Os líderes de RH de hoje enfrentam diversos desafios em sua missão de buscar e contratar os melhores talentos. Em uma época na qual os negócios e as tecnologias estão sempre evoluindo, é difícil planejar em longo prazo. Até mesmo em curto prazo, a contínua escassez de talentos torna ainda mais complicado encontrar profissionais qualificados.
Fatores como alto número de colaboradores perto da idade de aposentadoria, aumento da procura por profissionais altamente qualificados e níveis de desemprego historicamente baixos em muitos países contribuem para a falta de candidatos qualificados à procura de seu próximo cargo ou função.
As empresas que enfrentam a escassez de talentos têm dificuldade em atender suas necessidades imediatas e correm o risco de estagnar com o passar do tempo.
De acordo com uma recente pesquisa da Gartner, realizada com 500 líderes empresariais em 40 países, a situação é tão grave para algumas empresas que 24% dos CEOs ao redor do mundo consideram a escassez de talentos como o principal fator capaz de prejudicar as perspectivas dos negócios.
Nesse cenário, os líderes buscam formas de melhorar o desempenho e a inteligência artificial (IA) generativa pode ser uma delas.
Com sua impressionante capacidade de analisar informações e gerar respostas, soluções e sugestões originais, as ferramentas de IA generativa podem aprimorar as habilidades existentes dos recrutadores e simplificar o trabalho diário, permitindo que esses profissionais produzam mais.
Apesar do potencial da IA generativa no recrutamento, a mesma pesquisa da Gartner constatou que:
- Apenas 22% dos líderes de RH afirmam estar altamente engajados em discussões sobre IA generativa na empresa.
- 76% dos líderes de RH estão preocupados em ficar defasados na empresa em termos de desempenho caso não adotem e implementem a IA generativa nos próximos 12 a 24 meses.
Neste artigo, veremos as principais vantagens para as equipes de recrutamento ao explorar aplicações de IA generativa em seus fluxos de trabalho. Esperamos que este documento inspire você a começar a testar a tecnologia no seu processo de recrutamento.
as ferramentas de IA podem aumentar a eficiência da equipe de recrutamento
Por mais bem-sucedidas que sejam as suas equipes, a maioria dos líderes de RH busca formas de otimizar os recursos já existentes. As ferramentas de IA podem ser uma opção, pois reduzem o trabalho manual. De acordo com um estudo da Indeed realizado em 2024, 68% dos tomadores de decisão no setor de RH acreditam que a IA seja capaz de acelerar o processo de recrutamento e muitos usuários de IA confirmam isso.
A IA pode aumentar a produtividade dos recrutadores e até mesmo remover tarefas simples e repetitivas de suas agendas, seja por meio de ferramentas gerais de bate-papo baseadas em IA para inspiração e validação ou aproveitando funções à base de IA incorporadas ao ATS existente.
Segundo o Índice Global de Adoção de IA de 2024 da IBM, esta é a razão pela qual quase um terço das empresas em todo o mundo considera utilizar ou já utiliza softwares de recrutamento por IA e processamento de linguagem natural para auxiliar suas operações de RH.
A escassez de habilidades faz com que recrutadores de todos os locais procurem soluções que possam aumentar sua taxa de sucesso. Mas isso ocorre em todos os setores e deixa os líderes de RH sem recrutadores talentosos suficientes para atender às suas necessidades atuais e futuras. Portanto, não é de se surpreender que o mesmo estudo da IBM tenha identificado que 41% das empresas globais pretendem utilizar a IA em suas operações de recrutamento e RH como forma de mitigar os efeitos da escassez de habilidades.
Recrutar está mais difícil do que nunca. Por esse motivo, líderes de RH que desejam multiplicar a capacidade de sua equipe e melhorar o desempenho devem avaliar as maneiras mais eficazes de implementar a IA.
quando utilizadas com responsabilidade, as ferramentas de IA podem aumentar a qualidade dos recrutamentos
Os recrutadores já utilizam recursos tecnológicos para encontrar os candidatos ideais há muito tempo. Mas diferentes tecnologias apresentam diferentes limitações. Por exemplo, ferramentas que verificam currículos com base em palavras-chave conseguem avaliar centenas de candidaturas e identificar candidatos qualificados em minutos. Mas e se a pessoa perfeita para o trabalho simplesmente não tiver utilizado as palavras-chave buscadas?
