A redução da demanda do mercado e da atividade industrial, e o aumento das taxas de desemprego são apenas alguns indicadores de que uma recessão pode ocorrer. Uma recessão é frequentemente definida por quedas na atividade econômica por dois trimestres ou mais.

Se você atua na liderança de RH e está esperando que um analista financeiro divulgue oficialmente uma recessão antes de tomar alguma providência, saiba que será tarde demais. Para gerenciar seu quadro de colaboradores com eficiência, é preciso antecipar-se aos acontecimentos, sejam econômicos ou não, levando-os em consideração em suas atividades de recrutamento e de capacitação de líderes.

Durante uma recessão, muitas empresas reduzem suas despesas com colaboradores. Embora os cortes orçamentários possam ser necessários, perder ou restringir o que alavanca sua empresa, ou seja, seus colaboradores, pode ser desfavorável. A preparação para uma recessão envolve a gestão proativa do quadro de colaboradores, sem precisar reduzi-lo em grande escala. O departamento de RH e a alta administração devem trabalhar juntos no planejamento para enfrentar uma recessão, visando que a empresa sobreviva e saia da crise pronta para o crescimento.

saiba mais sobre gestão de capacidade e planejamento estratégico de RH

saiba mais sobre gestão de capacidade e planejamento estratégico de RH

baixe o artigo

o departamento de recursos humanos deve apoiar o crescimento atual e futuro

Ao longo da história, diversos países enfrentaram oscilações econômicas, sejam recessões ou expansões. O Japão e o Reino Unido entraram em recessão no fim de 2023. Os Estados Unidos sofreram 14 recessões desde a década de 1930, sendo que a média de duração das crises foi de 14 meses. Após uma recessão, geralmente há um período de recuperação, seguido de crescimento ou expansão.

Embora o objetivo de uma empresa seja permanecer solvente durante uma recessão, é fundamental que ela esteja preparada para a recuperação e expansão posteriores. Para isso, é preciso garantir o acesso contínuo a um quadro de contraproducente confiável e com as habilidades adequadas. 

planejamento da liderança de RH para enfrentar uma recessão

O departamento de RH tem a difícil tarefa de tentar cortar custos e, ao mesmo tempo, reter os profissionais relevantes que colaboraram para o sucesso da empresa. Felizmente, embora seja desafiador, é possível gerenciar o quadro de colaboradores de forma eficaz durante uma recessão.

Agora é a hora de analisar seu banco de talentos, buscar, treinar e preparar líderes em potencial e, se necessário, dispensar colaboradores de baixo desempenho. Utilizar a tecnologia pode ajudar a cortar custos e reduzir as horas de trabalho. Considere contratar uma empresa especializada em soluções de RH para obter orientação sobre planejamento de longo prazo e eficiência de curto prazo.

Womale sitting down while talking on the phone.
Womale sitting down while talking on the phone.

redefina as estratégias de recrutamento

O planejamento para enfrentar uma recessão requer ajustes para atender às restrições orçamentárias, especialmente relacionadas ao recrutamento. É essencial manter colaboradores confiáveis e qualificados, evitando ao mesmo tempo um excedente de pessoas na equipe. É fundamental ter o número adequado de trabalhadores para acompanhar a demanda do mercado, juntamente com a capacidade de aumentar esse quadro rapidamente conforme necessário.

Para continuar atraindo e contratando os melhores talentos enquanto controla os custos, considere as seguintes estratégias:

ajuste os processos de recrutamento

Todos sabem que a opção mais cara nem sempre é a mais prática. Analise seus processos de recrutamento para identificar onde pode estar desperdiçando dinheiro e onde pode investir com mais sabedoria. De acordo com o estudo Workmonitor 2024 da Randstad, os profissionais de hoje buscam mais do que um bom salário. Eles valorizam fatores como flexibilidade, equilíbrio equitativo entre vida profissional e pessoal e realização profissional. Você pode atrair os melhores talentos priorizando e promovendo esses elementos, expandindo sua marca empregadora.

Com a queda da demanda do mercado, você não precisa ter pressa para preencher uma vaga, o que significa que pode dedicar tempo para buscar a melhor pessoa para o cargo. Você pode atrair os talentos mais disputados que trabalhavam para os concorrentes e foram dispensados.

utilize a tecnologia

Independentemente da variabilidade econômica, a tecnologia continua sendo um recurso essencial nas operações comerciais, incluindo gestão de RH. No entanto, você deve determinar cuidadosamente quais recursos ajudam a promover os objetivos atuais e futuros da empresa. Seu retorno sobre o investimento em tecnologia será maior se você capacitar seus colaboradores durante uma recessão ao invés de substituí-los.

Desde a simplificação de seus processos de recrutamento e integração até a melhoria do comprometimento dos colaboradores e das conexões sociais, as ferramentas de software baseadas em inteligência artificial (IA) podem ajudar a reduzir as despesas indiretas de RH. O treinamento e o aperfeiçoamento em tecnologia e processos atuais podem contribuir para a produtividade futura, garantindo que seus colaboradores estejam preparados para avançar assim que o mercado se recuperar.

explore bancos de talentos alternativos e parcerias

Preparar-se para uma recessão requer experiência, especialmente no que diz respeito ao uso eficaz dos recursos humanos. Contratar serviços de um profissional capacitado alivia a carga sobre você e sua equipe, ao mesmo tempo em que permite estratégias com maior custo-benefício.

Por exemplo, um parceiro de RH tem acesso a grandes bancos de talentos de profissionais pré-avaliados, permitindo que você escale seus negócios rapidamente para atender à demanda do mercado. Sua empresa estará preparada para seguir em frente assim que a economia se recuperar, oferecendo uma vantagem competitiva.

