Você já ouviu falar na teoria de Maslow?
Ela pode ser facilmente aplicada ao ambiente de trabalho. Para os colaboradores, esta abordagem tornou-se popular sob o nome Pirâmide de Maslow.
o que é a Pirâmide de Maslow?
A Pirâmide de Maslow é uma teoria psicológica formulada em 1943 por Abraham Maslow em sua obra “A Theory of Human Motivation” (“Uma Teoria da Motivação Humana”). Maslow argumenta que todas as nossas ações visam satisfazer determinadas necessidades. Segundo o psicólogo, existem diferentes níveis de prioridades, hierárquicas, para cada um deles. Para explicar estes níveis e sua relação, seus sucessores e estudos posteriores simplificaram desenhando uma pirâmide.
Primeiramente, existem as necessidades mais básicas para o ser humano, aquelas relacionadas à sobrevivência (base da pirâmide). Uma vez alcançadas as necessidades básicas, devemos avançar e desenvolver necessidades mais elevadas. Finalmente, a auto realização se torna o objetivo máximo a ser alcançado (topo da pirâmide).
Essa representação visual ajuda a compreender a progressão das necessidades humanas, indicando que as mais fundamentais devem ser realizadas antes que as mais elevadas possam ser buscadas.
quais são as 5 necessidades de Maslow?
A pirâmide que Maslow está dividida em 5 níveis, um para cada tipo de necessidade:
- Fisiológicas: questões básicas de sobrevivência, como alimentação, uma fonte estável de rendimento ou uma casa.
- Segurança: é necessária para viver, mas em um nível diferente dos anteriores. Destinam-se à segurança pessoal, um local de trabalho seguro, pensões ou seguro de saúde.
- Afiliação: são aquelas que têm a ver com as relações interpessoais, ou seja, com o emocional e o social. As pessoas procuram estar integradas na sociedade, manter boas relações com as pessoas que as rodeiam e sentir-se parte de um grupo.
- Reconhecimento: as pessoas buscam o reconhecimento de si mesmas e dos outros. A amizade, a família ou o companheiro são os elementos essenciais para se sentir socialmente aceito e poder avançar com confiança, rumo à autorrealização.
- Auto-realização: é o topo da pirâmide. