Se você deseja desenvolver uma marca empregadora forte e formar uma equipe que impulsione a lucratividade e o sucesso da sua organização, é fundamental se concentrar em iniciativas de diversidade, equidade e inclusão (DEI). Estudos demonstram que uma representação ampla e equitativa de gêneros, idades, etnias, nacionalidades e planos de carreira em uma empresa pode torná-la mais inovadora e atrativa para os candidatos.
Investir nisso é uma grande vantagem para a sua organização, especialmente agora com o grande desafio que as empresas enfrentam para atrair e contratar os melhores talentos.
Além disso, estudos realizados por empresas como a McKinsey demonstram uma correlação entre diversidade e desempenho financeiro, ou seja, existe uma razão corporativa evidente para justificar a importância da diversidade no local de trabalho.
Se você busca implementar iniciativas de diversidade, mas não sabe quais os próximos passos, vale a pena considerar uma parceria com a Randstad.
Este artigo abordará como a nossa experiência pode ampliar a diversidade em sua organização, como podemos contribuir para o processo e as principais dificuldades que você pode enfrentar ao implementar essas mudanças de forma independente.
o que os profissionais esperam das iniciativas de DEI?
Para atrair o maior número possível de candidatos, é preciso saber o que eles buscam em um empregador.
Segundo o nosso estudo Workmonitor 2024, que ouviu mais de 27 mil profissionais de 34 países, mais de um terço (37%) dos entrevistados disseram que não trabalhariam para uma empresa que não estivesse comprometida com a melhoria da diversidade e equidade.
O mesmo estudo também constatou que quarenta por cento dos entrevistados da geração Z e 34% dos millennials disseram que seus empregadores não entendem sua geração. Alguns desses profissionais ainda estão nos estágios iniciais de suas carreiras, mas em breve serão a maioria no mercado de trabalho, portanto, os empregadores que não investirem em DEI terão dificuldade em atraí-los futuramente.
Sabemos, por experiência, que compreender as atitudes dos profissionais e adaptar-se a elas é fundamental para o sucesso da empresa em longo prazo. Essas informações são essenciais para o desenvolvimento de uma marca empregadora atrativa para os melhores talentos, um elemento-chave para o sucesso futuro da sua organização.
novas perspectivas sobre diversidade e inclusão no recrutamento
Se você deseja atrair talentos diversos, é importante que sua equipe de recrutamento seja composta por pessoas diversas e com diferentes experiências.
Sua equipe atual pode ser muito talentosa e altamente qualificada, mas há o risco de deixar algo passar se a experiência de todos for semelhante. Por exemplo, eles podem estar habituados a buscar candidatos nos mesmos espaços, como universidades ou eventos de contratação específicos. Além disso, podem promover vagas somente em uma plataforma, deixando de utilizar outras, por exemplo, focando somente no LinkedIn enquanto poderiam trabalhar também com o Instagram. Embora possam encontrar bons candidatos, eles podem perder uma parte significativa do banco de talentos simplesmente por não saberem que ele existe. Esses exemplos mostram os benefícios de ter uma equipe de recrutamento diversa, já que ter uma equipe com diferentes origens e experiências abrirá novos caminhos para a descoberta de talentos.
Trabalhar com uma parceira como a Randstad expandirá o conhecimento da sua equipe, além de apresentar uma visão nova e imparcial dos seus métodos de recrutamento. Uma organização experiente com uma nova perspectiva rapidamente identificará áreas de melhoria em seu processo que podem ter passado despercebidas. Focar na diversidade pode tornar o processo de recrutamento mais equitativo e promover a formação de equipes mais diversas.
Audra Jenkins, diretora de diversidade e inclusão da Randstad dos Estados Unidos, aconselha: “Comprometa-se em ter uma equipe diversa, com diferentes pontos de vista. Isso também faz com que a organização esteja mais antenada à diversidade de talentos.”
recrutamento estratégico para promover a diversidade do quadro de colaboradores
Outra recomendação da Audra Jenkins é adotar uma abordagem de “busca ativa e seleção” para atrair uma gama diversificada de talentos, em vez de simplesmente publicar a vaga e esperar que os candidatos se inscrevam.
Você terá acesso a tecnologias de RH que ajudarão a identificar os melhores meios para buscar profissionais que se encaixam nos perfis desejados. O recrutamento a partir de nosso banco de talentos, previamente aprovado e avaliado, também garante a tranquilidade de que qualquer profissional contratado terá as habilidades e a experiência necessárias para desempenhar a função com um alto nível de qualidade.
Se a sua empresa ainda não é diversa, é possível que sua marca empregadora não tenha a visibilidade desejada entre os grupos que você deseja atrair. O processo seletivo facilita a conexão com grupos que você não conseguiria alcançar por outros meios, grupos com os quais você ainda não tem relacionamento ou que ainda não conhecem sua empresa.
Quer ter acesso a conteúdos como este? Inscreva-se em nossa newsletter e atualize-se mensalmente!