A atração ou captação de talentos para as empresas está se tornando um desafio devido ao surgimento das redes sociais. Por isso, os empregadores buscam estratégias para manter um contato constante com candidatos. As novas tecnologias oferecem novos canais de comunicação pelos quais as empresas precisam se adaptar e reinventar novas formas de atrair talentos.

O recrutamento social ou social recruiting é uma nova ferramenta que as redes sociais oferecem às empresas para que possam ampliar as opções e possibilidades de atrair trabalhadores em potencial, fazendo com que o número de candidatos aumente significativamente.

Confira, a seguir, como essa nova forma de recrutamento funciona.

1. o que é o social recruiting?

O social recruiting é uma estratégia que as empresas utilizam para atrair novos talentos por meio das ferramentas oferecidas pelas redes sociais. Dessa maneira, é possível alcançar um número maior de candidatos, sendo uma oportunidade fundamental para encontrar o talento ideal.

Os departamentos de Recursos Humanos, em conjunto com os de Marketing e Vendas, abriram essa nova abordagem para começar a implementar este tipo de recrutamento dentro das empresas, tanto externa quanto internamente, buscando perfis que possam contribuir à empresa com suas habilidades ou competências a longo prazo, e não apenas soluções de curto prazo.

Por meio dessas novas ferramentas, as empresas tratam o processo seletivo como se fosse uma venda, onde, além de conhecer o perfil profissional do possível colaborador, o candidato também deve entender as oportunidades e o ambiente de trabalho que encontrará.

2. como funciona o recrutamento nas redes sociais?

O recrutamento por meio das redes sociais não serve apenas para verificar, no nível profissional, o que os possíveis candidatos informam em seus currículos, mas também para identificar e recrutar os talentos individuais dos candidatos, ou seja, suas habilidades e características pessoais que podem ser compartilhadas nas redes sociais.

Nas redes sociais, os futuros candidatos podem mostrar sua experiência profissional, suas competências e também suas preferências pessoais, o que dá ao empregador a chance de conhecer melhor o perfil do talento.

Atualmente, a maioria das pessoas utiliza as redes sociais para compartilhar fotos pessoais, gostos musicais ou filmes favoritos, fotos de viagens ou de seus animais de estimação, e até mesmo para expressar sentimentos e emoções no dia a dia.

Por essa razão, os recrutadores que atuam através das redes sociais têm a oportunidade de conhecer os candidatos de uma forma mais pessoal.

Assim, também é importante que as empresas apresentem seu perfil de forma clara e concisa, mantendo atualizadas as redes sociais utilizadas para divulgação. É fundamental incluir informações sobre as atividades da empresa, além de manter dados como: endereço físico, horário de funcionamento, e-mail, telefone de contato, entre outros.

Dentro do perfil corporativo nas redes sociais, também é relevante incluir imagens da empresa, de eventos realizados ou até mesmo da equipe de trabalho.

Por fim, o mais importante de tudo é manter o seu perfil constantemente atualizado, revisando e substituindo informações quando necessário. Participar de páginas de busca ou estar presente em plataformas como Facebook, Instagram ou LinkedIn também é algo que deve ser levado em conta.

Não se trata apenas de buscar, mas de atrair talentos para a sua empresa.

3. vantagens do social recruiting

Como empresa, quais benefícios podemos obter com o social recruiting? Confira abaixo:

  • Conhecer melhor o candidato.
  • Aumentar a interação de colaboradores por meio de compartilhamento de publicações ou curtidas nas postagens.
  • Compartilhar informações sobre a busca de candidatos ou sobre as atividades realizadas pela empresa.
  • Compartilhar fotos ou fazer comentários é uma excelente forma de divulgar a empresa.
  • Manter o perfil empresarial atualizado é essencial para garantir uma comunicação eficaz e contínua com os candidatos.
  • Durante o processo seletivo, é possível manter uma comunicação direta com os candidatos.
  • Os candidatos também podem interagir com colegas de trabalho.
  • Redução de custos com a equipe de recrutamento e otimização do tempo de busca.

4. desvantagens do social recruiting

Assim como o social recruiting tem suas vantagens, é importante saber que também existem desvantagens. É fundamental estar cientes delas.

As principais desvantagens são:

  • Nem todas as pessoas utilizam as redes sociais para buscar emprego.
  • Pode ocorrer uma saturação de currículos com perfis variados, incluindo pessoas que não têm as qualificações desejadas.
  • Pode haver duplicação das bases de dados.

As empresas que estão adotando o social recruiting, incorporando as redes sociais na busca por candidatos, estão obtendo maiores sucessos na busca por profissionais qualificados e competentes para as vagas abertas.

Além disso, elas podem entrar em contato com pessoas que não estão necessariamente em busca ativa de trabalho, mas que decidem realizar uma mudança profissional, captando talentos de outras empresas.

O social recruiting é uma excelente maneira de recrutar profissionais qualificados, pois permite avaliar os candidatos de maneira mais eficaz, proporcionando uma visão mais ampla de seu perfil profissional, hábitos, vida cotidiana e valores pessoais.

 

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