As impressionantes habilidades linguísticas das atuais ferramentas de recrutamento por IA podem impedir que candidatos como esses passem despercebidos. Devido à forma como foram desenvolvidas, essas ferramentas são mais eficazes em entender intuitivamente as sutilezas de um currículo ou carta de apresentação e se aproximar do real significado. Elas também são ótimas em compreender e combinar informações isoladas, avaliando o histórico completo do candidato de uma maneira surpreendentemente humana. Quando implementados corretamente, esses recursos permitem uma melhor correspondência entre o profissional e a vaga. Isso, por sua vez, resulta em recrutamentos mais bem-sucedidos. A IA pode até mesmo identificar candidatos promissores que sistemas de triagem mais simples possam ter ignorado, buscando candidatos com formações e experiências mais diversas.
No entanto, isso não significa que as ferramentas de IA também não tenham suas limitações ou que utilizar IA no recrutamento não envolva possíveis problemas éticos. Conforme ilustrado pelos relatos neste artigo da BBC, os recrutadores que confiam demais em suas ferramentas de IA podem acabar discriminando alguns candidatos devido ao viés algorítmico.
Com o uso adequado, a IA pode criar recrutadores mais eficazes e candidatos mais satisfeitos. No entanto, embora as ferramentas de recrutamento por inteligência artificial evoluam com o tempo, sempre será necessária uma rigorosa supervisão humana por parte de líderes de RH experientes e responsáveis para evitar vieses ou discriminação decorrentes do uso da IA.
as ferramentas de IA podem ajudar a fortalecer sua marca empregadora e atrair novos talentos
Há um aspecto específico da marca empregadora em que a IA pode ajudar. Conforme destacado neste artigo da Harvard Business Review, a reputação da sua empresa é possivelmente a parte mais importante da sua marca empregadora. A popularidade dos sites de avaliação de empregadores e o poder do boca a boca significam que uma única experiência ruim pode levar a danos significativos à marca.
Para os candidatos, uma das experiências ruins mais comuns é o chamado fenômeno “falta de retorno", quando um candidato se dedica em elaborar um ótimo currículo ou até mesmo participar de uma entrevista, mas acaba não recebendo nenhuma resposta do empregador.
A IA não é uma solução universal para danos à reputação, mas pode pelo menos eliminar o fenômeno “falta de retorno”. Quando respaldado pelas ferramentas certas, o engajamento automatizado com o candidato pode ser drasticamente melhorado com IA. Os recrutadores utilizam chatbots ou e-mails automáticos para realizar tarefas rotineiras, como agendar entrevistas ou fornecer atualizações por longos períodos, mas as mensagens geralmente são genéricas e robóticas. Agora, os recursos dos atuais modelos de linguagem de IA criam mensagens verdadeiramente personalizadas com o tom desejado.
Mesmo que um candidato não seja escolhido, uma resposta bem elaborada com um bom feedback pode ajudar a amenizar as coisas e, ao utilizarem a IA para recrutar de forma eficaz, as equipes de recrutamento podem garantir que cada candidato receba uma resposta. É uma maneira simples de promover a sua marca empregadora sem consumir seus recursos limitados de recrutamento.
comece a utilizar a IA generativa em seu processo de recrutamento - de forma responsável
Para que você comece a aproveitar alguns desses benefícios em seu processo de recrutamento, desenvolvemos um modelo de caso de uso de IA generativa.
Se você planeja utilizar a IA generativa para corrigir um problema em seu processo de recrutamento, consulte o modelo e preencha-o de forma colaborativa. Com ele, você poderá fazer as perguntas certas sobre seu caso de uso de inteligência artificial generativa e conseguirá identificar o real valor comercial desse uso, bem como os possíveis riscos e as principais métricas a serem utilizadas para medir o sucesso.
Certifique-se de usar a IA generativa de forma eficaz em seu processo de recrutamento.