Em um mundo cada vez mais consciente e exigente com os princípios do ESG, a responsabilidade socioambiental precisa ser legitimada para ser vista pelos stakeholders como uma prática consistente e autêntica.
Investir na obtenção de certificações ambientais é um passo importante para padronizar processos, reduzindo também desperdícios de recursos e resultando na redução de custos.
Além disso, a melhoria da imagem da empresa e de seus produtos junto à opinião pública e aos consumidores contribui para a marca conquistar oportunidades em novos mercados com alto grau de exigência ambiental.
Conheça a seguir as 3 certificações ambientais mais comuns no Brasil:
ISO 14001:25
Reconhecida mundialmente, essa norma foi criada em 2004 para ajudar a identificar, gerenciar, monitorar e controlar as questões ambientais de uma empresa de forma integral.
Envolve todo um processo de melhoria contínua na operação do negócio, abrangendo questões como a poluição do ar, água e esgoto, a gestão de resíduos, a contaminação do solo, a mitigação e adaptação às alterações climáticas e a utilização e eficiência dos recursos naturais.
Levando em consideração fatores internos e externos, é emitida por uma auditoria independente com base nos pré-requisitos da norma. Isso serve para demonstrar aos clientes e a toda a sociedade que a empresa cumpre as exigências de forma adequada.
qualidade ABNT Ambiental
É uma certificação voluntária que tem como objetivo avaliar os aspectos ambientais de produtos e serviços. Seu objetivo é atestar a conformidade com padrões previamente definidos. Ela leva em consideração o ciclo de vida dos produtos com foco na redução de impactos no meio ambiente em todas as etapas: extração de recursos, fabricação, distribuição, utilização e descarte.
Essa rotulagem da ABNT atesta que tais serviços e produtos são ambientalmente responsáveis, garantindo ao consumidor a confiabilidade das informações.
BREEAM
Criado pelo Building Research Establishment na década de 90, é um método de Análise Ambiental considerada uma das primeiras certificações do segmento, servindo de “base” para as demais que surgiram posteriormente.
É usada para certificar edificações de diferentes portes e finalidades, avaliando:
- Energia operacional e emissões de carbono
- Políticas de gerenciamento da edificação e do terreno
- Poluição sonora, iluminação e qualidade do ar
- Localização e acesso a transporte
- Resíduos de construção e manutenção
- Uso do terreno e sua preservação ecológica
Cada um dos itens avaliados recebe uma nota, formando uma pontuação final que posiciona a companhia dentro da escala Breeam.
certificações ambientais com os talentos certos
Apesar de as certificações apontarem o caminho para empresa se enquadrar dentro de uma estratégia sustentável, tornar isso tudo realidade depende de ter colaboradores ocupando posições chave dentro da empresa. Das lideranças aos profissionais do time, é preciso ter talentos preparados para encarar essa jornada.
A Randstad pode contribuir para você trazer os talentos certos para essa missão ou capacitar os profissionais que já fazem parte da companhia e estarão à frente neste processo.