Se existe um grupo que tem despertado a curiosidade e está desafiando os paradigmas dentro do ambiente corporativo, esse é, sem dúvidas, a Geração Z. Composta por aqueles nascidos entre os anos 1997 e 2010, essa geração traz consigo uma série de peculiaridades, e é considerada a mais incompreendida por 40% das empresas, segundo dados do nosso estudo Workmonitor 2024, o que gera uma demanda e abordagem única por parte dos profissionais de Recursos Humanos. Então, qual é o melhor caminho para atraí-los?
Para falarmos com maior assertividade sobre o tema, convidamos a nossa gerente de recrutamento e seleção, Cindy Oliveira, para trazer dicas práticas para ter sucesso no momento de atrair os jovens da Geração Z para sua empresa. Confira:
quem são?
O primeiro passo é entender quais são as principais características dessa geração e qual sua expectativa no mundo do trabalho. Obviamente, é uma geração diversa com indivíduos autênticos. Mas, de maneira geral, por serem nativos digitais, possuem atributos que fazem parte de suas vidas desde a infância. Dominam smartphones, redes sociais e plataformas on-line com naturalidade e como ninguém. Por isso, dinamismo, criatividade e interatividade são palavras que definem bem esse perfil de talentos.
o que buscam?
Trata-se de uma geração que procura por empresas que tenham missões e valores atrelados ao que consideram importante, com propósito claro e compromisso social, flexibilidade no trabalho e qualidade de vida. Além disso, buscam por oportunidades que ofereçam desenvolvimento profissional, acesso à tecnologia e uma remuneração atrativa.
como se comunicam?
Por serem hiperconectados, buscam informações e se comunicam de forma instantânea, preferencialmente on-line. Por isso, valorizam a rapidez, a eficiência e a conveniência.
os maiores desafios
Os principais desafios ao lidar com a Geração Z incluem entender suas preferências, lidar com sua ansiedade por reconhecimento e manter um ambiente atualizado com as tendências tecnológicas. Eles esperam acesso a ferramentas e plataformas modernas, pois valorizam a autonomia, a criatividade e a capacidade de promover inovação no trabalho.
Prender a atenção deles por muito tempo e atender à dinâmica de ter tudo de forma instantânea, seja informação, conteúdo ou entretenimento, também gera desafios constantes, principalmente para as lideranças das empresas que contam com equipes multigeracionais.
processos seletivos
O processo ideal para estes jovens é eficiente, inovador, ágil e personalizado. Isso envolve o uso de comunicação digital, transparência sobre a cultura da empresa, simplificação do processo de candidatura, fornecimento de feedback a cada etapa do processo e realização de entrevistas virtuais.
onde encontrá-los
Além dos canais tradicionais de atração, como banco de talentos, redes profissionais, como LinkedIn, a Geração Z também gosta de utilizar outras ferramentas, como o X (antigo Twitter) e o TikTok, na busca por oportunidades. Esses canais têm um potencial único para mostrar os bastidores do trabalho, além de fornecer dicas de carreira de forma mais descontraída, atraindo a visibilidade da Geração Z para as oportunidades abertas.
algumas dicas para encontrar os melhores talentos da Geração Z:
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Tecnologia é mais do que uma ferramenta, é uma extensão de si mesmos
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Ofereça propósito e esteja comprometido com causas sociais e ambientais
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Flexibilidade e autonomia são essenciais
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Forneça feedback constante e personalizado
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Ofereça aprendizado contínuo e desenvolvimento pessoal
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