Com um número crescente de jovens da Geração Z concluindo seus estudos e ingressando no mercado de trabalho, as empresas de manufatura têm a oportunidade de se beneficiar de sua inovação, habilidades e mentalidade dinâmica. No entanto, os valores dessa geração diferem significativamente dos de seus colegas da Geração X e dos Millennials. Para continuar atraindo os melhores talentos e maximizar o potencial da Geração Z, as empresas do setor precisarão se adaptar a essas novas expectativas.

Neste artigo, analisaremos o que as empresas de manufatura podem esperar ao contratar trabalhadores da Geração Z e esclarecer alguns dos equívocos que cercam essa geração.

image

baixe o infográfico sobre os principais motivadores de carreira da Geração Z

faça o download do infográfico aqui

o que a geração z pensa sobre a indústria de manufatura?

A resposta depende de quem você escuta. Os membros mais antigos da Geração Z nasceram no final da década de 1990, enquanto a maioria chegou ao mundo entre o início dos anos 2000 e 2010. Por isso, pode ser cedo demais para fazer generalizações sobre suas ambições de carreira.

Algumas pesquisas indicam que a Geração Z está rejeitando empregos na manufatura, considerando-os mal remunerados e fisicamente exaustivos. Por outro lado, outros estudos mostram que muitos membros da Geração Z estão abertos a uma carreira no setor industrial e nas profissões técnicas.

Smiling male on a production site
Smiling male on a production site

Independentemente das fontes em que você confia, relatos de empregadores do setor de manufatura indicam que atrair e reter talentos da Geração Z continua sendo um desafio que a indústria ainda não superou.

Mas, ao analisar as evidências, há motivos para otimismo. Pode ser difícil contratar a Geração Z, mas, de acordo com os especialistas em pesquisa e opinião da Gallup, essa geração demonstra grande interesse por disciplinas técnicas, essenciais para carreiras na manufatura. O problema está na falta de exposição a essas áreas durante a educação formal e na mídia. Se os empregadores querem se tornar atraentes para a futura força de trabalho da manufatura, precisam começar a se envolver ativamente com a Geração Z.

o que a geração z busca no ambiente de trabalho?

É comum ouvir que a Geração Z é composta por Quiet Quitters (demissões silenciosas) e que "não quer trabalhar". Na realidade, esse preconceito não é sustentado pelos fatos. A Geração Z se considera ambiciosa e motivada para alcançar o sucesso.

voce diria que sua geracao e mais ambiciosa do que as outras
voce diria que sua geracao e mais ambiciosa do que as outras

Esse equívoco pode surgir de um desalinhamento entre os valores da Geração Z e o que os empregadores oferecem. De forma geral, estes são os fatores que a Geração Z busca ao se candidatar a um emprego:

  • trabalho com propósito — de acordo com a McKinsey, ter um trabalho significativo é um dos principais fatores que levam a Geração Z a considerar uma oportunidade de emprego.
  • equilíbrio entre vida pessoal e profissional — horários flexíveis e a possibilidade de trabalho remoto são fatores decisivos para a Geração Z, ainda mais do que para as gerações anteriores.
  • empregadores empáticos — a Geração Z tende a preferir empresas que se esforçam para compreendê-los e atender às suas necessidades no ambiente de trabalho.
  • relevância para a vida real — a Geração Z prefere trabalhar em setores ou empresas que tenham um impacto direto em sua vida pessoal.
  • oportunidades de crescimento — perspectivas de avanço a longo prazo e a chance de aprender e se desenvolver profissionalmente são fatores decisivos para a Geração Z.

As empresas de manufatura que conseguirem incorporar esses valores terão mais chances do que a concorrência de atrair e reter os melhores talentos da Geração Z.

image

baixe o infográfico sobre os principais motivadores de carreira da Geração Z

faça o download do infográfico aqui

o que as empresas de manufatura podem fazer para atrair a geração z?

O principal obstáculo da indústria de manufatura para atrair e reter talentos da Geração Z é sua imagem. Com uma comunicação estratégica e um trabalho eficaz de marca empregadora, as empresas podem demonstrar que são ambientes de trabalho dinâmicos e inovadores. Aqui estão algumas ações que podem ajudar:

  • destaque o propósito e a relevância do seu trabalho — mesmo os produtos mais especializados têm uma aplicação valiosa no mundo real. Acompanhe o caminho dos seus produtos — onde eles são utilizados e qual impacto têm na vida dos candidatos da Geração Z que você deseja atrair?
  • ofereça oportunidades de crescimento — empresas de manufatura tendem a ser mais hierárquicas, o que pode atrair candidatos da Geração Z que valorizam progressão na carreira. Para se tornar uma opção ainda mais atraente, incentive a diversidade dentro da organização. Permita que novos colaboradores adquiram experiência em diferentes departamentos, além de suas áreas de atuação. Isso proporciona à Geração Z a autonomia que eles desejam e maior controle sobre seu próprio desenvolvimento profissional.
  • adote a flexibilidade sempre que possível — esse é um dos maiores desafios para o setor de manufatura. Em muitas funções ligadas à produção, o trabalho remoto simplesmente não é viável, o que pode afastar candidatos da Geração Z, que valorizam a flexibilidade. No entanto, considere alternativas: seria possível oferecer escalas de trabalho flexíveis ou horários de entrada ajustáveis? Há benefícios de bem-estar que poderiam ajudar os talentos a equilibrar melhor vida pessoal e profissional? Ou talvez a questão possa ser abordada de outra maneira: ainda que a flexibilidade seja limitada, a previsibilidade de turnos regulares também pode contribuir para um bom equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. 

mantenha a geração z em foco

Atrair talentos da Geração Z exige uma nova abordagem. Baixe nosso infográfico com os cinco principais motivadores de carreira dessa geração e use-o como referência. Utilize-o como referência no ambiente de trabalho, personalize-o para a identidade da sua empresa e inclua-o em suas apresentações, garantindo que seus esforços de comunicação e recrutamento estejam alinhados ao público que você deseja alcançar.

image

baixe o infográfico sobre os principais motivadores de carreira da Geração Z

faça o download do infográfico aqui
sobre o autor
monica souza
monica souza

mônica souza

diretora da randstad operational

Mônica é diretora da Randstad Operational, divisão que atua no recrutamento e seleção de vagas permanentes e temporárias para posições administrativas, técnicas e operacionais. Em seus mais de 15 anos de carreira, tem passagens por corporações como RH Internacional e Itaú Unibanco, atuando no desenvolvimento de negócios e na liderança de equipes para a implementação de projetos estratégicos com foco em soluções de recursos humanos.

mantenha-se atualizado nas últimas notícias, tendências e relatórios sobre recrutamento e mercado de trabalho.

cadastre-se