A sucessão de lideranças é uma tarefa complexa e de extrema importância para a sustentação do negócio. Trata-se de um processo que envolve, além dos desafios inerentes à gestão de pessoas, questões políticas entre diferentes áreas e níveis da estrutura organizacional.

Existem muitos fatores que podem contribuir para a falta de êxito na sequência de lideranças, mas um se destaca como o mais comum: a ausência de um planejamento prévio.

Segundo pesquisa realizada pela Wharton School of Business e publicado no Harvard Business Review, uma mudança emergencial para ocupar a posição geralmente tem um custo 15% maior do que uma planejada. 

Portanto, planejamento é essencial para evitar que a empresa não perca sua identidade no processo ou mesmo que um estilo de liderança incompatível com a cultura organizacional afete a produtividade e o engajamento da equipe.

 

linha sucessória

Ter um plano significa se antecipar, ou seja, não esperar que um líder manifeste o desejo de sair da empresa para começar a preparar um novo gestor. Isso envolve ter um mapeamento dos profissionais, suas habilidades e acompanhar seus indicadores de desempenho ao longo do tempo. E, assim, identificar talentos que possam ser preparados para assumir a gestão em um momento em que seja necessário.

Four colleagues having a meeting in a meeting room. Financial charts in the background.
Four colleagues having a meeting in a meeting room. Financial charts in the background.

mais de um candidato

Tão importante quanto criar um plano de sucessão é manter no radar mais de um profissional que possa estar apto a ocupar um cargo de líder quando chegar a hora. Isso não significa criar uma competição entre eles, mas sim dar oportunidade para que mostrem suas habilidades e acumulem experiências que irão contribuir para avaliar os talentos e prepará-los para a sequência de cargo. 

ajuda na sucessão de lideranças 

O ideal é ter como estratégia um plano de sucessão para promover pessoas preparadas para ocupar a liderança quando chegar o momento. Mas muitas vezes é preciso recorrer ao mercado, seja pela urgência na reposição ou mesmo para trazer uma nova visão ou agregar novas habilidades que a empresa pode estar carecendo. Em ambos os casos, contar com especialistas na condução desses processos é essencial para se obter o melhor resultado.

A Randstad Professionals é uma solução que conta com uma ampla experiência em processos de seleção e avaliação de executivos em diversos setores, além de profundo conhecimento do mercado e dos negócios. Apoiamos essa busca com soluções inovadoras para identificar e preparar o talento certo para sua empresa com objetividade e confidencialidade. 

Megaphone in various color combinations. Please use the background color as indicated in the file name.

entre em contato conosco e saiba como podemos te ajudar.

fale com os nossos especialistas