Pode ser difícil atrair indivíduos talentosos para se juntarem à sua startup, especialmente quando você está competindo com grandes empresas que podem oferecer remunerações mais altas e melhores pacotes de benefícios.
Sem contar com a equipe adequada, sua ideia sempre será apenas uma ideia. Para que as startups em estágio inicial tenham sucesso, você precisará das pessoas certas com as habilidades certas para comercializar produtos e soluções.
É difícil vender um novo produto para clientes que nunca ouviram falar dele antes ou para consumidores que já têm preferências de marca específicas. Tudo se resume ao que diferencia seu produto no mercado.
Da mesma forma, é mais difícil convencer talentos de alta qualidade a se juntarem à sua empresa se ela não tiver uma marca empregadora forte para chamar a atenção deles. Aí reside o desafio - embora você precise de colaboradores para concretizar e comercializar seu produto, talvez só tenha uma ideia ou protótipo para mostrar por enquanto.
Este artigo detalha os desafios que os fundadores de startups enfrentam ao contratar novos talentos para se juntarem à sua empresa e as melhores maneiras de superá-los.
a ideia de se juntar a uma startup assusta as pessoas
A maioria das pessoas hesita em se juntar a uma startup porque há muitas incertezas e variáveis sobre seu papel e crescimento profissional.
Elas podem temer que, ao dar um salto no escuro, possam estar colocando seu emprego e estabilidade em risco.
Os fundadores podem acabar vendendo seus negócios muito antes do previsto, devido a problemas de fluxo de caixa ou a uma oferta de uma empresa maior. Eles também podem ser impactados por recessões globais e más condições de mercado que os forcem a desistir antes que seja tarde demais.
1. a maioria dos colaboradores em startups tem um plano de saída
Embora as pessoas entendam que os fracassos são inevitáveis, ninguém quer afundar o navio.
Dependendo da maturidade da startup, a maioria dos colaboradores que se juntam a elas tem a intenção de trabalhar por um ano ou menos antes de seguir para o próximo emprego. Podem aceitar ofertas de emprego e se juntar a uma startup porque estão curiosos sobre a realidade de trabalhar neste ambiente, ou podem estar genuinamente investidos na visão da startup e desejam sentir a satisfação de dar vida a ela.
Apesar de suas intenções de sair cedo, a maioria dos colaboradores é comprometida com seu trabalho, pois frequentemente fazem mudanças significativas e positivas durante o tempo em que trabalham com startups. O trabalho impactante pode ser tão simples quanto criar procedimentos operacionais padrão ou tão complexo quanto desenvolver um novo protótipo.
Alguns colaboradores eventualmente permanecem, pois gostam do trabalho e podem se conectar com a clara direção comercial da empresa.
2. startups às vezes oferecem remuneração excessiva com ofertas elevadas
A flexibilidade das startups pode ser uma faca de dois gumes.
Por um lado, os colaboradores geralmente trabalham com uma equipe pequena e unida em projetos inovadores. Por outro lado, eles também costumam trabalhar longas horas e em tarefas diferentes que desafiam sua capacidade.
Dada a falta de conhecimento da marca, os riscos que os talentos assumem e a possibilidade de ter uma carga de trabalho mais pesada, algumas startups remuneram excessivamente oferecendo salários iniciais significativamente acima da taxa de mercado para superar seus concorrentes.
Algumas podem incluir participação acionária, altas comissões e bônus de conclusão como parte de suas estratégias de atração e retenção de talentos, para que possam crescer e escalar rapidamente, além de cumprir os prazos prometidos aos investidores.
No entanto, isso tem se mostrado uma tática insustentável que pode desagradar investidores que procuram realizar seus lucros mais cedo. As empresas levarão mais tempo para tornar seu resultado positivo quando os custos indiretos forem altos, como salários, seguros e fundos de previdência.
entenda por que as pessoas querem trabalhar para uma startup
Os candidatos a emprego estão em busca de empresas que possam oferecer o pacote completo - salário, flexibilidade, felicidade e propósito.
Como uma startup, você tem a capacidade de construir a cultura da empresa que deseja desde o início, algo que grandes empresas multinacionais podem não ter.
Ao invés de correr para contratar, é importante dedicar tempo para estabelecer estruturas e metas de diversidade de equipe, e ser específico sobre como você deseja que sua marca empregadora seja percebida para garantir um encaixe adequado de talentos. Mais importante ainda, você tem o poder de decidir que tipo de habilidades, personalidades e atitudes deseja para a cultura da sua empresa.
1. pessoas de todas as idades têm curiosidade sobre trabalhar em uma startup
Existe a ideia equivocada de que startups atraem apenas um grupo demográfico específico. As histórias de origem da Meta (anteriormente Facebook) e Paypal criaram a impressão de que startups são fundadas e formadas por jovens que trabalham em suas garagens e bibliotecas escolares.
