Como empregador, aumentar a retenção de talentos é sempre um objetivo importante. Ao longo de sua permanência na empresa, os colaboradores acumulam expertise e constroem parcerias que são difíceis de substituir quando deixam a organização. No setor de manufatura, esse conhecimento pode ser especialmente valioso quando surgem problemas na produção.

No entanto, a retenção de talentos será ainda mais desafiadora com a crescente presença da Geração Z na força de trabalho – grupo formado por pessoas nascidas entre 1997 e 2012. Esses profissionais tendem a mudar de emprego com mais frequência do que seus colegas mais experientes, e certos aspectos da indústria manufatureira podem torná-la menos atrativa, ampliando o desafio de retenção nesse setor.

Neste artigo, vamos analisar por que a Geração Z troca de emprego com frequência, como isso afeta a indústria de manufatura e quais medidas sua empresa pode adotar para reter esses profissionais.

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a atitude da geração z em relação à troca frequente de empregos

Estatísticas sobre a troca frequente de empregos pela Geração Z são difíceis de encontrar, de acordo com nosso estudo Workmonitor, 44% dos pediriam demissão se o empregador não oferecesse oportunidades para preparar suas habilidades para o futuro (41% global)

Womale operating a touch-screen display.
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Mas, em vez de um sinal de deslealdade, a Geração Z enxerga a rotatividade de empregos como um caminho natural para progredir rapidamente em suas carreiras. Quando questionados sobre o futuro, os jovens afirmam que planejam mudar de carreira pelo menos três vezes ao longo de sua vida profissional, mais do que todas as gerações anteriores. Além disso, apenas 13% pretendem permanecer mais de quatro anos em seu trabalho atual.

Alguns empregadores ainda enxergam a rotatividade de empregos como uma característica negativa em um candidato — mas, se quiserem garantir uma força de trabalho no futuro, talvez precisem mudar essa percepção.

os desafios da rotatividade de empregos da geração z para o setor de manufatura

Os empregadores do setor de manufatura que desejam aproveitar os pontos fortes da Geração Z podem precisar aceitar sua atitude mais flexível em relação à troca de empregos. No entanto, devem estar preparados para enfrentar alguns desafios:

  • custos de contratação elevados — os benchmarks para o custo exato de contratação de um único colaborador variam, mas dados recentes da Society for Human Resource Management (SHRM) indicam uma média de US$ 4.700 (€ 4.200) por contratação. Quando se considera a complexidade adicional dos cargos no setor de manufatura e o treinamento prático necessário, esse valor pode ser ainda maior. Se esse investimento for feito em um trabalhador que constrói uma carreira longa e bem-sucedida na empresa, ele pode ser considerado um dinheiro bem aplicado. No entanto, se o novo contratado sair após um ou dois anos, o retorno sobre esse investimento pode não ter sido alcançado — e a empresa terá que gastar o mesmo valor para treinar um substituto.
  • agravamento da escassez de talentos — todos os setores enfrentam a atual escassez de talentos, mas o setor de manufatura tem sido particularmente impactado. Atualmente, mais de um quarto das empresas manufatureiras na Europa sofre com a falta de mão de obra, um número que disparou em comparação com menos de uma em cada dez em 2012. A escassez de profissionais qualificados compromete as operações diárias e dificulta a expansão das empresas. E quando os profissionais da Geração Z que você conseguiu recrutar deixam a empresa, eles levam consigo seu conhecimento e experiência, agravando ainda mais o problema da falta de talentos.
  • equipes menos integradas — resolver problemas em operações complexas de manufatura exige colaboração entre diferentes departamentos e uma equipe com um conjunto diversificado de habilidades. Nenhum profissional detém todas as respostas sozinho — em vez disso, os colaboradores trabalham juntos para encontrar soluções duradouras. Isso se torna mais fácil com um grupo experiente, que já tem um histórico de trabalho em equipe. No entanto, quando a taxa de rotatividade é alta e a composição da equipe muda constantemente, pode ser mais difícil alcançar soluções eficazes.
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fatores que impulsionam a rotatividade na indústria de manufatura

A maioria dos estudos de referência sobre rotatividade de profissionais posiciona a indústria de manufatura em um nível intermediário. Dados oficiais do Reino Unido e dos Estados Unidos indicam que a taxa de rotatividade no setor não é significativamente maior nem menor do que a média nacional.

No entanto, ao analisarmos apenas a Geração Z, surgem fatores específicos que podem aumentar a probabilidade de trocarem de emprego em um curto período de tempo:

Muitos profissionais da Geração Z ingressaram no mercado de trabalho durante a pandemia, período em que o trabalho remoto deixou de ser apenas um benefício desejado para se tornar uma realidade cotidiana. Por isso, não é surpreendente que essa geração esteja muito mais propensa do que as anteriores a considerar o trabalho remoto um fator decisivo na escolha de um emprego. A necessidade de trabalho presencial nos cargos de manufatura provavelmente é um dos principais motivos que levam os colaboradores da Geração Z a deixar o setor.

alguma possibilidade de trabalho remoto e inegociavel
alguma possibilidade de trabalho remoto e inegociavel
  • A manufatura sofre com um problema de imagem. Muitos jovens trabalhadores acreditam que as oportunidades de crescimento na indústria são limitadas e que o setor tem uma reputação de baixa sustentabilidade ambiental. Não é surpreendente que membros da Geração Z, que valorizam o avanço na carreira e a sustentabilidade, tenham maior probabilidade de buscar oportunidades em outras indústrias. 
  • Uma pesquisa da Deloitte sobre as ambições de carreira da Geração Z revelou que esses profissionais preferem trabalhar em empresas e setores que fazem parte do seu dia a dia. Isso pode ser uma vantagem se sua empresa fabrica produtos reconhecidos pelo público, mas, se você atua com produtos B2B de nicho, pode ser mais difícil despertar o interesse da Geração Z. Uma comunicação eficaz e uma marca empregadora bem estruturada podem ajudar, mas ainda assim, os profissionais da Geração Z podem ser atraídos por outras empresas que pareçam mais alinhadas às suas referências pessoais.

descubra o que motiva a geração z no ambiente de trabalho

Se você deseja atrair mais profissionais da Geração Z e aumentar a retenção dos que já fazem parte da sua equipe, é necessário implementar algumas mudanças na sua organização. A Geração Z compartilha necessidades básicas com o restante da força de trabalho, como salários justos e um ambiente de trabalho agradável. No entanto, há valores específicos que os diferenciam de seus colegas mais experientes. Baixe nosso infográfico sobre os principais motivadores de carreira da Geração Z para entender o essencial — e sinta-se à vontade para personalizá-lo e utilizá-lo em suas apresentações ao tornar seu processo de recrutamento mais alinhado a essa geração.

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sobre o autor
monica souza
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mônica souza

diretora da randstad operational

Mônica é diretora da Randstad Operational, divisão que atua no recrutamento e seleção de vagas permanentes e temporárias para posições administrativas, técnicas e operacionais. Em seus mais de 15 anos de carreira, tem passagens por corporações como RH Internacional e Itaú Unibanco, atuando no desenvolvimento de negócios e na liderança de equipes para a implementação de projetos estratégicos com foco em soluções de recursos humanos.

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