A abordagem inicial durante os primeiros dias de trabalho de um funcionário pode ter efeitos propagadores que persistirão por muito tempo ao longo de seu vínculo, mesmo se a integração tiver duração de apenas algumas semanas.
Foi demonstrado que experiências positivas de integração aumentam a motivação, promovem a retenção de funcionários e melhoram a produtividade em longo prazo. Apesar das vantagens evidentes, muitas empresas ainda enfrentam dificuldades para oferecer uma estrutura suficiente durante o período inicial de admissão dos funcionários.
Se ainda estiver em dúvida sobre investir em integração, continue lendo este artigo para conhecer mais dados numéricos e ter acesso a comparações entre empresas para obter um panorama completo das vantagens.
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Uma experiência de integração positiva é importante porque representa a primeira oportunidade para a organização contratante cumprir pessoalmente o compromisso de carreira comunicado em sua marca empregadora durante a fase de recrutamento. Da perspectiva do novo funcionário, essa vivência apresenta reflexos diretos sobre o caráter de seu novo empregador — serve para indicar se a organização está comprometida com o seu sucesso e qual a probabilidade de sua carreira na companhia ser satisfatória.
Uma ótima experiência de integração oferece mais do que meramente situar um novo contratado na empresa. Aliás, ela melhora a retenção de novos contratados em 82% e aumenta a produtividade em 70%. Em outras palavras, uma experiência de integração positiva significa que os novos contratados permanecerão na função por mais tempo e também que serão mais produtivos.
Por outro lado, uma vivência inicial ruim faz com que recém-contratados tenham o dobro da probabilidade de buscar outras oportunidades.
sobressaia-se em relação à concorrência
uma integração eficaz promove a motivação de funcionários
Esses números apontam para a necessidade de empregadores criarem vínculos mais fortes entre novos contratados e suas organizações. Um processo de integração eficaz pode contribuir muito para transformar novos funcionários em embaixadores satisfeitos e engajados da empresa em longo prazo.