Com a reabertura total dos mercados pós-pandemia, a escassez global de mão de obra fica cada vez mais evidente. O número de vagas de emprego nos Estados Unidos aumentou 33% desde o quarto trimestre de 2019. Alguns especialistas preveem que a atual escassez de talentos combinada à contínua lacuna de habilidades, que já assolava diversos setores, causará uma crise de mão de obra generalizada até 2030.
Com um futuro incerto pela frente, os empregadores precisam tomar medidas agora e desenvolver uma estratégia robusta de aquisição de talentos. Essa etapa é tão importante que 54% dos empregadores ao redor do mundo consideram a atração e a aquisição de talentos sua principal prioridade em 2021.
Para ajudar a sua empresa nesse processo, continue lendo este artigo sobre a importância da atração de talentos e por que ela é uma parte vital do processo seletivo. Veja também as melhores práticas para desenvolver sua própria estratégia de atração de candidatos.
o que é atração de talentos?
De acordo com a Sociedade para Gestão de Recursos Humanos, atração de talentos é a busca proativa de candidatos qualificados para vagas atuais ou previstas, bem como a captação e o engajamento de possíveis candidatos. Atrair talentos normalmente faz parte da função de recrutamento desempenhada por profissionais de RH, mas também pode ser realizada por gerentes da empresa.
Décadas atrás, muitos empregadores contavam apenas com anúncios de emprego digitais ou impressos para recrutar candidatos. Contudo, a estratégia de publicar anúncios e aguardar não é eficaz na busca por candidatos de alta qualidade no mercado de trabalho altamente competitivo de hoje. Em vez disso, os empregadores devem tomar medidas proativas.
diferença entre atração de talentos e recrutamento
Atração e recrutamento são conceitos distintos dentro da função de RH. Atrair é o processo proativo de busca por candidatos qualificados para cargos atuais e previstos na empresa. Recrutar, por outro lado, envolve a triagem, avaliação e entrevista desses candidatos, bem como a negociação de ofertas de emprego para vagas.
por que a atração de talentos é importante?
A atração de talentos envolve a criação de um pipeline de talentos robusto que se concentra nas necessidades de contratação atuais e futuras da empresa. Embora um bom processo de atração de talentos exija tempo e investimento financeiro, ele também traz benefícios e um excelente retorno sobre o investimento. Os benefícios incluem:
capacidade de atrair candidatos passivos
Um dos piores erros que os recrutadores cometem é subestimar a importância dos candidatos passivos. Esses candidatos já estão empregados e não estão procurando ativamente um novo emprego. No entanto, estudos demonstram que mais de 70% de todos os candidatos são passivos. Isso significa que sem uma estratégia para recrutar os candidatos passivos, você pode não aproveitar boa parte do banco de candidatos.
A boa notícia é que o fato de os candidatos passivos não estarem procurando ativamente por novas oportunidades de emprego não significa que não estejam dispostos a considerá-las. Significa apenas que você precisa pensar de forma inovadora para encontrar esses candidatos no mundo digital e entender o que seria necessário para que dessem o próximo passo. Com a estratégia de atração de talentos correta, sua empresa poderá atrair candidatos passivos e ativos.
contratações com mais qualidade
A atração de candidatos também pode ajudar a sua empresa a melhorar a qualidade geral das contratações. Primeiro, esse tipo de estratégia ampliará o seu banco de candidatos e fornecerá à sua empresa melhores opções de contratação. Segundo, a estratégia de atração de talentos certa garantirá que sua empresa busque candidatos com as habilidades, características e qualificações adequadas. Isso ajuda a garantir que o profissional seja apto para o cargo e que tenha um bom relacionamento profissional com seu superior.
