Empresas de manufatura bem-sucedidas dependem de um equilíbrio estratégico entre experiência e talento para garantir a satisfação dos clientes e manter alta produtividade. Diferente de outros setores, a manufatura tende a ser mais tradicional, com profissionais que permanecem em suas funções por longos períodos. Esse fator se torna uma vantagem competitiva, proporcionando estabilidade e conhecimento aprofundado — essenciais para enfrentar um mercado que está em constante evolução.

No entanto, as empresas que não se adaptarem enfrentarão desafios com o envelhecimento da força de trabalho. A Geração Z ainda está ingressando no mercado, mas em breve representará uma parcela significativa dos profissionais disponíveis. As organizações que não modernizarem suas estratégias de recrutamento terão dificuldades para atrair novos talentos e se manter competitivas no futuro da manufatura.

Se a sua empresa quer se manter competitiva na atração de talentos, este artigo pode ajudar. Vamos explorar o que a Geração Z busca em um empregador e, em seguida, mostrar como sua empresa pode conquistá-los e ganhar sua confiança.

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compreendendo a geração z no ambiente de trabalho.

quem é a geração z?

A Geração Z é geralmente definida como o grupo de pessoas nascidas entre 1997 e 2012. Os membros mais jovens dessa geração ainda estão na escola, enquanto os mais velhos já podem ter concluído sua formação e estar no mercado de trabalho há alguns anos.

grafico de geracao
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o que motiva a geração z no ambiente de trabalho?

Como sempre, é essencial enxergar os profissionais como indivíduos, e não apenas como parte de uma geração. Cada pessoa tem suas próprias motivações e ambições de carreira, e o ano de nascimento não define por completo seu estilo de trabalho ou suas características. No entanto, pesquisas indicam que, de modo geral, a Geração Z se diferencia das anteriores em sua abordagem ao trabalho.

Em resumo, a Geração Z tem cinco prioridades que a diferenciam dos Millennials, da Geração X e dos Baby Boomers:

  • trabalho com propósito — a Geração Z é mais propensa do que qualquer outra geração a considerar a relevância e o impacto do trabalho como um fator decisivo para aceitar, permanecer ou deixar um emprego.
  • equilíbrio entre vida pessoal e profissional, e flexibilidade — talentos da Geração Z recusariam um emprego sem flexibilidade em comparação com trabalhadores das outras gerações.
  • empregadores empáticos — 40% dos profissionais da Geração Z afirmam que seu empregador "não compreende sua geração", enquanto apenas 21% dos Baby Boomers dizem o mesmo.
  • funções relevantes — A Geração Z se sente mais atraída por marcas e setores que fazem parte de sua experiência pessoal, muito mais do que as gerações anteriores.
  • crescimento e desenvolvimento — a Geração Z dá mais importância ao aprendizado e desenvolvimento no ambiente de trabalho do que qualquer outra geração.
meu empregador nao compreende minha geracao
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mitos e equívocos sobre a geração z no ambiente de trabalho

À medida que a Geração Z ingressa no mercado de trabalho e assume seu espaço, surgiram estereótipos negativos sobre uma suposta falta de ética profissional. No entanto, como ocorre com qualquer generalização sobre um grupo amplo de pessoas, esses rótulos não se sustentam em dados concretos. Pelo contrário, as estatísticas indicam que os profissionais da Geração Z podem ser até mais motivados do que alguns de seus colegas mais experientes:

  • 46% da Geração Z afirmam que sua geração é mais ambiciosa do que as demais — um percentual maior do que o de qualquer outro grupo etário.
  • Gestores da Geração Z são, na verdade, melhores em fornecer feedback do que gestores de qualquer outra geração, de acordo com um amplo banco de dados que analisou centenas de milhares de profissionais.
  • Pesquisas indicam que, embora preferências e interesses possam variar entre gerações, não há dados concretos que comprovem diferenças significativas em traços de personalidade ou desempenho no trabalho. Em outras palavras, os profissionais de diferentes gerações são mais parecidos do que imaginam.

A verdadeira ameaça para sua organização não é o desempenho abaixo do esperado dos profissionais da Geração Z, mas sim o preconceito geracional, que pode gerar conflitos entre gerações e prejudicar o trabalho em equipe — um elemento essencial para o sucesso.

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como tornar sua empresa de manufatura atraente para a geração z.

destaque sua marca empregadora para atrair talentos da geração z

Ter uma marca empregadora forte, reconhecível e atraente é essencial para conquistar os melhores talentos, independentemente da geração. No entanto, esse fator é ainda mais importante para chamar a atenção dos candidatos da Geração Z.

