Outros líderes frequentemente me perguntam: “Como posso formar um grupo maior de colaboradores comprometidos e bem treinados para fortalecer minha organização?”

Todas as organizações enfrentam esse desafio no mercado de trabalho atual, além da persistente escassez de talentos. Contudo, ao abordar esse problema com uma estratégia inovadora, as empresas aumentam a agilidade dos profissionais em um curto prazo e os preparam para o futuro. Além disso, esse modelo também gera mais oportunidades de emprego, promove a equidade e acelera o desenvolvimento do seu quadro de colaboradores.

1.modelo de trabalho focado nas habilidades do profissional

Cada vez mais empresas têm adotado um modelo focado em habilidades para contratar e realocar seus colaboradores. A tendência começou quando algumas grandes empresas pararam de exigir diplomas universitários como requisito de contratação. Isso continua até hoje, à medida que as empresas buscam melhores maneiras de avaliar o potencial das pessoas para aprender, se adaptar e progredir. As organizações ampliaram suas oportunidades ao explorar um amplo banco de talentos anteriormente negligenciado devido à priorização de diplomas, experiências e conexões profissionais.

Focar nas habilidades é a estratégia mais eficaz e adequada para o momento. As práticas de contratação tradicionais, que concentram o foco apenas em diplomas acadêmicos e experiência profissional específica, não conseguem prever o desempenho e o potencial de crescimento futuro ou contratar as pessoas adequadas para as funções certas. Segundo o Fórum Econômico Mundial, quase metade (46%) dos profissionais acredita que suas qualificações formais são irrelevantes para seu trabalho. No entanto, apenas 6% das empresas globais acreditam que renunciar aos requisitos de formação acadêmica melhoraria a disponibilidade de talentos em sua organização. Uma abordagem focada em habilidades pode ajudar a preencher a lacuna de habilidades em sua empresa.

Essa abordagem prioriza as habilidades, as aspirações e a motivação do profissional para garantir seu sucesso. Aliada a uma estratégia eficaz de aprendizagem e desenvolvimento, o processo focado em habilidades reinventa a forma como o trabalho é realizado, permitindo que as empresas façam contratações mais assertivas. Ao longo da contratação, os colaboradores recebem um treinamento de habilidades adaptado às suas necessidades. O resultado gera maior agilidade nos negócios, um uso mais eficiente dos recursos e profissionais mais satisfeitos.

Essa também é uma forma mais equitativa de contratar e promover os colaboradores, pois equaliza as oportunidades para profissionais que, embora não tenham estudos formais, desenvolveram as habilidades certas por meio do aprendizado informal. Um modelo focado em habilidades é uma ótima maneira para diversos profissionais se destacarem.

2. considerações práticas para o sucesso

Uma abordagem focada em habilidades tem seus desafios, então como as empresas podem ter sucesso em suas iniciativas? Elas devem adotar uma abordagem pragmática guiada por objetivos e métricas claras para terem resultados mais eficazes. 

esclareça o propósito da empresa

Uma abordagem focada em habilidades pode resolver uma série de desafios corporativos, como escassez de talentos, equidade e até comprometimento. Para adotar esse modelo com sucesso, priorize as necessidades mais urgentes e esclareça o propósito e os objetivos da empresa. Esse é um passo importante para alinhar toda a organização e transformar a mentalidade sobre empregos e habilidades. Formações acadêmicas e experiências profissionais anteriores ainda podem desempenhar um papel importante na escolha de candidatos, mas o potencial e a ambição de um profissional também devem ser considerados. Isso proporcionará às empresas maior acesso a uma variedade de habilidades e permitirá que se beneficiem de ter os profissionais adequados para os cargos.

adote uma mentalidade prática

Grandes mudanças como essas podem ser desafiadoras. Evitar sobrecarregar os colaboradores com muitas mudanças simultâneas é crucial para o sucesso. Implemente medidas que ajudem a reconsiderar as habilidades inerentes e adquiridas dos profissionais, bem como o potencial de crescimento de cada um. Pense na estratégia focada em habilidades como uma bola de neve que começa pequena, mas que pode crescer exponencialmente com impulso.

amplie as competências com treinamento e desenvolvimento direcionados

Devido à expansão digital e da inteligência artificial (IA), as habilidades estão se tornando obsoletas mais rapidamente. Portanto, as empresas precisam desenvolver uma estratégia eficaz de aperfeiçoamento de competências e requalificação. Manter os profissionais atualizados em relação à tecnologia e ao trabalho é um princípio fundamental da estratégia focada em habilidades. Essas iniciativas não apenas preparam a empresa para o futuro, mas também mantêm os colaboradores satisfeitos e engajados. De acordo com o estudo Workmonitor 2024 da Randstad, quase três quartos dos entrevistados (72%) consideram que treinamento e desenvolvimento são um fator importante para seus empregos atuais e futuros, e mais de um terço (36%) recusaria um emprego se não oferecesse oportunidades de desenvolvimento.

O mundo do trabalho está em constante mudança. Nos últimos anos, observamos muitas tendências que avançaram rapidamente, como o trabalho remoto, o emprego informal e a crescente lacuna de habilidades. As empresas que se destacam de seus concorrentes são aquelas que encontraram maneiras eficazes de desenvolver, motivar e recompensar seus colaboradores. 

Adotar uma mentalidade focada em habilidades para impulsionar os resultados permite que organizações e líderes assegurem que seus colaboradores estejam preparados e comprometidos com os próximos desafios.

 

Quer ter acesso a conteúdos como este? Inscreva-se em nossa newsletter e atualize-se mensalmente!

sobre o autor
image
image

Sander van ‘t Noordende

CEO global da Randstad