Provavelmente seus colaboradores já utilizam ferramentas de IA para otimizar o trabalho diário, independentemente do porte ou setor da sua empresa. Essas ferramentas ficam mais poderosas a cada dia e têm o potencial de aprimorar as habilidades existentes dos membros de sua equipe. Mas com a propagação do uso dessa tecnologia, os riscos em potencial aumentam.

Por esse motivo, é hora de sua empresa estabelecer um posicionamento claro sobre a IA. Por meio de uma política de IA combinada com um conjunto de princípios de IA, sua empresa pode definir ambições, regras e expectativas claras para seu uso dentro da organização – criando confiança e clareza internamente, assim como uma base de conformidade com a IA.

people

baixe o fluxograma para identificar se sua empresa utiliza a IA de maneira responsável.

baixar

Este artigo não constitui uma consultoria jurídica, mas com base em nossa experiência em IA, abordaremos os principais motivos para desenvolver uma política e um conjunto de princípios de IA para motivar você a implementá-los em sua empresa.

1. representam um aspecto importante da conformidade jurídica 

As preocupações com a propriedade intelectual aumentaram à medida que a IA generativa se torna mais poderosa, e em breve algumas jurisdições estabelecerão uma legislação específica para a inteligência artificial. Quando combinada com capacitação e aplicação eficazes, uma política de IA pode definir uma estrutura clara de expectativas e manter a transparência da sua empresa.

2. criam um entendimento comum da tecnologia

É fácil dizer que os colaboradores devem utilizar a IA de maneira “responsável” ou “aceitável”. Mas o que isso realmente significa? A definição pode variar dependendo da pessoa que utiliza a ferramenta de inteligência artificial, da tarefa para a qual está utilizando ou do departamento em que trabalha. Definir esses termos em uma política possibilita que todos recebam as informações necessárias desde o início.

construir um ambiente de trabalho positivo por meio da experiência do colaborador.
construir um ambiente de trabalho positivo por meio da experiência do colaborador.

3. alinham o uso da IA com os valores da sua empresa

A maioria das empresas inclui em sua lista de valores fundamentais a confiança, a segurança e o comportamento ético, e todas as iniciativas de IA devem estar alinhadas a esses valores. Criar e compartilhar um conjunto de princípios e uma política universal de IA orienta o uso da tecnologia em sua organização e garante que sua empresa corrobore com o uso da inteligência artificial.

4. podem ajudar você a utilizar todo o potencial da IA

Apesar de toda essa cautela, a IA moderna é uma ferramenta incrivelmente poderosa, com usos extremamente benéficos em quase todas as áreas da sua empresa – do marketing à pesquisa e desenvolvimento. Quando implantada em conjunto com um treinamento eficaz, uma política ou um conjunto de princípios de IA, possibilita o uso da tecnologia em todo o seu potencial, reduzindo o risco de uso indevido.

5. podem ajudar a manter a reputação da empresa

A mídia adora histórias sobre erros embaraçosos decorrentes do uso da IA – como a notícia da advogada que incluiu casos completamente fictícios em documentos jurídicos enviados a um tribunal canadense após fazer sua pesquisa com uma ferramenta popular de IA. Erros como esses podem prejudicar gravemente a reputação da sua empresa. Uma política por si só não pode impedir totalmente o uso indevido da IA, mas quando implementada em conjunto com treinamento de qualidade, isso pode ser evitado, criando uma consciência dos riscos da IA e estabelecendo um processo de mitigação de riscos – por exemplo, exigindo em sua política que as sugestões geradas por IA sejam cuidadosamente revisadas por um humano.

people

baixe o fluxograma para identificar se sua empresa utiliza a IA de maneira responsável.

baixar

6. aumentam a confiança dos colaboradores

A IA não é uma tecnologia nova, mas suas ferramentas nunca foram tão poderosas e fáceis de utilizar como agora. O cenário moderno da inteligência artificial ainda está em evolução e muitos profissionais querem aprender mais sobre como essas ferramentas podem ajudá-los em seu trabalho. Ao definir os princípios e limites em um documento oficial, você concede a eles uma base sólida e confiança para começarem a testar a tecnologia dentro dos limites previamente estabelecidos. 

7. expandirão seu conhecimento sobre IA

A criação de uma política eficaz abrange a investigação dos possíveis riscos legaisdesafios de dadosquestões éticas envolvidos no uso da IA. Durante esse processo, você entenderá o papel da inteligência artificial na sua empresa – e, como resultado, você e seus colaboradores aprenderão a utilizar a IA da melhor maneira.

8. fortalecem sua marca empregadora

Apesar de seu impacto global, grandes empresas ainda não se posicionaram em relação à IA. Mas, ao seguir o exemplo da Randstad,compartilhando seus princípios de IA externamente, sua empresa demonstrará aos colaboradores e candidatos que é moderna, inovadora e que se adapta rapidamente ao mundo ao seu redor – uma qualidade positiva em qualquer empregador.

Woman smiling while sitting behind her desk, screens displaying financial information.
Woman smiling while sitting behind her desk, screens displaying financial information.

9. podem preparar sua empresa para o futuro da IA 

Hoje, todos sabem da importância da privacidade e todas as empresas abrangidas pelo GDPR (Regulamento Geral de Proteção de Dados da União Europeia) precisam ter uma política de privacidade em vigor. Isso nos faz pensar que, no futuro, as empresas também podem precisar de uma política de IA para o benefício de seus clientes, fornecedores, colaboradores e outros com quem têm relacionamento. Essa realidade pode parecer distante, mas investir na conformidade com a IA agora, colocará você em uma posição mais favorecida no futuro.

10. contribuem para a cultura de uso responsável da IA

O uso responsável da IA significa implementá-la de maneira ética e positiva de maneira que beneficie as pessoas e aprimore suas capacidades existentes – em vez de substituí-las completamente. Os desenvolvedores de ferramentas de inteligência artificial e as principais empresas que as utilizam focam cada vez mais na IA responsável para obter seus benefícios e minimizar seus possíveis riscos. 

Criar seus próprios princípios ou uma política de IA é relativamente fácil em comparação com o desenvolvimento de uma cultura de IA responsável dentro da empresa. No entanto, uma vez que essa cultura esteja estabelecida, seus princípios e políticas podem atuar como um ponto de referência comum e fornecer respostas a seus colaboradores.

Para começar, baixe nosso fluxograma para identificar se a sua empresa utiliza a inteligência artificial de maneira responsável. Se esse assunto é novidade para você, o fluxograma apresenta uma lista de perguntas com ‘sim ou não’ como resposta para você entender se um determinado caso é considerado uso responsável da IA e fornece dicas sobre como utilizar a tecnologia de maneira mais ética e eficaz. 

sobre a autora
monica souza
monica souza

mônica souza

diretora da randstad operational

Mônica é diretora da Randstad Operational, divisão que atua no recrutamento e seleção de vagas permanentes e temporárias para posições administrativas, técnicas e operacionais. Em seus mais de 15 anos de carreira, tem passagens por corporações como RH Internacional e Itaú Unibanco, atuando no desenvolvimento de negócios e na liderança de equipes para a implementação de projetos estratégicos com foco em soluções de recursos humanos.

mantenha-se atualizado nas últimas notícias, tendências e relatórios sobre recrutamento e mercado de trabalho.

cadastre-se