Nas últimas décadas, o mundo passou por rápidas transformações que também impactaram o mercado de trabalho. Antes estruturado de forma unificada, o mercado hoje é fragmentado, marcado pela substituição de modelos tradicionais de emprego por alternativas mais ágeis e dinâmicas. E como essa mudança parece ter se tornado o novo normal, é primordial que a organização, as equipes e os colaboradores se adaptem às novas condições.
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faça o download aquiNeste artigo, exploraremos os elementos fundamentais para formar uma equipe ágil e rentável. Esses elementos integram uma estrutura concebida para auxiliar empresas e organizações a se destacarem em um ambiente em constante transformação.
1. habilidades
2. tamanho
3. equilíbrio
4. localização
5. liderança
1. novas habilidades são necessárias conforme o mercado de trabalho se transforma
A atual tendência de transformação digital, aliada às mudanças no comportamento e nas necessidades dos clientes, impõe a necessidade de novas habilidades e um replanejamento das diversas funções. No entanto, enfrentar esse desafio continua sendo um quebra-cabeça para muitas empresas e organizações. Segundo nosso estudo Talent Trends 2024, 72% dos líderes em todo o mundo preveem que a lacuna de habilidades represente um grande desafio para seus negócios nos próximos anos.
formar um quadro de colaboradores adaptável não significa substituir os profissionais atuais, mas sim combinar novas habilidades com experiências prévias.
Às vezes, quando ocorrem desafios ou oportunidades, é possível obter percepções valiosas sobre sua equipe ao descrever as habilidades disponíveis. Quais habilidades essenciais sua organização tem hoje e quais outras habilidades estão disponíveis para apoio? De qual talento adicional você precisa para sua empresa atuar com sucesso? Afinal, criar um quadro de colaboradores adaptável não significa substituir os atuais, mas sim combinar novas habilidades com experiências prévias.
intercâmbio de habilidades e transferência de conhecimento
Com o crescimento da mobilidade no mercado de trabalho, o intercâmbio de habilidades dentro da própria empresa torna-se ainda mais crucial. Isso é especialmente relevante para organizações que enfrentam aposentadorias em massa, nas quais muitas habilidades podem ser perdidas de uma só vez, e também para aquelas com altas taxas de rotatividade, que acabam incorrendo em custos significativos devido à necessidade constante de recontratação.
2. aumentar, reduzir ou as duas opções?
O tamanho ideal da equipe não se refere apenas ao número de colaboradores, mas deve atender às demandas dos clientes sem ter excesso ou escassez de talentos. Isso também garante que seus colaboradores tenham um bom equilíbrio entre vida profissional e pessoal, o que pode reduzir a rotatividade. Para a maioria das empresas, a necessidade de talentos depende da época, da demanda e dos ciclos de negócios. Não é raro que as organizações precisem demitir colaboradores em uma área enquanto lidam com a falta de pessoal em outra.
perguntas a serem consideradas ao planejar as necessidades de recrutamento:
Ter colaboradores que atendam à demanda é um fator importante para a lucratividade. Lembre-se, o tamanho ideal não precisa envolver cortes de pessoal. É preciso atender aos requisitos dos clientes sem falta ou excesso de colaboradores.
Além disso, uma equipe com o tamanho ideal é essencial para o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal dos colaboradores. Este é um aspecto importante do nosso último estudo Workmonitor 2024, que revela que o equilíbrio entre vida profissional e pessoal é tão valorizado pelos colaboradores quanto a remuneração.
3. encontre o equilíbrio
Ter o conjunto ideal de habilidades e capacidades não significa apenas conseguir cumprir as metas de negócios. Tem a ver com encontrar o equilíbrio entre colaboradores, experiências, funções, históricos e habilidades a fim de permitir a colaboração, o desenvolvimento e a inovação.
sua empresa possui colaboradores que garantam o desenvolvimento futuro?
Para formar uma boa equipe, a primeira pergunta a se fazer é se você tem pessoal e habilidades suficientes no setor principal da empresa. Você possui colaboradores não apenas para gerenciar as operações, mas também para garantir o desenvolvimento futuro?
Criar um bom equilíbrio entre colaboradores efetivos e temporários também é essencial. Muitas vezes recomendamos que nossos clientes classifiquem as habilidades em três categorias:
1. Habilidades essenciais aos negócios – habilidades que os colaboradores efetivos devem dominar. Podem ser contratados por você ou por consultoria externa.
2. Habilidades de nível médio – podem vir de colaboradores efetivos e temporários. Necessidades temporárias, por exemplo, são frequentemente solucionadas com o apoio de uma consultoria externa.
