Você tem 100 ordens vitais a completar até o final da semana. Na segunda e terça-feira, um dos principais membros de sua equipe de produção não aparece para trabalhar. Na quarta e na quinta-feira, outro de seus colaboradores parece não estar comprometido. Finalmente, chega a sexta-feira e você luta para concluir seu projeto.

Soa familiar? Se isso acontece com frequência, você pode ter um problema com absenteísmo e presenteísmo. Abaixo, apresentamos ambos os conceitos e, em seguida, explicamos como reduzi-los para aumentar a produtividade em sua força de trabalho.

o que é absenteísmo?

Quando os colaboradores habitualmente faltam ao trabalho, seja no escritório ou remotamente, sem um bom motivo, isso é absenteísmo. As ausências pré-autorizadas, como férias e feriados, não contam para o cálculo da taxa de absenteísmo.

por que ocorre o absenteísmo?

Às vezes, o absenteísmo é o resultado de uma doença física crônica não diagnosticada. Outras razões comuns para o absenteísmo incluem:

  • doença mental: um relatório publicado em dezembro de 2021 pela Health and Safety Executive do Reino Unido, atribuiu mais de 50% das ausências no trabalho “por doenças” relacionadas ao estresse, ansiedade e depressão.
  • assédio: os membros da equipe que são assediados no trabalho podem evitar o escritório para escapar do incômodo. Uma pesquisa da Monster.com relatou que mais de 50% dos entrevistados da pesquisa disseram que seu chefe ou gerente os intimidava.
  • desilusão: alguns colaboradores se sentem desiludidos, insatisfeitos ou entediados no local de trabalho. Estes tipos de funcionários também podem estar procurando ativamente outro emprego.
  • esgotamento: quando as pessoas se sentem estressadas e exaustas por um longo período, muitas vezes elas colapsam e se sentem esgotadas. A pesquisa de saúde mental e bem-estar dos colaboradores do McKinsey Health Institute de 2022, encontrou altas taxas de esgotamento em todo o mundo, variando de um mínimo de 19% (México e Suíça) a um máximo de 38% (Índia).
  • cuidado de dependentes: os indivíduos que precisam cuidar de pais idosos, parentes com deficiência e crianças às vezes precisam ficar um tempo extra sem trabalhar.

Exemplo nº 1: John tem se sentido desanimado há meses e mal consegue sair da cama pela manhã. Nada mais lhe interessa, inclusive seu trabalho, e ele frequentemente liga para avisar que não vai trabalhar na última hora.

Exemplo nº 2: um colega de trabalho de Sarah é muito crítico em relação a seu trabalho e faz avanços indesejados quando seu gerente de linha não está no local. Sentindo-se intimidada, ela se mantém afastada do escritório o máximo possível.

Exemplo nº 3: Joan e seu marido são os principais cuidadores dos pais de ambos. Eles faltam ao trabalho pelo menos duas vezes por mês devido a consultas médicas e visitas de emergência repentinas.

o que é o presenteísmo?

Os colaboradores que trabalham abaixo do ritmo normal, seja por motivos de doença, estado mental ou falta de interesse em seus empregos, estão exibindo um presenteísmo. Como resultado, podem levar mais tempo para completar as tarefas quando ficam ociosos, fazem pausas frequentes ou apenas trabalham a um ritmo muito mais lento do que aqueles ao seu redor.

Pode ser difícil identificar um colaborador que se encaixa na definição de presenteísmo, porque eles estão fisicamente em suas mesas, mas mentalmente desvinculados. Às vezes, você nem sequer percebe que há presenteísmo até que um funcionário falta ou pede demissão, abandonando uma grande quantidade de tarefas inacabadas.

por que ocorre o presenteísmo?

O presenteísmo no local de trabalho é um fenômeno generalizado e ocorre tanto no escritório como remotamente. Pode ser difícil de quantificar e, por isso, não é um assunto tão frequente quanto o absenteísmo, mas é igualmente predominante. O presenteísmo pode surgir a partir de boas intenções ou resultar de uma falta de engajamento dos colaboradores. Algumas das principais razões para o presenteísmo incluem:

