Certamente você já pensou ou conversou com colegas e amigos sobre os aspectos que os profissionais mais valorizam no trabalho.
É possível que você tenha sua própria lista e já tenha praticado o que valoriza em entrevistas de emprego. Pode ser também que você tenha uma empresa e gostaria de saber mais sobre o que os profissionais valorizam para tornar o ambiente de trabalho muito mais agradável e estável.
Todos os anos a Randstad realiza o estudo Workmonitor, que analisa as prioridades dos profissionais, na qual entrevistamos mais de 27 mil profissionais em 34 países diferentes. Saiba mais sobre essas prioridades a seguir.
1.ambição e motivação
Tradicionalmente, a ambição era considerada como uma oportunidade de obter uma promoção no trabalho. E a motivação também. Se há evolução, há motivação. Se eu receber uma promoção, vou querer melhorar ainda mais.
Mas essa mentalidade mudou. A partir do nosso estudo, podemos observar que a ambição e a motivação se tornaram essenciais para encontrar um equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.
Analisando os dados da edição deste ano do estudo Workmonitor, constata-se que 60% dos profissionais ativos priorizam a vida pessoal acima da remuneração, fator que 55% dos entrevistados indicaram como principal prioridade. Portanto, o equilíbrio entre vida pessoal e profissional é um dos aspectos mais valorizados no trabalho, seguido por aumento salarial e estabilidade na empresa em longo prazo.
2.flexibilidade
Com base nos dados apresentados acima, a flexibilidade no trabalho é praticamente inegociável. Mostrando-se como a única maneira de satisfazer as prioridades dos profissionais e proporcionar um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.
Observamos que este é o momento de as empresas reconsiderarem sua metodologia de trabalho e encontrarem o equilíbrio para oferecer flexibilidade, a fim de fortalecer as relações com seus colaboradores e, consequentemente, reter e atrair talentos.
Para 2 em cada 5 colaboradores, o trabalho remoto é inegociável. Além de preferirem permanecer em um trabalho de que gostam e se sentem confortáveis do que buscar uma progressão na carreira.
37% dos profissionais entrevistados pediria demissão se a empresa os obrigasse a passar mais tempo no trabalho, e para 46% dos profissionais da geração Z, a flexibilidade é um aspecto fundamental do qual não estão dispostos a abdicar.
3.equidade e conexão
O sentimento de pertencimento à equipe e, portanto, de conexão com a empresa, é muito importante para os profissionais. Quando sentem que fazem parte da empresa e se identificam com ela, têm mais motivação para expressar todo o seu potencial, aprender, melhorar e colaborar com os colegas para atingir os objetivos em comum.
38% dos entrevistados admitem que não trabalhariam em uma empresa que não compartilhe de seus valores pessoais, e 54% consideram muito importante que a empresa esteja comprometida com questões sociais, políticas e ambientais.
Vale destacar que 40% das pessoas (principalmente a geração Z) acreditam que a empresa não compreende seus colaboradores, pois consideram que não podem expressar livremente suas ideias ou demonstrar sua personalidade no trabalho.
4.capacitação
A capacitação é essencial para 72% dos entrevistados. Tanto para o cargo atual quanto para os futuros, seja na mesma empresa ou em outra.
Embora a progressão de carreira não seja uma prioridade absoluta e muitos profissionais ainda almejem uma promoção ao longo do tempo, o desenvolvimento profissional ainda é considerado mais importante, pois faz com que os colaboradores se sintam mais capacitados, confortáveis e valorizados no trabalho.
Felizmente, muitas empresas já estão conscientes desse aspecto e criaram iniciativas de capacitação contínua para satisfazer o desejo de aprendizagem dos seus colaboradores, uma vez que 69% dos profissionais entrevistados reconheceram que as oportunidades de capacitação nas empresas em que trabalham aumentaram consideravelmente no último ano.
A maioria dos profissionais deseja receber treinamento em novas tecnologias ou habilidades voltadas para o futuro, como inteligência artificial ou tecnologias da informação.
Os aspectos abordados aqui certamente coincidem com os que você valoriza em uma empresa, mas existem outros fatores que também são importantes para muitos profissionais. Como férias anuais e apoio à saúde mental (83%), ou a necessidade de discutir sobre progressão de carreira pelo menos uma vez por trimestre (40%).
O nosso estudo Workmonitor 2024 pode ajudar você a melhorar áreas em sua empresa para atrair e reter talentos. Conheça o que seus colaboradores mais valorizam e trabalhe nesse objetivo!