Conforme a presença da inteligência artificial se intensifica no trabalho, grandes empresas passaram a documentar, por meio dos princípios de IA, sua atitude em relação à tecnologia. Esses princípios visam orientar o uso da IA na empresa e definir para os colaboradores como a organização acredita que a IA deve ser utilizada.

o que é Talent advisor services

baixe o modelo de princípios de IA e comece a criar os seus próprios princípios.

baixar

Ter um conjunto bem formulado de princípios de IA é extremamente benéfico para a sua organização, independentemente se ela utiliza IA diariamente ou se está apenas começando. Este artigo não deve ser considerado uma consultoria jurídica e não oferecemos serviços de consultoria em IA. Entretanto, gostaríamos de compartilhar as experiências internas que tivemos em relação aos princípios de IA, explicar o que são e como desenvolvê-los, bem como demonstrar seus benefícios quando implementados de forma bem-sucedida.

a função dos princípios de IA

Diferentemente de uma política formal de inteligência artificial estabelecida na empresa, seus princípios de IA não devem ser um conjunto de regras a serem seguidas à risca. Em vez disso, devem ser um conjunto de declarações e aspirações que descrevem a filosofia de IA da sua empresa. Devem orientar os colaboradores, não dar ordens. Ao ler os princípios, todos devem compreender intuitivamente a atitude da empresa em relação às diferentes ferramentas de IA e casos de uso.

Por exemplo, seus princípios podem afirmar que os humanos devem sempre supervisionar as atividades nas quais ferramentas de IA são utilizadas para tomar decisões, mas provavelmente não especificarão o processo de supervisão a ser adotado. Esses detalhes podem ser abordados na política de IA ou em outro documento interno de gestão.

É inviável estabelecer uma lista com regras para cada aplicação possível da IA. Portanto, seus princípios devem facilitar a avaliação, por parte dos colaboradores, de possíveis casos de uso de IA e se são apropriados ou não.

Smiling male sitting at his dining table with a drink and his laptop. Looking away. Kitchen in the background.
Smiling male sitting at his dining table with a drink and his laptop. Looking away. Kitchen in the background.

como desenvolver seus princípios de IA

obtenha inspiração

Não é preciso começar do zero. A OCDE é uma das fontes a serem consultadas ao abordar a atitude da sua empresa em relação à IA. Você também pode se inspirar em gigantes da tecnologia. Empresas como GoogleMicrosoft divulgaram seus princípios de IA. Se você está procurando elementos básicos para incluir em seus princípios, comece por aí. Nosso próprio conjunto de princípios de IA também pode ser uma fonte de inspiração. Essas empresas podem ser muito diferentes da sua, mas o compromisso com a IA ética e focada no ser humano deve ser compartilhado por todas as organizações.

forme uma equipe diversificada com membros de todas as partes da empresa

A tarefa de criar os princípios de IA não deve ser deixada apenas para uma pessoa. Diferentes departamentos usarão ferramentas de IA de maneiras muito distintas, e todas essas perspectivas precisam ser consideradas para que seus princípios sejam relevantes para a empresa. Por exemplo, as equipes de marketing já estão utilizando ferramentas de IA generativa para ajudar na redação de textos para publicações em redes sociais ou artigos em blogs. Os departamentos financeiros podem estar utilizando IA para detectar anomalias nas contas. A IA é uma tecnologia complexa que não se resume a uma única ferramenta. Ao tomar decisões relacionadas à inteligência artificial, é importante obter informações sobre o uso diário da tecnologia com colaboradores de diferentes áreas da empresa.

lembre-se dos valores da empresa

Para serem efetivos, seus princípios de IA precisam ser relevantes para os colaboradores e estarem incorporados na organização. Portanto, em vez de desenvolver algo totalmente novo, observe os princípios existentes da empresa. Eles podem estar presentes nos valores, nos princípios de negócios, nas diretrizes da marca ou nos documentos que descrevem a missão e visão. De todo modo, é bastante provável que sejam uma ótima fonte de material para suas diretrizes de IA. Por exemplo, se a colaboração é um dos principais valores da sua empresa, enfatize sua importância no uso das ferramentas de IA. Na prática, isso pode incluir revisar e validar de forma colaborativa as decisões tomadas pelas ferramentas de inteligência artificial antes de serem realmente implementadas.

o que é Talent advisor services

baixe o modelo de princípios de IA e comece a criar os seus próprios princípios.

baixar

os efeitos de criar princípios de IA para sua empresa

eles ajudam os colaboradores a se tornarem usuários independentes e confiantes de IA 

