nível de alfabetização, possam acessar valiosos conhecimentos de segurança e treinamento em situações hipotéticas.

AXA

A AXA, um dos principais grupos de seguros e gestão de ativos, defende a responsabilidade ambiental e convoca todo o apoio de seus colaboradores. O desafio da AXA é realizar o aperfeiçoamento de habilidades de seus funcionários para que entendam, promovam e tenham um estilo de vida com consciência ambiental. A ESG and Climate Academy da empresa capacita seus profissionais para tomarem decisões de investimento que tenham um impacto positivo nos princípios ambientais, sociais e de governança.

À medida que os colaboradores da AXA são capacitados, eles transmitem seus conhecimentos aos clientes, o que reforça ainda mais o objetivo da empresa de investir no futuro com responsabilidade. Além do aperfeiçoamento de competências dos talentos em termos de conscientização climática, a empresa garante o sucesso de longo prazo de sua meta de ampliar os investimentos ecológicos.

Grupo Campari

A empresa italiana de bebidas alcoólicas Campari oferece aos seus colaboradores diversas vertentes para o aperfeiçoamento de competências e requalificação. Possuem treinamentos para funções específicas dentro da empresa ou treinamento de requalificação para que um colaborador atual venha a ocupar um novo cargo. Além disso, o Centro de Desenvolvimento do Grupo Campari é um programa de treinamento de aprimoramento de habilidades em que os colaboradores podem assumir responsabilidades de liderança e gestão.

As empresas da atualidade devem estar preparadas para enfrentar desafios imprevistos, pois o mundo parece mudar mais rápido do que nunca. Preservar o quadro de colaboradores por meio de aprimoramento de competências e requalificação pode ser parte da solução para a escassez global de mão de obra e lacuna de habilidades.

Quer ter acesso a conteúdos como este? Inscreva-se em nossa newsletter e atualize-se mensalmente!