Sejamos francos: há poucos elementos mais prejudiciais à sua empresa do que a alta rotatividade de funcionários. Mas quando se trata de seus funcionários com os melhores desempenhos, aqueles que agregam valor na linha de frente desde o primeiro dia, a saída deles pode ser sentida de forma ainda mais acentuada. Basta verificar os dados deste estudo de Psicologia Pessoal:
Mas há mais em jogo do que resultados financeiros. Também estão em risco a carteira de clientes, os relacionamentos com os clientes, a continuidade dos negócios, a marca do empregador e a moral dos colaboradores. Sendo assim, você simplesmente não pode permitir que aqueles com os maiores desempenhos deixem sua empresa.
Dito isso, apontamos seis sugestões para colocar em prática hoje e manter esses profissionais de alto desempenho na empresa.
1) mantenha-os motivados
Com um mercado de trabalho tão acirrado e mais vagas de emprego disponíveis do que trabalhadores qualificados para preenchê-las, você deve perceber que seus melhores funcionários são candidatos passivos com grande capacidade de colocação no mercado.
Mas será que são mesmo passivos? Um estudo da Gartner constatou que 39% dos funcionários de alto desempenho buscam ativamente um novo emprego. Portanto, para manter seus principais talentos em longo prazo, certifique-se de que mantenham o interesse no trabalho que estão desempenhando — e que considerem que o trabalho deles agrega valor significativo às suas operações. Considere designá-los para liderar iniciativas de atividades fundamentais, tais como:
- expansão iniciativas de vendas e marketing a novos territórios.
- desenvolvimento de novos fluxos de trabalho que aumentem a eficiência nas fábricas.
- análise de novas ferramentas e tecnologias que reduzam o volume de processos manuais em contabilidade e finanças.
Seus melhores talentos são inteligentes e motivados, por isso é vital manter interessantes os trabalhos que realizam e conferir-lhes meios para exercer liderança.
2) reconheça as realizações
Não há nada pior àqueles que apresentam resultados continuamente do que não receber o reconhecimento merecido. E como seus funcionários de alto desempenho desejam ser recompensados? De acordo com um estudo da revista Harvard Business Review, a remuneração, os bônus e o reconhecimento da gerência estão entre as 10 recompensas mais valorizadas.
Então, vamos supor que você já esteja atendendo a todas as necessidades quando se trata de:
- remuneração;
- benefícios, incluindo plano de saúde, férias e feriados remunerados;
- horários de trabalho flexíveis;
- oportunidades de trabalho remoto/de casa (aliás, essas modalidades de trabalho não são mais consideradas benefícios adicionais e sim necessidades).
Para manter esses melhores talentos em sua empresa, é preciso ir além de um e-mail de agradecimento ou gratificações trimestrais. Em vez disso, ofereça oportunidades alinhadas ao valor que eles agregam para a empresa, tais como:
- fazendo uma apresentação a seu conselho sobre um projeto recente liderado por eles;
- liderando um retiro corporativo, que os posicione como líderes importantes em sua organização;
- ofereça oportunidades para eles se manifestarem em conferências ou eventos do setor.
Você não apenas reconhecerá a experiência deles, mas também fornecerá uma plataforma para inspirar colegas a obter sucesso em suas próprias funções.
3) abra caminho para o desenvolvimento de carreira
Funcionários de alto desempenho são pessoas naturalmente curiosas, por isso, não desejam permanecer na mesma função com a mesma lista de tarefas por muito tempo, o que torna essencial que saibam qual é o caminho para crescer dentro da empresa — caso contrário, buscarão essa oportunidade em outro local.
