A revolução moderna da inteligência artificial (IA) vem ocorrendo há mais de uma década, mas só recentemente as ferramentas altamente avançadas estão prontamente disponíveis para usuários não técnicos. 

As ferramentas de IA generativa, capazes de utilizar prompts simples para gerar conteúdo de texto ou imagem impressionantes, de fato representam um avanço. Elas já fazem parte do conjunto padrão de ferramentas do profissional moderno para tarefas de brainstorming, criação de visualizações rápidas e obtenção de feedback instantâneo de um colega de trabalho.

A IA não generativa também aumentou o poder das ferramentas digitais existentes, permitindo que os profissionais utilizem a capacidade da tecnologia de detectar padrões e entender dados não formatados para aprimorar seus fluxos de trabalho.

A inteligência artificial é uma ferramenta poderosa – mas com grandes poderes vêm grandes responsabilidades. Os limites e riscos da IA têm uma documentação extensa, desde preocupações com questões de propriedade intelectual em ferramentas de IA generativa até padrões de raciocínio falhos que reforçam e intensificam vieses e preconceitos humanos comuns.

people

baixe o fluxograma para identificar se sua empresa utiliza a IA de maneira responsável.

baixar

Por esse motivo, as empresas que utilizam e desenvolvem ferramentas de IA estão se empenhando para seu uso responsável e ético. Essa mentalidade pretende estabelecer os usos positivos da IA e compartilhá-los com mais pessoas, ao mesmo tempo em que implementa medidas para mitigar os sérios riscos resultantes.

As ferramentas de IA vieram para ficar e, no futuro, serão ainda mais avançadas e utilizadas mais amplamente do que hoje. Portanto, é o momento de todas as empresas começarem a pensar em como garantir o uso responsável e ético da IA na organização. Este artigo não constitui uma consultoria jurídica ou de conformidade, mas ajudará você a entender o que significa o uso responsável da IA na prática e como incentivá-lo em sua empresa.

4 persons looking up in the same direction, in a room with glass windows
4 persons looking up in the same direction, in a room with glass windows

o que é IA responsável?

Embora os princípios básicos sejam os mesmos, a definição de IA responsável pode variar. O Google, que está investindo fortemente em suas próprias ferramentas de IA, afirma:

“A IA responsável considera o impacto social do desenvolvimento e da dimensão das tecnologias [de IA], incluindo possíveis danos e benefícios.”

Nós utilizamos a inteligência artificial conforme os nossos princípios de IA. A Randstad utiliza a IA quando sabe que os resultados serão benéficos para todos, com supervisão e respeito pela autonomia humana. A ferramenta é usada de maneira transparente, explicativa, equitativa e inclusiva, sempre com a segurança como prioridade. Por fim,  garantimos que qualquer sistema de IA seja utilizado de maneira responsável.

Mantemos a responsabilidade em todo o trabalho que envolve a inteligência artificial, sempre focando em equidade, segurança e privacidade. A Microsoft, outra grande impulsionadora da transformação da IA, define os sistemas de IA responsáveis como equitativos, confiáveis, seguros, privados, inclusivos, transparentes e responsáveis.

A definição exata de uso responsável da IA da sua empresa pode ser um pouco diferente, mas o significado básico será o mesmo: a inteligência artificial utilizada de forma ética, legal, positiva e inclusiva. Isso significa utilizar a IA para complementar e aprimorar as capacidades humanas, reduzindo a influência de preconceitos humanos comuns, em vez de utilizá-la para substituir totalmente os humanos.

No mundo do RH, um exemplo de uso responsável pode ser a utilização de um chatbot de IA para avaliar e ajustar suas descrições de vagas para evitar linguagem não inclusiva. No entanto, ferramentas falhas como a ferramenta de recrutamento por IA da Amazon, que a empresa parou de utilizar após constatar que era tendenciosa em relação às candidatas do sexo feminino, não são um bom exemplo.

people

baixe o fluxograma para identificar se sua empresa utiliza a IA de maneira responsável.

baixar

como garantir o uso responsável da IA em sua empresa

Dependendo do seu negócio e da experiência anterior da sua empresa com IA, há várias maneiras de criar um entendimento comum do que é o uso responsável da IA e colocá-lo em prática em toda a empresa. No entanto, a maioria das organizações que já estão tendo êxito aplicam as seguintes estratégias:

treinamento sobre o uso responsável da IA

Na implementação de uma nova ferramenta importante, como um sistema CRM ou ATS, é necessário fornecer aos colaboradores o treinamento adequado. Portanto, ao implementar uma nova tecnologia como a IA em todos os setores da empresa, é igualmente importante garantir que sua equipe saiba como utilizá-la de maneira adequada e responsável. 

