Nos últimos anos, os avanços nas ferramentas de IA tradicional e generativa  influenciaram bastante o setor de recrutamento. A colaboração entre humanos e IA já está ajudando empresas no processo de contratação e candidatos a serem contratados. Além disso, algumas organizações utilizam a IA para automatizar e simplificar tarefas comuns de recrutamento.

As ferramentas atuais de IA conseguem compreender grandes quantidades de informações e gerar novos conteúdos de uma forma surpreendentemente humana, sem contar que estão sendo aperfeiçoadas a cada dia. Isso levanta uma questão importante para diversas empresas e recrutadores – qual será o papel dos humanos no processo de recrutamento realizado por IA nos próximos meses ou anos?

Neste artigo, mostraremos que os recrutadores humanos não se tornarão obsoletos tão cedo. O impacto da IA no recrutamento é gigantesco e a tecnologia pode tornar os recrutadores mais eficazes, mas não os substituirá totalmente.

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o bom relacionamento entre candidato e recrutador é exclusivo do ser humano

O recrutamento é, por essência, uma atividade centrada nas pessoas. Em muitos casos, o recrutador precisa entender os desejos, as perspectivas e as motivações das empresas para as quais trabalha e dos candidatos que recruta. Nesse aspecto, ter um relacionamento sólido baseado em uma comunicação clara é essencial. E, geralmente, relacionamentos interpessoais próximos resultam em recrutamentos mais bem-sucedidos.

Mesmo nos casos em que o relacionamento entre o candidato e o recrutador é estritamente profissional, a maioria das pessoas concorda que um rosto simpático e uma certa dose de conexão humana permitem melhores resultados. E isso é comprovado cientificamente. Em um estudo publicado no Personnel Review, um periódico de RH, os pesquisadores conseguiram provar em laboratório que os talentos reagem melhor a um recrutador amigável.

Os resultados mostraram que os participantes do teste que interagiram com um recrutador amigável em uma entrevista simulada “foram mais atraídos pelo recrutador, perceberam a oportunidade de emprego como mais desejável e estavam mais dispostos a buscar a oportunidade de emprego”.

As ferramentas de IA podem reduzir a carga de trabalho manual dos recrutadores, mas não conseguem criar a conexão humana que aprimora o processo de recrutamento – o que nos leva ao próximo ponto.

os candidatos confiam mais em recrutadores humanos do que em sistemas de IA

As pessoas não querem estabelecer um relacionamento duradouro com recrutadores criados por IA por uma razão simples: elas não confiam na IA. Isso foi demonstrado em diversas pesquisas, principalmente em um estudo global realizado em 2023 pela KPMG e Universidade de Queensland, denominado 'Confiança na Inteligência Artificial'.

Segundo o estudo, três em cada cinco pessoas têm receio em confiar em sistemas de IA, e 67% dos entrevistados relataram uma aceitação “baixa” ou “moderada” da tecnologia. A grande maioria dos entrevistados reconheceu que a IA traz uma série de benefícios, mas apenas metade acredita que os benefícios superam os riscos.

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O estudo também analisou os níveis de confiança do público em diferentes aplicações de IA. A maioria dos entrevistados não demonstrou preocupação em relação ao uso da inteligência artificial para aperfeiçoar diagnósticos médicos, mas o RH foi a área na qual as pessoas menos confiam no uso da tecnologia. 

O relatório do estudo não analisou as causas desse ceticismo em relação à contratação por meio da IA, mas os números mostram que é improvável que candidatos e empresas queiram trabalhar com um recrutador que utiliza a inteligência artificial em excesso. Além disso, notícias sobre ferramentas avançadas de IA que discriminam certos candidatos ajudam a aumentar essa desconfiança que provavelmente persistirá em um futuro próximo.

male and female looking at phone while sitting on a bench on a train platform.
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será difícil para a IA obter a experiência necessária para um recrutamento especializado

As ferramentas de IA generativa mais conhecidas atualmente conseguem trazer benefícios porque são “treinadas” com base em conjuntos de dados extremamente volumosos, criados a partir de conteúdo extraído da Internet, livros e periódicos de pesquisa. Quando confrontadas com uma pergunta, essas ferramentas conseguem recorrer instantaneamente a esse enorme banco de conhecimento e fornecer uma resposta útil em quase todas as ocasiões.

No entanto, o conhecimento necessário para realizar um recrutamento eficaz em cargos especializados ou de nicho frequentemente não está disponível em conjuntos de dados tradicionais. Informações sobre as necessidades exclusivas de uma empresa, os objetivos e desejos dos candidatos e empregadores envolvidos, e detalhes sobre os produtos, serviços e estratégias de negócios de uma empresa não podem ser reunidos e estruturados por um grande modelo de linguagem (LLM). 

O futuro da IA no recrutamento está na otimização do fluxo de trabalho com a realização de tarefas repetitivas e disponibilização de feedback, e inspiração de forma instantânea. Interagir com a IA é uma ótima maneira de os recrutadores conseguirem o suporte de que precisam em um ambiente cada vez mais exigente. No entanto, para construir relacionamentos e obter as melhores correspondências possíveis, recrutadores humanos serão indispensáveis. 

À medida que a IA evolui, a profissão de recrutamento poderá envolver menos tarefas administrativas e mais o uso de conhecimento específico para orientar empresas e candidatos na direção certa. E já é possível ver isso na prática. De acordo com dados da empresa de análise de RH, Aptitude Research, 42% dos recrutadores acreditam que com o uso da IA poderão se concentrar mais no recrutamento estratégico e no planejamento do que nas tarefas rotineiras.

saiba mais sobre atitudes em relação à IA no mercado de trabalho

A IA exerce um impacto significativo no recrutamento, assim como em outros setores. Mas as empresas que a utilizam com responsabilidade não precisam temer os efeitos em seus colaboradores. Baixe nosso relatório resumido sobre IA e o mercado de trabalho para obter informações sobre as atitudes dos profissionais em relação à inteligência artificial, possíveis casos de uso de IA no recrutamento e nossas recomendações a empregadores que desejam aproveitar todo o potencial que a IA tem a oferecer.

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sobre a autora
monica souza
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mônica souza

diretora da randstad operational

Mônica é diretora da Randstad Operational, divisão que atua no recrutamento e seleção de vagas permanentes e temporárias para posições administrativas, técnicas e operacionais. Em seus mais de 15 anos de carreira, tem passagens por corporações como RH Internacional e Itaú Unibanco, atuando no desenvolvimento de negócios e na liderança de equipes para a implementação de projetos estratégicos com foco em soluções de recursos humanos.

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