De acordo com o nosso mais recente estudo Marca Empregadora, desenvolvimento de carreira é o fator mais relevante para 75% dos trabalhadores brasileiros na hora de escolher um emprego. Por isso, ao assumirem o cargo, faça uma reunião com eles para traçar uma estratégia interna de carreira que inclua:
- parâmetros distintos para indicar o progresso e o desempenho
- marcos evidentes para o avanço, para que saibam exatamente o que precisam alcançar para receber uma promoção
- oportunidades para expandir conjuntos de competências por meio de educação continuada e desenvolvimento profissional
Se souberem que você está investindo no futuro deles, eles se sentirão mais valorizados e comprometidos em tornar sua organização tão bem-sucedida quanto possível.
4) ofereça uma experiência de integração excepcional
Seu processo de recrutamento e integração é a primeira impressão deixada em um novo contratado por sua organização, por isso faz muito sentido que 70% dos trabalhadores tenham maior probabilidade de permanecer em uma empresa por mais de três anos se o processo de candidatura houver sido tranquilo. Desde a experiência do usuário com a candidatura no portal de empregos até o programa de integração de novos contratados, torne cada etapa um processo inteligente e contínuo, que reflita a eficácia de seus negócios e suas operações.
Embora você queira garantir que seus funcionários tenham o treinamento, coaching e suporte necessários para obter as primeiras realizações e se posicionarem dentro da empresa, mantenha essas linhas de comunicação abertas por bastante tempo além das primeiras semanas de integração. Mostrar seu comprometimento e investimento no funcionário por meio de oportunidades e verificações regulares para oferecer feedback contribuirá bastante para fazê-lo se sentir ouvido — e capacitado para melhorar seu ambiente de trabalho.
5) conheça-os como indivíduos
Os melhores talentos estão cientes de como trabalham melhor e o que os motiva a ter êxito. E embora sejam mais propensos a ser autônomos, também esperam que seus gerentes os ajudem a crescer. Então, quais são alguns dos primeiros passos a serem considerados?
- reúna-se com eles individualmente para desenvolver uma compreensão significativa de seus objetivos de carreira, como se mantêm motivados e o que precisam de você e da organização para ter sucesso.
- em seguida, adapte seu estilo de gerência e fluxos de trabalho de forma correspondente para lhes oferecer o suporte, o espaço e o incentivo necessários.
Por exemplo, alguns profissionais de alto desempenho podem valorizar a autonomia, enquanto outros prosperam com colaboração e interação pessoal regular. Quando se trata de maximizar o valor deles no local de trabalho, certifique-se de aproveitar seus pontos fortes como indivíduos.
6) forme uma equipe de sucesso
Sim, seus melhores talentos ultrapassam regularmente suas metas de vendas e vão sempre além do que é solicitado, mas o restante de sua equipe é uma operação de sucesso? Ninguém gosta de ser prejudicado pelo insucesso dos outros, portanto, certifique-se de que haja um desempenho uniforme em toda a equipe.
Lembre-se de que funcionários com baixo desempenho têm muito mais probabilidade de permanecer em suas funções por mais tempo e perder o interesse, ao passo que funcionários ótimos aproveitarão seu histórico e capacidade de colocação no mercado para, em última análise, empregar seus talentos em uma colocação melhor. Portanto, certifique-se de que todos estejam contribuindo com valor para manter os melhores talentos satisfeitos.
Fique atento também a padrões duplos quando se trata de reconhecer o desempenho e as realizações. Se um funcionário de baixo desempenho e um funcionário de alto desempenho obtiverem ambos um aumento de 10% neste ano, isso pode provocar desinteresse e ressentimento em seu funcionário de alto desempenho.
obtenha os melhores – e mantenha os melhores
Como discutido acima, recrutar os melhores talentos é simples — mas mantê-los interessados, leais e comprometidos é algo muito mais complexo. Ainda assim, tomar a iniciativa para melhorar áreas problemáticas, como a cultura do local de trabalho e o interesse dos funcionários, pode contribuir para melhorar a moral dos funcionários — e, ao mesmo tempo, manter bons resultados financeiros. Se estiver em busca de um parceiro de contratação com uma rede nacional, os melhores talentos e experiência para encontrar os candidatos ideais a sua cultura, entre em contato conosco para começarmos a trabalhar juntos hoje.