contratações mais rápidas
Atrair candidatos para criar um bom pipeline de talentos pode reduzir significativamente o tempo até a contratação. Na maioria dos casos, os candidatos em seu banco de talentos já terão sido avaliados e pré-selecionados. Essa etapa por si só pode economizar tempo e recursos de contratação da empresa. Além disso, em muitos casos, a equipe de atração de talentos já iniciou o processo de engajamento com esses candidatos, o que também pode ajudar a reduzir o tempo que o candidato levará para concluir sua candidatura e melhorar o índice de aceite das ofertas.
melhores práticas de atração de talentos
A melhor maneira de obter candidatos qualificados, ativos e passivos, especialmente em um mercado de trabalho altamente competitivo, é criar uma forte estratégia de atração para identificá-los, atraí-los e engajá-los. Veja algumas das melhores práticas para obter candidatos de alta qualidade.
1. entenda as necessidades da empresa
Antes de tomar qualquer medida para formular uma boa estratégia de atração de talentos, entenda as necessidades da sua empresa. Avalie quais tipos de habilidades, características e qualificações sua empresa precisa para hoje e para o futuro. Converse com seus funcionários, supervisores e gerentes de recrutamento para obter uma visão completa das necessidades da força de trabalho da empresa. Com uma crescente lacuna de habilidades em muitos setores, é igualmente importante identificar quais dessas habilidades, características e qualificações os candidatos devem possuir desde o início e em quais áreas a empresa pode investir em treinamento e capacitação dos funcionários após a contratação.
É possível utilizar essas informações para desenvolver perfis para diversas funções dentro da empresa, o que ajudará a esclarecer quem são os candidatos adequados. Depois que essa etapa for concluída, você poderá utilizar esses perfis para criar uma estratégia personalizada de atração de talentos, que se concentre nesses candidatos.
2. construa uma marca de empregador robusta
Estudos mostram que 75% de todos os candidatos a emprego pesquisam sobre a marca de uma empresa antes de se candidatarem a uma vaga. Quando a sua marca empregadora é negativa na internet, o número de candidatos qualificados dispostos a se candidatar reduz significativamente. Isso acontece especialmente no caso de candidatos passivos, que já podem apresentar certa resistência para mudar de emprego.
É preciso verificar a marca da sua empresa para saber como sua reputação se compara à da concorrência. Se os resultados dessa verificação não forem tão positivos, invista na sua marca atual e tome medidas para lidar com comentários negativos online. Por exemplo, incentive alguns de seus funcionários mais leais a publicar avaliações descrevendo como é trabalhar na empresa.
3. aproveite as redes sociais
As redes sociais são umas das melhores plataformas para alcançar candidatos de todas as idades, locais e interesses. Estudos revelam que 3,6 bilhões de pessoas em todo o mundo utilizam pelo menos uma plataforma de rede social. Embora essas plataformas possibilitem que sua empresa alcance muitos candidatos em um curto período, elas também estão saturadas de conteúdo.
Isso significa que você deve criar uma estratégia de mídia social direcionada à atração de candidatos. Certifique-se de desenvolver uma estratégia que maximize o uso de cada tipo de plataforma. Por exemplo, o YouTube pode ser a plataforma ideal para criar vídeos que mostrem como é trabalhar para sua empresa.
Você também deve entender que diferentes gerações utilizam as redes sociais de modo distinto. Como o atual mercado de trabalho inclui candidatos de cinco gerações diferentes, é extremamente importante criar conteúdos inclusivos com os quais cada um desses grupos se identifique. Como alternativa, você pode optar por criar campanhas de atração de talentos direcionadas a diferentes gerações.
4. sempre tenha um pipeline de talentos disponível
Atrair talentos não é um esforço isolado, nem deve acontecer apenas quando surgir a necessidade de novas contratações. Em vez disso, deve ser um processo proativo que identifica continuamente as necessidades de talentos da empresa, determinando quais métodos funcionam melhor para cada grupo de talentos e atraindo e engajando candidatos. Na verdade, o principal objetivo da atração de talentos deve ser criar um pipeline de talentos robusto que possa ser aproveitado conforme necessário.