3. Habilidades menos avançadas. Podem ser oferecidas por colaboradores temporários, por períodos mais curtos ou mais longos. Uma mesma equipe pode conter as três categorias de habilidades e os colaboradores normalmente podem representar categorias diferentes em determinados períodos.
diversidade
Um estudo recente da McKinsey, nomeado Diversity Matters Even More (Diversidade Importa Ainda Mais), mostra que as empresas com equipes mais diversas têm uma probabilidade maior de apresentar um desempenho financeiro superior em comparação com concorrentes que têm menos diversidade. Além disso, nosso próprio estudo Talent Trends 2024 indica uma demanda crescente em todo o mundo por locais de trabalho inclusivos e que promovem a diversidade. Isso sugere que você deve contratar colaboradores de diversas idades, gêneros e origens. Recrute com a mente aberta para criar equipes mais diversas.
avalie sua estratégia de talentos por meio do nosso modelo de controle de custos
faça o download aqui4. há diversas possibilidades para o local ideal
Com ferramentas de trabalho on-line e a tecnologia em constante evolução, a localização física não é mais tão importante quanto antes em muitos cargos e setores. Adaptando-se a essa mudança, mais de um terço dos colaboradores não aceitaria um novo emprego se ele não oferecesse locais (37%) ou horários de trabalho flexíveis (41%), de acordo com nosso estudo Workmonitor 2024. A crescente disponibilidade de talentos flexíveis e temporários, independentemente da localização, pode ajudar você a contratar profissionais e habilidades que tradicionalmente são difíceis de encontrar.
os recursos certos nos lugares certos
Em empresas com várias unidades, é comum observar oscilações nas cargas de trabalho. Alguns locais podem estar com menos recursos em determinados momentos, enquanto outros têm um excesso de colaboradores. Criar uma equipe com diversidade geográfica pode ser uma maneira de permitir ajustes rápidos de pessoal para atender oscilações na demanda. Ao investir em talentos, é fundamental identificar em quais áreas do negócio e em quais locais pode haver aumento ou redução de colaboradores.
Para reter talentos, pode ser necessário transferir uma função, total ou parcialmente, para outro local. Esse processo torna-se mais simples quando a empresa já tem unidades em diferentes regiões.
Pode ser uma boa ideia redigir um contrato de trabalho que abranja uma área geográfica mais ampla.
Uma boa alternativa é elaborar o contrato de trabalho prevendo uma região e não apenas uma localidade. Hoje em dia, é comum que os contratos de trabalho especifiquem um determinado local, dificultando o processo de compartilhamento de pessoal em uma mesma região sem ajustes no contrato. Em vez disso, pode ser uma boa ideia redigir um contrato de trabalho prevendo uma região maior.
5. organizações flexíveis exigem liderança repaginada
Trabalhar com organizações flexíveis nem sempre é simples. Liderar uma equipe de pessoas que estão em fusos horários diferentes ou trabalhando em vários projetos, por exemplo, exige mais da gestão. Em um cenário de trabalho em constante mudança, torna-se ainda mais necessário haver clareza em relação às metas e ao acompanhamento do desempenho.
regras claras e iguais para todos
Uma única equipe pode abranger profissionais com diferentes pautas, condições, expectativas e prioridades, o que torna necessária a implementação de regras claras de desempenho. Além de haver percepções diferentes sobre os objetivos e planos de ação da equipe, muitas vezes, os métodos de trabalho ideais também podem divergir de pessoa para pessoa. Alguns preferem o menor número possível de reuniões pois preferem trabalhar por conta própria. Outros querem reuniões todos os dias para discutir tudo.
De acordo com uma pesquisa recente do Pew Research Center, mais da metade (53%) das pessoas que trabalham remotamente afirmam que isso afeta negativamente parte de sua capacidade de se conectar com os colegas. Certamente, o que importa nesse caso é encontrar uma plataforma comum que seja eficaz e satisfaça diferentes necessidades.
A colaboração entre profissionais com diferentes tipos de contrato e horários traz novos desafios que precisam ser considerados para garantir um funcionamento eficaz. Quando esses profissionais estão temporariamente alocados em um local de trabalho ou projeto, entender a visão geral se torna essencial. Embora possam ser responsáveis por apenas uma parte do objetivo, eles influenciam e são influenciados por outras partes do processo o tempo todo.
definições claras das diferentes funções de trabalho
Com um trabalho mais padronizado, descrições de cargos claras e estruturadas permitem que novos colaboradores ou temporários se integrem rapidamente em seus novos locais de trabalho. Mesmo para funções mais complexas, é fundamental ter descrições de cargo claras para organizar melhor a equipe, identificar talentos e definir o perfil desejado no recrutamento.
integração de colaboradores efetivos e temporários
Independentemente do tipo de vínculo empregatício, é necessário um programa de integração bem planejado. Compreender os negócios, a cultura e o método de trabalho de uma organização é sempre importante, pois afeta a capacidade do profissional de atuar no melhor interesse da empresa. De acordo com uma pesquisa realizada pela Paychex sobre as consequências de um processo de integração inadequado, 66% dos colaboradores de pequenas empresas acreditam ter recebido um treinamento insuficiente devido a uma experiência negativa de integração. Isso indica que há um grande potencial para melhorias nesse aspecto.
Consequentemente, o programa de integração precisa de adaptações com base nos cargos que estão sendo preenchidos. Para um cargo que exige habilidades essenciais e uma ampla compreensão do negócio, a integração naturalmente será mais abrangente e levará mais tempo do que para um cargo mais específico.