No geral, não há evidências concretas de que os membros da Geração Z estejam rejeitando ativamente carreiras na indústria de manufatura. No entanto, relatos indicam que as empresas do setor têm dificuldade em convencer jovens talentos a ingressar nesse mercado. O estereótipo de que a manufatura é um ambiente tradicional, hierárquico e inflexível não condiz com o que a essa geração busca em um local de trabalho.

Por isso, comunicar a realidade do seu negócio e desconstruir esses estereótipos é fundamental. Ao destacar atributos como sua especialização em tecnologia avançada ou a relevância dos seus produtos para a sociedade moderna, sua empresa pode construir uma marca empregadora que mostre à Geração Z as vantagens de seguir carreira na manufatura. 

valorize seus diferenciais

A Geração Z dá grande importância à flexibilidade, o que representa um desafio para a indústria de manufatura. De acordo com o nosso estudo Workmonitor 2025, 48% dos profissionais da Geração Z consideram que ter alguma forma de trabalho remoto é "inegociável", um percentual significativamente maior do que os 35% dos Baby Boomers. Embora isso seja viável para funções administrativas dentro das empresas de manufatura, nas áreas de produção, as possibilidades de trabalho remoto são bastante limitadas.

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na disputa por talentos, competir com outros setores com base na flexibilidade pode não ser eficaz. No que se refere ao trabalho remoto, os empregadores da manufatura enfrentam desafios únicos e não estão em condições iguais de concorrência.

Em vez disso, concentre-se no que você faz melhor do que qualquer outra indústria — como a sustentabilidade. A Geração Z valoriza muito este fator, e a indústria de manufatura tem liderado a transição sustentável há anos. O setor automotivo europeu, por exemplo, conseguiu reduzir suas emissões totais em 31% desde 2005, adotando novas fontes de energia, tecnologias e modelos de negócios. Já sabemos que a Geração Z prioriza o propósito ao escolher um trabalho. Portanto, ao destacar suas iniciativas sustentáveis, você pode tornar uma carreira na manufatura muito mais atrativa para essa geração.

adote uma nova abordagem para o desenvolvimento

Apesar dos estereótipos, a Geração Z valoriza muito o desenvolvimento de habilidades e o crescimento profissional. Segundo o estudo Workmonitor 2025, quatro em cada cinco entrevistados da Geração Z classificaram o aprendizado e desenvolvimento como uma prioridade de carreira, enquanto apenas três em cada cinco dos Baby Boomers disseram o mesmo. Além disso, os profissionais da Geração Z são mais propensos a deixar um emprego devido a poucas oportunidades de crescimento do que por uma remuneração baixa.

Nesse contexto, a escala e o alto nível de especialização da manufatura oferecem um diferencial valioso na atração da Geração Z. Diferente de outros setores, a indústria proporciona oportunidades concretas para o desenvolvimento de habilidades de ponta, aprendizado prático e crescimento dentro da organização. No entanto, para maximizar esse potencial, os fabricantes devem reconsiderar como estruturam o crescimento profissional.

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Empresas fora da manufatura já perceberam isso. O programa de treinamento e desenvolvimento do Bank of America, por exemplo, não se limita a direcionar jovens profissionais para um caminho de carreira linear. Em vez disso, seu objetivo é ensinar habilidades financeiras essenciais que podem ser aplicadas em diferentes departamentos da empresa, dando aos profissionais as ferramentas necessárias para crescer e permitindo que definam seu próprio percurso. Para conteúdos que não podem ser ensinados internamente, o banco oferece vouchers para programas externos de treinamento, ampliando ainda mais as habilidades dos colaboradores. 

Empresas de manufatura demandam expertise em áreas diversas, como logística, P&D, qualidade, sustentabilidade e finanças. Essa diversidade cria uma oportunidade valiosa para adaptar os programas de aprendizado e desenvolvimento à realidade da Geração Z, tornando a indústria mais atrativa para os melhores talentos do mercado. 

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Se você está pronto para adaptar seu processo de contratação e começar a atrair mais talentos da Geração Z, baixe nosso checklist. Ele traz uma série de dicas práticas para tornar sua empresa mais atrativa para essa geração, organizadas com base nas principais prioridades que a Geração Z valoriza em um empregador. Além disso, o checklist permite atribuir tarefas aos colegas, monitorar o andamento das atividades e contar com um ponto de partida bem estruturado para otimizar suas práticas de recrutamento.

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sobre o autor
monica souza
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mônica souza

diretora da randstad operational

Mônica é diretora da Randstad Operational, divisão que atua no recrutamento e seleção de vagas permanentes e temporárias para posições administrativas, técnicas e operacionais. Em seus mais de 15 anos de carreira, tem passagens por corporações como RH Internacional e Itaú Unibanco, atuando no desenvolvimento de negócios e na liderança de equipes para a implementação de projetos estratégicos com foco em soluções de recursos humanos.

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