Nossos próprios números mostram que os colaboradores geralmente têm uma opinião positiva sobre o impacto da inteligência artificial em seus empregos. Contudo, outros estudos, como o relatório da OCDE, indicaram grande preocupação por parte de alguns profissionais em relação ao impacto da IA na estabilidade de seus empregos em longo prazo. Ao indicar uma atitude equilibrada e construtiva em seus princípios de IA, é possível contrabalancear essa preocupação. Além disso, ao definir em quais situações e tarefas a inteligência artificial deve e não deve ser utilizada, a sua empresa incentiva os colaboradores a empregá-la e a aprenderem mais sobre ela com confiança. Se formulados e implementados corretamente, seus princípios de IA podem criar um ambiente no qual é possível aproveitar os benefícios.

você maximizará os benefícios da IA e minimizará as desvantagens

Ferramentas de IA generativa e a última geração de softwares baseados em IA são capazes de aumentar a criatividade, a produtividade e a eficiência. Os profissionais que já utilizam essas ferramentas podem confirmar sua eficácia em simplificar tarefas repetitivas, processar grandes quantidades de dados complexos ou remover bloqueios criativos. Sua empresa pode se beneficiar muito com a IA, mas apenas se ela for empregada corretamente. Quando os colaboradores entendem e aceitam os princípios de IA da empresa, eles começam a perceber as vantagens e aprendem a evitar usos possivelmente negativos que podem prejudicar a organização em vez de fazê-la progredir.

prepara a sua organização para o futuro, deixando-a pronta para receber os avanços da IA

Seus princípios de IA devem ser uma descrição da abordagem geral da empresa em relação à tecnologia, e não uma lista de regras específicas. Portanto, os seus princípios devem permanecer relevantes mesmo conforme a tecnologia avança e se desenvolve. Isso não significa que você nunca precisará fazer mudanças, e sim que conceitos básicos como transparência, supervisão e comportamento ético continuarão sendo relevantes mesmo após o lançamento de novas e poderosas ferramentas.

comece a formular os seus próprios princípios de IA

Criar os próprios princípios de IA pode ser extremamente benéfico para as empresas. Para ajudar você a começar, criamos um modelo de princípios de IA. Ele tem como base nosso próprio conjunto de princípios. É sempre um desafio começar do zero, então você terá a vantagem de utilizar o modelo como um ponto de partida para seu próprio trabalho. Sinta-se à vontade para adicionar ou adaptar os pontos sugeridos e transformar o modelo em algo que faça sentido para a sua organização à medida que começa a explorar a IA.

9. podem preparar sua empresa para o futuro da IA 

Hoje, todos sabem da importância da privacidade e todas as empresas abrangidas pelo GDPR (Regulamento Geral de Proteção de Dados da União Europeia) precisam ter uma política de privacidade em vigor. Isso nos faz pensar que, no futuro, as empresas também podem precisar de uma política de IA para o benefício de seus clientes, fornecedores, colaboradores e outros com quem têm relacionamento. Essa realidade pode parecer distante, mas investir na conformidade com a IA agora, colocará você em uma posição mais favorecida no futuro.

10. contribuem para a cultura de uso responsável da IA

O uso responsável da IA significa implementá-la de maneira ética e positiva de maneira que beneficie as pessoas e aprimore suas capacidades existentes – em vez de substituí-las completamente. Os desenvolvedores de ferramentas de inteligência artificial e as principais empresas que as utilizam focam cada vez mais na IA responsável para obter seus benefícios e minimizar seus possíveis riscos. 

Criar seus próprios princípios ou uma política de IA é relativamente fácil em comparação com o desenvolvimento de uma cultura de IA responsável dentro da empresa. No entanto, uma vez que essa cultura esteja estabelecida, seus princípios e políticas podem atuar como um ponto de referência comum e fornecer respostas a seus colaboradores.

Para começar, baixe nosso fluxograma para identificar se a sua empresa utiliza a inteligência artificial de maneira responsável. Se esse assunto é novidade para você, o fluxograma apresenta uma lista de perguntas com ‘sim ou não’ como resposta para você entender se um determinado caso é considerado uso responsável da IA e fornece dicas sobre como utilizar a tecnologia de maneira mais ética e eficaz. 

sobre a autora
monica souza
monica souza

mônica souza

diretora da randstad operational

Mônica é diretora da Randstad Operational, divisão que atua no recrutamento e seleção de vagas permanentes e temporárias para posições administrativas, técnicas e operacionais. Em seus mais de 15 anos de carreira, tem passagens por corporações como RH Internacional e Itaú Unibanco, atuando no desenvolvimento de negócios e na liderança de equipes para a implementação de projetos estratégicos com foco em soluções de recursos humanos.

mantenha-se atualizado nas últimas notícias, tendências e relatórios sobre recrutamento e mercado de trabalho.

cadastre-se