Enquanto os líderes empresariais tentam fazer com que o mundo corporativo volte ao normal em um mercado em recuperação da pandemia, um grande obstáculo continua sendo a dificuldade de encontrar talentos qualificados. Na realidade, o mercado de trabalho em todo o mundo enfrenta uma relevante escassez de mão de obra, o que dificulta a aquisição dos talentos necessários para manter níveis de produção eficientes. Infelizmente, espera-se que essa escassez de mão de obra se agrave nos próximos anos. Embora as previsões possam parecer desanimadoras, existem várias etapas que você pode seguir a partir de agora para melhorar suas iniciativas de aquisição de talentos, tanto para o presente quanto para o futuro. Este guia analisa como o desenvolvimento de estratégias eficazes para a busca de talentos é exatamente o que os empregadores precisam para encontrar o colaborador qualificado que desejam.
principais dicas para encontrar talentos.
A busca por candidatos é a primeira (e talvez a mais importante) etapa de todo o processo de recrutamento. Afinal, sem uma estratégia eficaz de aquisição de talentos, sua empresa terá dificuldades para recrutar os colaboradores qualificados de que precisa.
1. elabore descrições eficazes para os anúncios de vagas.
Um dos fatores mais importantes para melhorar suas iniciativas de recrutamento de talentos é elaborar descrições eficazes para as vagas de emprego. Os anúncios das vagas são a primeira coisa que muitos candidatos em potencial verão e, a partir dessas informações, decidirão se devem ou não se candidatar à vaga.
Em primeiro lugar, é importante utilizar as palavras-chave corretas para garantir que as pessoas certas vejam seus anúncios de emprego.
Utilize palavras específicas do setor para descrever as diversas características, aspectos e qualificações que você procura em um candidato. Observe que, ao pesquisar vagas on-line, os interessados utilizarão essas palavras-chave.
Em segundo lugar, as descrições de cargos devem oferecer aos candidatos uma perspectiva de como é trabalhar na sua empresa. Não apenas como é a cultura da empresa, mas também quais funções são desempenhadas no cargo. O Google, por exemplo, se esforçou bastante para fornecer essa visão por meio da gamificação, para mostrar como é trabalhar na empresa.
Embora o uso da gamificação possa não estar no orçamento da empresa, você pode considerar tentar técnicas como storytelling e vídeos para mostrar aos talentos como é o dia a dia na sua empresa.
2. fortaleça a marca empregadora.
Sempre é bom ressaltar a importância de manter uma marca empregadora forte e positiva. Estudos demonstram que quase metade dos trabalhadores sequer consideraria trabalhar para uma empresa com má reputação.
Adote medidas imediatas para realizar uma auditoria de marca do empregador para analisar sua empresa em comparação à concorrência. Também é importante compreender a recente mudança nas expectativas dos colaboradores. Por exemplo, a Pesquisa Randstad de Marca Empregadora 2022 mostrou que desenvolvimento de carreira é o fator mais importante para 75% dos trabalhadores brasileiros ao escolher trabalhar em uma empresa. É importante aceitar essas mudanças e torná-las parte de sua imagem.
3. crie um processo de recrutamento em duas etapas.
O recrutamento nunca deve ser considerado um processo único. Pelo contrário, é importante separar a etapa de busca de candidatos e a de recrutamento.
● busca de candidatos
Muitos acreditam que a busca significa analisar currículos e realizar triagem de candidatos após a publicação de uma vaga on-line. No entanto, o sourcing não é uma estratégia reativa, mas sim um processo proativo de busca de candidatos ativos e passivos qualificados para cargos atuais ou futuros.
● Recrutamento
O recrutamento, por outro lado, está mais voltado para o engajamento com candidatos ativos. Esta etapa envolve a seleção de candidatos, revisão de currículos, realização de entrevistas e negociação das ofertas de emprego. Separar esse processo melhorará a qualidade dos candidatos selecionados e acelerará a sequência geral de contratação. Também facilitará para que as empresas encontrem candidatos adequados para cargos que exigem um conjunto de habilidades específicas, os quais são mais difíceis de preencher.
4. priorize candidatos ativos e passivos
Também é importante entender a diferença entre candidatos ativos e passivos. Os candidatos ativos são aqueles que procuram ativamente novas oportunidades de emprego, enquanto os candidatos passivos não estão necessariamente em busca de novas oportunidades, mas também não se opõem a mudar de emprego se receberem uma proposta adequada.
Muitas estratégias padrão de aquisição de talentos são projetadas para atrair candidatos ativos. No entanto, estudos mostram que os candidatos passivos representam até 70% do total. É uma porcentagem muito alta para ser ignorada.
● candidatos ativos
Técnicas comuns de busca de candidatos, como publicação de vagas de emprego on-line, postagens em mídias sociais e eventos de recrutamento, são muito eficazes para encontrar esses talentos. Realmente muitos dos que buscam diariamente novas oportunidades pela internet, portanto é fundamental que encontrem com facilidade as suas ofertas de emprego.
5. ferramentas digitais.
A tecnologia de recrutamento evoluiu significativamente nos últimos anos. Para se manter competitivo no dinâmico mercado de trabalho atual, é crucial que sua empresa as adote para melhorar suas iniciativas de recrutamento. Existem diversas maneiras para implementá-las, incluindo:
● automação para melhorar o engajamento
A automação pode permitir que sua equipe de recrutamento contate constantemente possíveis candidatos sem nenhum esforço adicional; por exemplo, você pode utilizar essa tecnologia para enviar e-mails automáticos a candidatos em diversas etapas do processo de recrutamento e receber notificações quando um candidato em potencial manifestar interesse.
● analisar as principais métricas para maximizar os esforços
A tecnologia atual rastreia, armazena e analisa dados de recrutamento em tempo real. Você pode utilizar essa tecnologia para acompanhar o sucesso de diferentes campanhas de aquisição de talentos, descobrir quais estratégias estão funcionando e determinar quantos contatos são necessários para converter um potencial candidato em uma contratação.
● adotar uma abordagem multicanal
A tecnologia também permite que você se conecte com os candidatos por meio de diversos canais, incluindo telefone, e-mail, chamadas de vídeo e redes sociais. Investir em um software de planejamento de recursos empresariais (ERP, na sigla em inglês) pode facilitar o rastreamento dessas comunicações em uma plataforma única e conveniente para a sua equipe de recrutamento.
● simplificar o processo de candidatura
Utilize a tecnologia para tornar o processo de candidatura o mais fácil e conveniente possível para os candidatos em potencial. Considerando que mais de 90% da população mundial utiliza dispositivos móveis para acessar a internet, é essencial que o processo de inscrição possa ser realizado usando apenas um smartphone ou tablet.
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