Os bons líderes não se consolidam apenas por suas conquistas quantificáveis, mas também por meio de ações e da maneira como se relacionam com os outros. A partir disso, identificamos seis comportamentos, muitas vezes inconscientes, que devem ser evitados para exercer uma boa liderança, além das seis principais habilidades que as organizações esperam de um bom líder. Tanto as habilidades indispensáveis que todos os líderes de equipes devem desenvolver quanto os comportamentos inconscientes a evitar, são fundamentais para o desenvolvimento da liderança e têm um impacto significativo na percepção positiva – ou negativa – que terão no ambiente de trabalho.
Veja a seguir os seis comportamentos inconscientes que podem prejudicar uma boa liderança:
1. Deixar a emoção tomar conta.
Embora todos nós precisemos lidar com nossas emoções, um profissional com uma boa capacidade de liderança deve saber gerenciá-las de forma eficaz. Uma instabilidade emocional pode afetar negativamente a percepção de liderança de um indivíduo.
2. Não aceitar feedback.
O feedback é essencial para o crescimento e desenvolvimento em todas as áreas da vida, especialmente no trabalho. Não aceitar ou reagir defensivamente a comentários ou feedback sobre nosso trabalho e atitudes pode indicar falta de vontade de aprender e melhorar.
3. Ser intolerante ao erro.
Quando um líder busca a perfeição de forma excessiva e tenta controlar cada detalhe do trabalho de seus colaboradores, essa intolerância ao erro pode resultar em julgamentos severos e prejudicar a tomada de decisões. Esse comportamento não apenas inibe a inovação e a confiança da equipe, mas também pode comprometer a eficácia geral da liderança ao criar um ambiente de trabalho excessivamente crítico.
4. Fazer comentários negativos sobre os outros.
Integridade e honestidade são essenciais para inspirar confiança e lealdade em uma boa liderança. Fazer comentários negativos sobre colegas pelas costas pode prejudicar essa confiança.
5. Não participar de reuniões.
Inúmeros estudos indicam que a participação ativa em reuniões está relacionada com a progressão na carreira e demonstra uma característica marcante de liderança. Não participar ou ter uma participação passiva pode indicar um traço de individualismo.
6. Ignorar as necessidades da equipe em busca do próprio desenvolvimento profissional.
Uma liderança bem-sucedida deve considerar as necessidades e preocupações de todos. Agir sem pensar no coletivo e focar apenas no desenvolvimento pessoal pode prejudicar a capacidade de influência de um bom líder.
Atente-se para as seis principais habilidades que as organizações esperam de uma boa liderança:
1. Ter empatia.
Embora o desempenho e os objetivos a serem alcançados sejam importantes para o progresso da organização, nunca devemos esquecer que trabalhamos com pessoas. Portanto, o desempenho é tão importante quanto o bem-estar de cada colaborador.
Por esse motivo, uma boa liderança deve se atentar a como os membros de sua equipe se sentem, se estão motivados com as atividades, se estão empolgados com os próximos projetos, se sentem sobrecarga com uma tarefa ou se precisam de atualização profissional para melhor desempenho. A liderança empática leva à formação de equipes de trabalho sólidas, responsáveis, proativas e altruístas, em que todos dão o seu melhor para alcançar o objetivo em comum e sabem que serão ouvidos diante de uma necessidade específica.
2. Saber fornecer feedback.
Fornecer feedback às equipes é parte essencial do trabalho da liderança. As novas gerações, em particular, valorizam muito o processo de feedback e exigem comunicações frequentes de seus supervisores para uma avaliação contínua do desempenho. Os feedbacks são muito relevantes para a motivação e o comprometimento dos membros das equipes de trabalho, e, mesmo quando tudo está indo bem, é ideal valorizar e reconhecer a contribuição de um colaborador em um projeto ou, quando necessário, ter conversas difíceis para melhorar alguns aspectos.
3. Lidar com divergências.
Quando se ocupa um cargo de liderança, é comum sentir frustração quando os colaboradores discordam de uma decisão e apresentam objeções. Nessas situações, não é conveniente adotar uma postura defensiva ou impedir que eles expressem suas opiniões, pois isso pode levar a um ambiente onde eles evitem compartilhar feedback no futuro. Utilizar a racionalidade para explicar as razões por trás de uma decisão e oferecer aos membros da equipe a oportunidade de expressar seus pontos de vista são as melhores maneiras de manter um bom ambiente de trabalho e garantir um ótimo desempenho da equipe. Dessa forma, a diversidade de perspectivas e opiniões enriquece o trabalho diário e abre possibilidade para a inovação e novas perspectivas.
4. Comunicar-se de maneira adequada.
A habilidade de comunicação é uma das principais características de um bom líder, especialmente hoje em dia, quando a interação com os colaboradores frequentemente ocorre através de tecnologias, como chamadas de vídeo, e-mail e chat.
Uma comunicação eficaz é essencial para ter um bom relacionamento com toda a equipe e com o restante da organização. Portanto, dado que o trabalho está cada vez mais interdependente e as organizações têm estruturas mais alinhadas e matriciais, as habilidades de comunicação são fundamentais para o trabalho em equipe e colaborativo. Ter habilidades de comunicação implica em saber ouvir, praticar a honestidade, empatia e respeito com o outro, e ter a capacidade de observar, compreender e relacionar ideias, além de conseguir expressá-las de forma clara e ordenada.
5. Ser flexível.
Em um ambiente caracterizado por mudanças frequentes, as empresas precisam de líderes que possam se habituar às diferentes situações apresentadas pelo contexto em que devem atuar. Espera-se que a liderança possa se adaptar às mudanças nas tarefas e projetos relacionados à sua função de trabalho, que sejam flexíveis e, ao mesmo tempo, tenham capacidade para enfrentar com êxito qualquer desafio. A flexibilidade também está relacionada à capacidade de se integrar de maneira harmoniosa em equipes de trabalho diversificadas, intergeracionais e multiculturais, bem como à capacidade de adquirir novos conhecimentos e de atualizar-se constantemente.
6. Estar disposto a aprender.
Em um contexto em que as mudanças são constantes e a tecnologia faz com que o conhecimento e as habilidades profissionais precisem sempre ser reciclados, a capacidade de aprender continuamente, também denominada “aprendibilidade”, é uma característica muito importante a ser desenvolvida. Além disso, é importante lembrar que a aprendizagem não ocorre apenas através de capacitações formais. Um bom líder também aprende com as pessoas ao seu redor e com aqueles que lidera, pois suas diferentes perspectivas e ângulos de visão podem ampliar a compreensão da liderança.
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