Quando precisamos resolver tarefas complexas como decidir o melhor regime de trabalho, as receitas prontas parecem vir bem a calhar. O fato é que não existe certo e errado quando se fala em escolher entre trabalho remoto, presencial ou híbrido. O ideal é entender o que mais se adequa ao perfil da sua empresa, à natureza da operação e a uma série de outras variáveis que precisam ser avaliadas para se chegar a uma conclusão.
Sendo assim, o que levar em conta na hora de eleger uma dessas opções e colocá-la em prática no dia a dia da sua empresa? Todos estes regimes de trabalho oferecem prós e contras sobre alguns aspectos importantes para serem avaliados com maior profundidade.
comunicação
Claro que os canais digitais como e-mail, videochamadas e outras ferramentas de comunicação corporativas são uma grande inovação para o dia a dia das equipes, permitindo que muitos assuntos sejam resolvidos de forma remota, ampliando bastante a capacidade operacional.
Mas trabalhar no mesmo espaço físico privilegia a comunicação não verbal, trazendo maior profundidade aos debates e a resolução de problemas complexos de forma mais ágil.
segurança
A digitalização dos processos e das informações de uma companhia torna muito mais fácil e acessível o trabalho. Por outro lado, faz com que a empresa fique mais vulnerável a invasões e vazamentos de dados, gerando maiores custos em governança corporativa, segurança cibernética e adequação à LGPD.
oferta de talentos
O formato remoto abre a possibilidade de tornar o trabalho mais abrangente e agregar à equipe talentos diversos, independentemente de sua localização geográfica. Mas torna mais difícil o fortalecimento da cultura da empresa sem um bom trabalho de integração e comunicação corporativa.
Esses são apenas alguns fatores a serem levados em consideração para se tomar uma decisão. Quer saber mais sobre os diferentes regimes de trabalho e ter acesso a dados que te ajudarão a entender melhor como cada um destes formatos pode funcionar na sua empresa?
Clique aqui e baixe um conteúdo preparado pelos especialistas da Randstad.