Como uma das funções mais requisitadas atualmente, os profissionais de engenharia se tornaram o centro do desenvolvimento de produtos e serviços de muitas organizações.
Em software, esses especialistas desenvolvem as ferramentas e aplicativos que impulsionam a transformação da digitalização global. Os engenheiros de dados garantem que a enorme quantidade de informações digitais possam ser analisadas e utilizadas por seus colegas cientistas de dados.
Os engenheiros automotivos estão transformando o transporte ao trazer inovação para veículos elétricos e autônomos. O desenvolvimento de estruturas verdes e sustentáveis está crescendo, graças aos engenheiros arquitetônicos que aplicam novos materiais e metodologias de construção em seus projetos.
Essas estão entre as dezenas de disciplinas de engenharia que existem, e novas áreas de estudos estão surgindo em biologia, mecânica quântica e, certamente, TI. Como a tecnologia e a ciência avançam rapidamente, em um futuro próximo, alguns empregos exigirão habilidades e mentalidades de engenharia, como por exemplo, engenheiros de alimentos.
Futuros empregos em áreas como armazenamento de energia, nanotecnologia e até jogos podem demandar habilidades únicas. O crescimento de novos cargos de engenharia deve aumentar notavelmente, com a previsão de criação de 140.000 cargos até 2026.
Isso significa que os salários para esses profissionais também continuarão a crescer. Uma pesquisa do IEEE realizada no ano passado, descobriu que o membro típico de tecnologia da sociedade profissional dos EUA ganhou US$ 148.500 em salário-base em 2019, um aumento de 2,4%.
Dentro dos vários setores em que os engenheiros dão suporte, o de produtos eletrônicos de consumo relataram ganhar os salários mais altos, US$ 185.000. E entre aqueles que se graduam em engenharia de petróleo são os mais bem pagos.
atraindo o melhor talento de engenharia
Para muitos empregadores, ser capaz de atrair o talento certo em engenharia será extremamente importante nos próximos cinco anos, quando a transformação digital irá remodelar muitos setores.
Como a busca por outros trabalhadores STEM — Science, Technology, Engineering, e Math —, há uma forte batalha pelos melhores engenheiros hoje.
Mas, como existem diversas áreas em engenharia, almejar tipos específicos requer uma melhor compreensão de seus trabalhos e da indústria.
Mesmo assim, empresas que desenvolvem estratégias robustas de atração de talentos, e possuem uma marca empregadora forte, têm uma melhor chance de adquirir os profissionais que procuram.
Para ajudar as empresas a entenderem quais são os fatores que geralmente atraem engenheiros para empregadores em potencial, nossa Pesquisa Anual de Marca Empregadora, entrevista profissionais nas áreas de engenharia sobre suas preferências.
Em 2020, nossos dados revelaram que o salário e a remuneração ainda são de longe o fator mais importante para os profissionais de engenharia, mas a segurança no emprego está em segundo lugar, seguida por um bom equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
Isso revela que, para empresas que desejam adquirir os melhores talentos, um salário competitivo é fundamental. A estabilidade organizacional e o potencial de crescimento também serão importantes em sua estratégia de atração — pois é um cronograma administrável.
Entre os benefícios aos empregados, que também têm alto apelo por essa profissão, está a assistência médica fornecida pelo empregador, que foi citado por 58% dos engenheiros pesquisados — esse foi 4% maior em comparação às outras profissões pesquisadas.
Outras vantagens desejadas incluem políticas generosas de folga para licença familiar, férias e licenças sabáticas, seguidas de treinamento interno.
Além disso, a pesquisa da Randstad também revelou que 54% dos profissionais de engenharia que planejam mudar de emprego ou já o fizeram, dizem que tomaram essa decisão porque seu trabalho não tinha propósito.
Ainda 50% dizem que seus valores pessoais não se alinhavam com os de sua empresa. Claramente, os engenheiros querem um empregador que compartilhe os mesmos valores nas metas de negócios, equilíbrio entre vida profissional e pessoal e clareza de missão.
Portanto, como as empresas podem garantir que sua proposta de valor para o funcionário corresponda às preferências do talento que procuram, sem se desviar de seus valores e missão essenciais? Seguem algumas dicas que podem ajudar:
experiência superior é fundamental
As marcas bem-sucedidas têm uma característica em comum: fornecer uma experiência de talento memorável.
Isso significa uma jornada de talento altamente envolvente e personalizada que se estende desde o pré-engajamento, a estabilidade do funcionário e até mesmo o desligamento.
Para garantir o sucesso do recrutamento, os empregadores devem construir um modelo de marketing de recrutamento ágil e simplificado que facilite o processo de aplicação e mantenha a interação com o talento antes, durante e depois do preenchimento da requisição.
Além disso, as empresas precisam realizar pesquisas regularmente com sua força de trabalho para garantir que sua satisfação seja alta e o objetivo esteja claro.
a requalificação deve ser uma prioridade
Os trabalhadores normalmente valorizam o acesso a novos aprendizados e habilidades. A natureza técnica das funções de engenharia requer aprendizado constante e suporte ao desenvolvimento.
Usar novas tecnologias e aplicar metodologias cada vez mais aprimoradas não beneficia apenas o talento, mas o empregador também.
Uma abordagem de treinamento regulamentada também garante aos candidatos uma trajetória clara em suas carreiras e garante a relevância em uma economia global que avança rapidamente.
ofereça flexibilidade para estimular a criatividade
O mundo do trabalho está mudando, o que proporciona ao talento a oportunidade de trabalhar de novas formas.
Os profissionais de engenharia tendem a valorizar a chance de serem ainda mais criativos em seu cargo, de modo que a reestruturação dos empregos pode levar a uma maior satisfação da força de trabalho.
Uma tendência em crescimento é a proliferação de funções multifuncionais, o que dá aos funcionários a oportunidade de aplicar suas habilidades especializadas em diferentes partes da empresa.
Seja um engenheiro de dados que dá suporte ao RH e a vendas, um engenheiro de arquitetura trabalhando em portfólios de clientes e nas próprias instalações da empresa ou um engenheiro de software trabalhando em diferentes projetos, o acesso a uma variedade de trabalhos diferentes pode ser atraente.
Os profissionais de engenharia são um grupo diversificado, mas compartilham algumas características comuns.
Como mostra a Employer Brand Research da Randstad, fatores intangíveis como segurança no emprego, clareza de propósito e visibilidade de um plano de carreira podem ser motivadores poderosos para conquistar talentos em demanda.