Além de ter uma seleção de profissionais temporários, uma consultoria de talentos sabe o que eles estão buscando, incluindo os talentos disputados. Uma recessão pode ser o momento ideal para encontrar candidatos qualificados para cargos de alta gerência ou de tecnologia. Uma empresa especialista em serviços de RH pode ajudar você a encontrar e atrair esses profissionais de alto desempenho e aconselhar sobre pacotes de benefícios competitivos.

saiba mais sobre gestão de capacidade e planejamento estratégico de RH

saiba mais sobre gestão de capacidade e planejamento estratégico de RH

baixe o artigo

planejamento de sucessão e capacitação de líderes

Para sobreviver a uma recessão e prosperar no período pós-crise, é fundamental que a liderança da empresa adote um pensamento estratégico. Mas e se sua empresa carecer de talentos e habilidades de gestão? Quando a economia está instável, pode não ser o melhor momento para contratar um colaborador sênior, pois é dispendioso. Em vez disso, busque o potencial dentro de sua organização.

identifique e prepare talentos internos para cargos de liderança

Os cargos de gestão são uns dos mais difíceis para a equipe de RH preencher. Além das hard skills (habilidades técnicas) e conhecimentos necessários, um profissional com perfil para gestão precisa de uma gama completa de soft skills (habilidades interpessoais e comportamentais), como gerenciamento de tempo, resolução de conflitos, tomada de decisões e comunicação.

Você precisará da contribuição de colegas de trabalho, outros membros da gestão e da equipe de RH para identificar candidatos para cargos de liderança. Você também precisará analisar os dados dos colaboradores, desde métricas de produtividade até índices de absenteísmo. Após escolher os profissionais em potencial, você pode começar a capacitá-los.

crie uma estratégia eficaz de planejamento de sucessão

Às vezes, você tem bastante tempo antes que alguém da gestão deixe o cargo, como quando recebem uma promoção. Nesse caso, você já pode ter alguém em mente para assumir essa posição. Mas e as mudanças repentinas? Talvez sua empresa tenha instituído uma estratégia de aposentadoria antecipada para gerenciar uma crise econômica.

Sem uma estratégia de sucessão eficaz, você pode ter que escolher entre candidatos abaixo do ideal, pagar mais do que o necessário por um candidato externo ou deixar os colaboradores sem orientação até que um profissional adequado surja para a substituição. Considere conversar com um parceiro de soluções de RH se precisar de ajuda imediata para encontrar profissionais para cargos de liderança, sejam temporários ou efetivos.

Um plano de sucessão ajuda a garantir a produtividade contínua, alinhando candidatos em potencial com cargos críticos na empresa. Essas funções são contínuas e necessárias para apoiar a organização no futuro. A chave para uma sucessão eficaz é a transferência de conhecimentos e habilidades.

Capturar o conhecimento, as habilidades e a experiência da gestão atual requer mais do que uma entrevista de desligamento e coleta de informações. Em vez disso, você precisa de um sistema sustentável que oriente adequadamente quem assumirá a liderança no futuro.

invista em programas de capacitação de líderes para obter sucesso em longo prazo

Programas de treinamento e desenvolvimento são essenciais para capacitar uma gestão eficaz. Uma gestão tóxica pode levar a alta rotatividade, baixa produtividade e colaboradores sem comprometimento. Esses resultados podem prejudicar a lucratividade de uma empresa e ameaçá-la, especialmente durante uma recessão.

Por outro lado, uma gestão eficaz pode estimular um departamento a altos níveis de eficiência e melhorar a motivação. Durante as instabilidades econômicas, pode ajudar a ter uma nova perspectiva sobre as operações comerciais. Novos profissionais podem sugerir novas estratégias e, quando já estão familiarizados com as operações comerciais, os dois lados saem ganhando. A capacitação de líderes é um investimento no sucesso contínuo da sua empresa.

Fornecer acesso a um programa de treinamento aos líderes em potencial pode garantir uma transição bem-sucedida, pois eles terão as habilidades gerenciais adequadas antes de assumir o cargo. Colaboradores talentosos podem ajudar a garantir a continuidade dos negócios.

preserve seus recursos humanos durante as mudanças econômicas

Sejam oficialmente chamados de recessão ou apenas uma desaceleração econômica, os períodos de declínio do mercado podem afetar seus resultados. O ímpeto de cortar despesas é compreensível e, geralmente, uma opção sábia. No entanto, perder permanentemente recursos valiosos, como seus colaboradores, pode colocar sua empresa em uma posição difícil após a recuperação do mercado.

Em vez disso, considere este conselho prático. Profissionais altamente qualificados que podem ser relativamente difíceis de atrair durante períodos de expansão econômica podem estar interessados em mudar de emprego durante esse período. Se sua empresa está perdendo habilidades críticas ou precisa de talentos disputados, analise suas opções. Agora pode ser o momento ideal para encontrar o talento ideal. 

saiba mais sobre gestão de capacidade e planejamento estratégico de RH

saiba mais sobre gestão de capacidade e planejamento estratégico de RH

baixe o artigo
sobre a autora
monica souza
monica souza

mônica souza

diretora da randstad operational

Mônica é diretora da Randstad Operational, divisão que atua no recrutamento e seleção de vagas permanentes e temporárias para posições administrativas, técnicas e operacionais. Em seus mais de 15 anos de carreira, tem passagens por corporações como RH Internacional e Itaú Unibanco, atuando no desenvolvimento de negócios e na liderança de equipes para a implementação de projetos estratégicos com foco em soluções de recursos humanos.

mantenha-se atualizado nas últimas notícias, tendências e relatórios sobre recrutamento e mercado de trabalho.

cadastre-se