Isso significa manter os melhores candidatos no pipeline até o momento da contratação. Por exemplo, se você fez contato inicial com um candidato qualificado, mas ele não se candidatou para a vaga, não desista. Embora o engajamento não tenha dado certo na primeira vez, é possível que o candidato ainda considere futuras oportunidades de trabalho na empresa. Na verdade, estudos sugerem que os candidatos são quatro vezes mais propensos a responder a oportunidades de emprego se já tiveram algum contato com a empresa anteriormente.
Criar um pipeline de talentos e renová-lo constantemente é fundamental para o sucesso das atividades de atração de talentos. Ele deve considerar todos os candidatos em potencial, incluindo aqueles que abandonaram o processo de candidatura antes de concluí-lo, bem como aqueles que passaram pelo processo de triagem e verificação, mas não foram selecionados para a vaga.
5. aposte nas indicações
As indicações continuam sendo uma das melhores maneiras de conhecer candidatos de alta qualidade. Há diversas maneiras de obter essas indicações, incluindo:
indicações feitas pelos funcionários
Estudos apontam que até 30% de todas as novas contratações foram originadas de indicações feitas pelos funcionários. A realidade é que ninguém conhece seu negócio melhor do que seus colaboradores. Sendo assim, faz sentido que eles saibam o tipo de candidato que a empresa precisa. Um programa eficaz no qual os funcionários possam fazer indicações ajuda a identificar candidatos para todos os níveis da empresa. O importante é desenvolver um programa de indicações que seja justo, transparente e esteja disponível para todos os funcionários.
indicações internas
Também é preciso aproveitar o talento que já trabalha na sua empresa. Sempre que uma nova vaga de emprego surgir, comece perguntando aos supervisores e gerentes de recrutamento se há talentos na empresa que poderiam preenchê-la. As indicações internas podem melhorar o moral dos colaboradores e a satisfação no trabalho, além de permitir que você preencha as vagas mais rapidamente.
6. analise as métricas de atração de talentos
As tecnologias digitais permitem que os empregadores coletem, armazenem e analisem grandes quantidades de dados. Quando utilizados corretamente, esses dados podem fornecer ótimas informações sobre o sucesso de qualquer campanha de atração de talentos. É importante, no entanto, tornar a análise uma parte exclusiva do processo de atração de talentos.
É possível monitorar diferentes métricas de atração de talentos, como:
eficácia dos canais de atração de talentos
Uma das métricas mais importantes a serem acompanhadas é a eficácia de cada canal de atração de talentos utilizado, como mídias sociais, indicações de funcionários e anúncios de vagas de emprego. Também é importante relacionar alguns dados demográficos a essas métricas, como idade, localização e escolaridade. Essa combinação de coleta e análise de dados permitirá que sua equipe de atração de talentos desenvolva campanhas direcionadas e avalie se cada canal utilizado consegue atingir os candidatos pretendidos.
taxa de resposta
A taxa de resposta é calculada dividindo o número de contatos feitos pelo número de pessoas que responderam. Realize alguns testes comparativos para avaliar a eficácia de cada tipo de contato. Esses dados permitirão determinar quais estratégias de mensagem estão sendo mais bem aceitas pelos candidatos e realizar ajustes para maximizar os resultados.
taxa de conversão de candidatos
A taxa de conversão de candidatos é outra métrica importante a ser monitorada. Esse índice aponta quantos candidatos realmente avançam e concluem o processo de candidatura.
pontos de contato
Essa métrica detecta quantos pontos de contato são necessários para atrair candidatos para que concluam o processo de candidatura. Naturalmente, você deseja obter candidatos de alta qualidade o mais rápido possível. Portanto, quanto menor o número de pontos de contato, melhor. No entanto, também é importante determinar quais pontos de contato exercem maior impacto e quais tendem a convencer o candidato a agir.
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