  • falta de dias de licença saúde: se os colaboradores não tiverem – ou esgotarem – dias de licença saúde, eles podem acabar indo trabalhar mesmo estando muito doentes e não conseguirão trabalhar bem.
  • lealdade: pessoas que se sentem incapazes de trabalhar por uma razão ou outra ainda podem comparecer no trabalho porque são leais a um gerente ou à empresa.
  • escassez de pessoal: colaboradores doentes ou incapacitados às vezes trabalham para compensar a falta de pessoas.
  • medo de perder o emprego: quando estão preocupadas com as repercussões da ausência, as pessoas frequentam o trabalho mesmo quando não conseguem se concentrar.
  • sentir-se insubstituível: quando os colaboradores assumem a maior parte do trabalho ou a responsabilidade em seus departamentos, eles podem se sentir incapazes de tirar qualquer tempo livre, mesmo quando realmente precisam.
  • tédio: os colaboradores que não estão engajados em seus empregos podem aproveitar todas as oportunidades para evitar o trabalho real. Isto é especialmente verdadeiro para aqueles que realizam tarefas repetitivas ou não têm oportunidades de avanço.
  • trabalho remoto: infelizmente, alguns colaboradores tiram proveito das oportunidades de trabalho remoto para fazer o login, mas sem trabalhar de forma produtiva. Eles podem simultaneamente fazer tarefas domésticas, brincar com o cachorro ou conversar ao telefone, tudo isso enquanto parecem estar on-line.

Exemplo nº 1: Michael tem uma doença crônica. Ele já tirou todos os dias de licença saúde que tinha e precisa de seu salário em tempo integral para as despesas de subsistência. Michael vai ao trabalho todos os dias, mas se sente péssimo e isso se reflete em seu trabalho.

Exemplo nº 2: Ivan é um microgerente. Ele frequentemente vai trabalhar quando está doente, porque não confia em que seus subordinados façam as coisas corretamente.

Exemplo nº 3: John sente que está gastando seu tempo até a aposentadoria. Ele vai ao trabalho todos os dias, mas faz o mínimo possível e fica de conversa com os colegas de trabalho.

arrow

faça download de nosso guia sobre

os efeitos nocivos do absenteísmo

como o absenteísmo e o presenteísmo afetam as organizações?

Tanto o absenteísmo quanto o presenteísmo causam problemas em uma organização. Quando os colaboradores não aparecem, a produtividade diminui à medida que as tarefas ficam inacabadas ou os colegas de trabalho ficam sobrecarregados. Quando eles aparecem, mas estão desinteressados ou desatentos, a produtividade também diminui.

Uma pesquisa de 2022 publicada pelo departamento de pesquisa da Statista constatou que mais de 54% dos gerentes de instalações achavam que o absenteísmo era um fator significativo em suas operações diárias, um aumento de 7 pontos em relação ao ano anterior.

A Lockton, uma corretora de seguros mundial, publicou recentemente um relatório de 2022 chamado “Waking up to Absence” (Acordando para a ausência). As principais tomadas de decisões incluem os custos extremamente altos associados ao absenteísmo, incluindo a perda de produtividade, motivação e segurança dos colaboradores. Além disso, a empresa descobriu que os trabalhadores que estão habitualmente ausentes (mais de 70 dias) têm 65% de chance de deixar a empresa.

O presenteísmo no local de trabalho deve ser igualmente preocupante para os empregadores.

Um estudo centrado nos agentes penitenciários que trabalham no Reino Unido durante o ano de 2020 encontrou uma ligação direta entre os frequentes incidentes de presenteísmo e a diminuição da saúde mental, do desempenho profissional e da segurança no local de trabalho.

O relatório State of the Global Workplace da Gallup coloca alguns números surpreendentes no problema do presenteísmo: 7,8 trilhões de dólares! É o quanto as empresas perdem devido à baixa produtividade causada pela falta de engajamento.

E, se isso não for motivo suficiente de preocupação, o estudo da  Randstad Workmonitor 2023 descobriu que os colaboradores não têm dúvidas sobre como deixar um emprego que não lhes satisfaz pessoal e profissionalmente, especialmente os da geração Z (58%) e millennials (54%).

Felizmente, embora os custos diretos e indiretos associados à ausência e desatenção sejam consideráveis, os empregadores que reagem para reduzir esses problemas colhem benefícios tangíveis. Isto é particularmente verdadeiro para as pequenas e médias empresas que operam dentro de parâmetros restritos de pessoal e dinheiro. Esses benefícios incluem:

  • redução das despesas com pessoal
  • aumento do moral do pessoal
  • maior produtividade
Smiling man standing on a forklift.
Smiling man standing on a forklift.

gerenciando o presenteísmo e o absenteísmo em sua empresa

Então, como você pode anular as ausências não autorizadas e reduzir a quantidade de presenteísmo em seu local de trabalho? A resposta – e um novo caminho para a produtividade – envolve planejar com antecedência, ouvir os colaboradores e fornecer apoio. Confira as seguintes sugestões, que são categorizadas por fatores de motivação.

saúde física e mental

  • encorajar os colaboradores doentes a se recuperarem em casa: quando os funcionários doentes permanecem em casa, eles acabam custando menos a seus empregadores. Eles não contagiam seus colegas e não fazem trabalhos imprecisos ou abaixo da média que necessitem de correção.
  • fornecer triagem no local para doenças comuns: programas de triagem de diabetes, câncer ou pressão sanguínea em toda a empresa podem ajudar a detectar problemas de saúde antes que eles se tornem sérios o suficiente para afetar o atendimento.
  • oferecer programas de apoio ocupacional: os colaboradores que recebem apoio para problemas crônicos de saúde tendem a se sentir mais positivos e produtivos do que aqueles que não o recebem. Tanto a frequência quanto a atenção melhoram como resultado.