Investidores de risco e startups fintech com fundadores mais jovens também têm mais probabilidade de atrair atenção na imprensa.
No entanto, com o aumento do número de startups e mais pessoas desenvolvendo uma mentalidade empreendedora para se tornarem seus próprios chefes, os talentos atuais estão mais abertos a trabalhar para uma startup.
2. algumas pessoas desejam o status de fazer parte de uma equipe pioneira
As startups oferecem aos talentos um caminho não convencional com oportunidades aceleradas de crescimento na carreira, pois podem acelerar suas carreiras sem as frustrações da burocracia que normalmente restringiriam sua ambição de tentar algo diferente.
Alguns também são atraídos pela ideia de serem um "membro fundador" de uma startup bem-sucedida, um reconhecimento que muitas pessoas desejam, pois impulsiona sua credibilidade e abre um caminho de carreira de longo prazo para se tornarem líderes altamente atraentes.
Há também um grupo de talentos que ficam intrigados com a oportunidade de trabalhar diretamente com funcionários pioneiros, especialmente se eles têm um histórico positivo de estabelecer outras startups bem-sucedidas. Isso cria uma oportunidade de aprendizado e crescimento, além do desenvolvimento de competências técnicas, pois os colaboradores também podem criar redes com eles e trocar ideias criativas e originais.
3. baseado na sua ideia, as pessoas ajudam a fechar o negócio
Antes de se reunir com investidores, você geralmente prepara uma apresentação e pratica sua proposta com seus colegas e pares. Por que não fazer o mesmo ao atrair novos talentos?
Os talentos têm curiosidade sobre startups porque desejam se conectar com uma visão. Eles querem saber como suas habilidades e experiências podem realizar esse propósito para que possam se sentir satisfeitos com seus empregos.
Em vez de entediá-los com detalhes das responsabilidades e benefícios dos colaboradores (que ainda são necessários durante uma entrevista de emprego), fale sobre como as contribuições deles podem ajudar a realizar os objetivos comerciais da empresa. Ajude-os a visualizar como será assumir um papel que leva a empresa para o próximo nível e como eles podem realmente contribuir para sua equipe.
Além de vender a visão da empresa, você deve organizar para que seus colegas encontrem o candidato a emprego de maneira casual como parte do processo de entrevista.
Essas reuniões ajudam tanto os candidatos a emprego quanto os colaboradores existentes a avaliar se podem trabalhar e construir conexões significativas e confiáveis entre si. Faça com que sua equipe também participe da decisão de contratação, uma vez que são eles que saberão exatamente quais habilidades são necessárias para a função e que tipo de personalidades e atitudes são mais adequadas para a organização.
construa redes de contatos e contrate o talento certo
Como os candidatos a emprego não sabem exatamente quem você é ou o que sua empresa faz, é importante para você (e outros membros fundadores) fazer networking regularmente e começar a construir sua marca empregadora.
Aloque orçamentos para que seus colaboradores participem de quantas conferências e seminários puderem para expandir sua rede de contatos e divulgar sua empresa. Você também pode participar de feiras de carreiras para promover e expor sua empresa a candidatos qualificados e futuros funcionários.
Você pode estabelecer um programa de indicação de funcionários para incentivar seus colaboradores a recomendarem pessoas que conhecem e que seriam adequadas para a função. Como a reputação deles está em jogo, é mais provável que recomendem apenas pessoas com as quais tiveram uma boa experiência de trabalho para o cargo.
Por fim, estabeleça uma presença on-line usando plataformas de mídia social a seu favor. Crie um perfil comercial para que as pessoas possam encontrá-lo facilmente e peça aos seus colaboradores para compartilharem ativamente as últimas notícias, anúncios e eventos da empresa, deixando o algoritmo fazer o resto. Contratar um gerente de comunidade para gerenciar sua presença nas redes sociais será fundamental para o sucesso da sua empresa.
traga sua paixão empreendedora para o processo de contratação da sua startup
Entendemos que, como uma startup, você pode não ter um gerente de aquisição de talentos para ajudar com seus processos de folha de pagamento e recrutamento. É aí que a Randstad pode ajudar.
Nossos recrutadores são especialistas em estratégias de recrutamento e podem ajudar a conectá-lo com talentos especializados para seus negócios. Também temos uma equipe independente de contratação e folha de pagamento que pode ajudar você a obter mais flexibilidade na gestão da sua força de trabalho enquanto organiza suas finanças.
Entre em contato conosco para saber mais sobre nossas soluções de recrutamento e seleção. Se você for um candidato a emprego em busca de oportunidades de carreira, visite nosso site, candidate-se a uma vaga e explore suas possibilidades.
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