Já buscou candidatos por meses sem realizar nenhuma nova contratação? Nesse caso, você sabe que longos ciclos de contratação prejudicam a produtividade, são dispendiosos e ainda reduzem o valor de sua marca empregadora. O que pode ser feito a respeito disso?
Continue lendo para conhecer o cronograma certo do processo de contratação, bem como as próximas etapas que podem ser seguidas de imediato para atingir essa meta futura.
o elevado custo de vagas não preenchidas
Processos de contratação demorados podem prejudicar seus negócios de diversas maneiras. Para começar, há a questão imediata da produtividade: os funcionários existentes terão que assumir cargas de trabalho adicionais além de suas tarefas habituais em tempo integral para compensar a mão de obra que está faltando. É evidente que esse fardo pode ser suportado apenas por algum tempo antes de provocar um possível esgotamento e desmotivação, o que, por sua vez, provoca maiores níveis de rotatividade.
Em outras palavras, seu atraso no preenchimento de vagas pode até mesmo piorar antes de melhorar — e isso é bastante problemático no momento. Afinal, estamos no meio do que alguns observadores estão chamando de “a grande demissão”: um período de reajuste e realinhamento na mão de obra em que a grande maioria dos trabalhadores afirmam estar cogitando mudar de emprego.
E se esse processo começar em sua empresa, pode esperar um aumento rápido em funções não preenchidas. Considerando o fato de que substituir até mesmo um novo contratado custará à sua empresa, em média, entre seis e nove meses do salário desse funcionário, fazendo com que os riscos sejam difíceis de ignorar. Por essas e outras razões, resolver os problemas em seu processo de contratação — e reduzir o tempo despendido até a contratação — deve ser prioridade desde já. Se feito corretamente, o processo deve gerar economias de custo consideráveis para sua organização também em longo prazo.
quanto é considerado muito tempo para preencher uma vaga?
Os prazos de contratação variam muito de empresa para empresa, de candidato para candidato — e até mesmo entre diferentes cargos. Algumas funções requerem mais tempo e recursos para serem preenchidas do que as demais. Por isso, quando se trata de identificar a quantidade ideal de dias necessários para fazer uma nova contratação, não há um número definido.
É possível, entretanto, reduzi-lo a um intervalo ideal que possa servir como parâmetro para suas contratações. Quando você atingir o limite máximo de dias sem ter efetuado novas contratações, saberá que provavelmente é hora de parar, recuar e reavaliar o processo.
Temos como parâmetro o número 10. No atual cenário de contratação altamente competitivo, os melhores talentos permanecem disponíveis no mercado por apenas 10 dias. Entre o primeiro anúncio de uma vaga, a seleção de candidatos e a entrevista final, é pouco tempo. É por isso que 10 deve ser o primeiro número a servir como parâmetro — sobretudo se estiver buscando contratações para funções importantes e estratégicas que requeiram diversas competências difíceis de encontrar.
Os parâmetros limites são os números dois e três — que indicam meses, não dias. E se, de fato, for esperar obter talentos sob demanda, nunca deseje que sua busca demore tanto. Se estiver se aproximando desse período e ainda não houver contratado ninguém, que isso sirva como sinal de alerta. É hora de agilizar seu processo de contratação, pois, a essa altura, as chances de conseguir candidatos de qualidade reduziram bastante.
como reduzir o tempo de contratação
O tempo de contratação pode se arrastar por inúmeros motivos, por isso, se estiver com problemas para atingir o cronograma ideal, siga estas etapas para alinhar seu processo:
1. planeje com antecedência
Desenvolver uma estratégia abrangente de gestão de mão de obra com antecedência ajudará você a evitar longos ciclos de contratação posteriormente. Abaixo, algumas práticas simples recomendadas:
- atribua recursos exclusivos à sua equipe de RH para prever necessidades futuras de talentos.
- desenvolva uma estratégia para atrair candidatos ideais a essas funções.
- mantenha um pipeline ativo de talentos.
2. melhore seus anúncios de vagas
Não se trata apenas de fazer uma lista de requisitos e qualificações de funções (embora isso também seja importante, especialmente da perspectiva da pesquisa de palavras-chave). Uma lista bem elaborada deve:
- representar a voz de sua marca empregadora.
- gerar interesse e entusiasmo sobre a oportunidade (e sobre sua empresa).
- usar linguagem clara e simples. Evitar jargões, tanto quanto possível.
3. considere programas de desenvolvimento interno
As estratégias certas de aquisição de talentos e gestão de mão de obra, juntamente com anúncios de vagas bem elaborados, certamente ajudarão você a atrair talentos muito mais rápido. Mas também vale a pena perguntar: um programa de desenvolvimento interno poderia atingir o mesmo objetivo, mas com mais rapidez e eficácia? Considere os seguintes aspectos, por exemplo:
- internamente, a mobilidade de talentos aumentou 20% desde o início da pandemia de covid-19 — o que significa que muitos dos seus concorrentes já estão fazendo ótimo uso de programas de desenvolvimento interno.
- funcionários em geral desejam desenvolver novas competências — em uma pesquisa com 22 mil pessoas, por exemplo, 77% afirmaram estar abertas a oportunidades de upskilling (aperfeiçoamento de competências) para melhorar suas oportunidades de carreira.
- obter o convencimento da equipe executiva não deve ser muito difícil, uma vez que quase nove em cada 10 líderes de capital humano e diretores acreditam que oportunidades de reskilling (requalificação) ajudam a melhorar a retenção de funcionários, de acordo com o nosso relatório Talent Trends de 2021.
4. faça uma parceria com uma consultoria de recrutamento
Se reduzir o tempo de contratação continuar um desafio, ou se você simplesmente não tiver tempo para lidar com isso sozinho, considere trabalhar com uma consultoria de recrutamento. Consultorias de recrutamento podem ajudar:
- enviando candidatos de redes de talentos pré-existentes para ajudá-lo a encontrar os talentos mais qualificados
- simplificando o processo com a mais recente tecnologia de RH para que você possa fazer a contratação certa mais rapidamente
- desenvolvendo estratégias adaptadas a sua empresa para reduzir o tempo para preencher futuras vagas
pronto para reduzir o tempo de contratação?
Se você seguir as etapas de um a três à risca, estará no rumo certo para reduzir seu tempo de contratação. Ou se estiver em busca de um parceiro de contratação para obter assistência adicional, entre em contato conosco para começarmos a trabalhar juntos hoje.