ambiente de trabalho

  • investir em gerentes de qualidade: o relatório State of the Global Workplace de 2022 da Gallup encontrou uma coisa em comum em todas as cinco causas de esgotamento de colaboradores: um mau chefe. Na verdade, um gerente medíocre poderia arruinar todo um departamento, criando um ambiente propício ao absenteísmo e ao presenteísmo. Programas de aprendizagem e desenvolvimento destinados a produzir grandes líderes podem melhorar significativamente seu ambiente de trabalho.
  • tomar uma posição dura sobre bullying e assédio: use pesquisas anônimas e entrevistas de saída para identificar os culpados em seu local de trabalho. Em seguida, siga com uma ação rápida, começando com treinamento e terminando com demissão, se necessário.
  • oferecer oportunidades de crescimento: os colaboradores estão procurando maneiras de crescer e 30% estão dispostos a mudar de emprego se for necessário para ter oportunidades de progresso, de acordo com o estudo da Randstad Workmonitor 2023. Além disso, o treinamento e o desenvolvimento podem ajudar a combater a falta de engajamento, um grande contribuinte para a “demissão silenciosa” em um emprego. A qualificação e requalificação de seus funcionários atuais pode ajudar a melhorar o moral e fornecer-lhe o talento para superar a escassez de mão de obra.

horário e local de trabalho

  • pesquisar possibilidades de trabalho híbrido e remoto: nem toda empresa ou departamento pode apoiar funções virtuais. No entanto, oferecer oportunidades de trabalho remoto para os colaboradores pode ajudar com certos tipos de absenteísmo. Além disso, 40% dos trabalhadores entrevistados pela Randstad afirmam que a flexibilidade em relação ao local onde trabalham é fundamental para aceitar um emprego. 
  • horário de trabalho flexível: junto com a flexibilidade em torno de onde eles trabalham, os colaboradores querem flexibilidade em relação a quando eles trabalham. A mudança para horários flexíveis ou uma semana de trabalho de quatro dias permite aos funcionários tempo para agendar compromissos e cuidar dos membros da família.
  • opções de cuidados infantis: os pais trabalhadores se beneficiam enormemente quando seus empregadores oferecem opções de trabalho flexíveis. Acordos de trabalho remoto, soluções em tempo parcial ou a capacidade de criar seus próprios horários ajudam a aumentar a produtividade entre os colaboradores. O Global Hybrid Work Study 2022 da Cisco descobriu que o trabalho híbrido tem ajudado a equilibrar a vida profissional e pessoal dos funcionários, sendo a economia de tempo em deslocamentos um fator importante, bem como as interações desnecessárias no escritório.

como a Randstad pode ajudar

Em um mundo onde reina a tecnologia, as pessoas às vezes são esquecidas. E se você pudesse aproveitar as vantagens da tecnologia sem perder esse toque humano? Aqui na Randstad, nossa missão é apoiar as pessoas e ajudar as organizações e seus colaboradores a atingirem seu potencial máximo. Combinamos a última palavra em tecnologia de recrutamento com um programa de contratação personalizado para cada um de nossos clientes. 

A Randstad pode ajudá-lo a definir o absenteísmo em relação ao seu negócio e fornecer suporte de RH desde a programação flexível de turnos até uma equipe interna dedicada para avaliar o moral e a produtividade dos trabalhadores e instituir programas de treinamento.

Acreditamos que, sem uma abordagem individualizada, as pessoas se tornam menos produtivas com o tempo. Traga de volta essa humanidade e os colaboradores existentes se engajarão novamente com sua empresa, estejam no local ou trabalhando remotamente. Podemos ajudar, trabalhando em estreita colaboração com seu departamento de RH e fornecendo percepções para ajudar os gerentes a lidar prontamente com o absenteísmo e o presenteísmo.

arrow

Faça download de nosso guia completo

para saber mais sobre o absenteísmo
sobre o autor
monica souza
monica souza

mônica souza

diretora da randstad operational

Mônica é diretora da Randstad Operational, divisão que atua no recrutamento e seleção de vagas permanentes e temporárias para posições administrativas, técnicas e operacionais. Em seus mais de 15 anos de carreira, tem passagens por corporações como RH Internacional e Itaú Unibanco, atuando no desenvolvimento de negócios e na liderança de equipes para a implementação de projetos estratégicos com foco em soluções de recursos humanos.

mantenha-se atualizado nas últimas notícias, tendências e relatórios sobre recrutamento e mercado de trabalho.

cadastre-se