Desde a popularização das ferramentas de IA generativa fáceis de utilizar, seu uso se difundiu ainda mais. Usuários de IA inexperientes podem considerar essas ferramentas como completamente positivas e livres de riscos, ignorando os possíveis riscos – como problemas de segurança de dados, violações de propriedade intelectual, desigualdade e preconceito causados, entre outros, por treinamento de baixa qualidade.

O treinamento é uma oportunidade para desmistificar a IA e instruir os colaboradores sobre as desvantagens e limitações da tecnologia. Com esse conhecimento, poderão aproveitar os benefícios da IA e evitar os riscos mais críticos.

Além disso, os profissionais de hoje também desejam receber esse tipo de treinamento. No estudo  Workmonitor 2024 da Randstad, realizado com mais de 27 mil profissionais em todo o mundo, a IA estava no topo da lista de habilidades que os entrevistados gostariam de desenvolver. Uma pesquisa da PwC com mais de 54 mil profissionais teve resultados semelhantes, também constatou uma atitude amplamente positiva dos entrevistados em relação à IA no local de trabalho. Capacitar os colaboradores nas principais habilidades de IA e em como utilizar a tecnologia como uma ferramenta útil pode torná-los usuários de IA confiantes e eficazes, e atender a essa demanda por conhecimento.

male and female talking and smiling.
male and female talking and smiling.

monitoramento do uso da IA e engajamento dos colaboradores

Novamente, você não implementaria uma nova ferramenta importante, como um sistema de CRM, na organização sem supervisionar o seu uso. Para garantir o sucesso, as equipes que trabalham com a ferramenta ajustam continuamente seus processos e exploram novos recursos, compreendendo melhor o que funciona e garantindo que a ferramenta seja utilizada corretamente. Sua organização deve fazer o mesmo com as ferramentas de IA para garantir o uso responsável.

No âmbito operacional, designar colaboradores específicos como “responsáveis” pelas ferramentas de IA ajuda a desenvolver experiência e criar responsabilidade. Garantir que os responsáveis estejam familiarizados com os princípios de IA responsável também os ajuda a avaliar novos casos de uso e evita o uso não supervisionado de ferramentas poderosas de IA em diferentes setores da empresa.

No âmbito da liderança, pesquisas regulares podem ajudar a entender como a IA é utilizada atualmente na organização e como ela se difunde ao longo do tempo – garantindo que possíveis problemas de IA não peguem você de surpresa.

Em resumo, novas ferramentas de IA não devem ser implementadas e deixadas sem supervisão. Em vez disso, os colaboradores devem entender a importância de pensar de forma crítica sobre o uso da IA e trabalhar para melhorar e desenvolver o uso das ferramentas ao longo do tempo. 

governança e políticas claras de IA responsável

Ter documentos claros de governança de IA em vigor e uma definição comum de IA responsável é uma das medidas mais importantes. A ideia de “responsável” pode ser diferente para cada pessoa, e uma política de IA definida e aprovada pela liderança estabelece a visão da empresa entre todos os colaboradores. A política se torna um material para os membros da equipe recorrerem caso não tenham 100% de certeza de que a tarefa que estão realizando com auxílio da IA é permitida e responsável.

Nossos modelos para você desenvolver seus próprios princípios e políticas de IA são ótimos recursos para estabelecer o posicionamento oficial da sua empresa sobre IA. Mas se tudo isso é novidade e você quer ter certeza de que está fazendo as perguntas certas sobre inteligência artificial, baixe nosso fluxograma para identificar se a sua organização está utilizando a IA de forma responsável. Com uma série de perguntas, o fluxograma ajuda você a avaliar casos de uso específicos de IA e identificar se eles podem ser considerados responsáveis – ou se você precisa implementar medidas adicionais antes de utilizar a tecnologia na sua empresa.

sobre a autora
monica souza
monica souza

mônica souza

diretora da randstad operational

Mônica é diretora da Randstad Operational, divisão que atua no recrutamento e seleção de vagas permanentes e temporárias para posições administrativas, técnicas e operacionais. Em seus mais de 15 anos de carreira, tem passagens por corporações como RH Internacional e Itaú Unibanco, atuando no desenvolvimento de negócios e na liderança de equipes para a implementação de projetos estratégicos com foco em soluções de recursos humanos.

mantenha-se atualizado nas últimas notícias, tendências e relatórios sobre recrutamento e mercado de trabalho.

cadastre-se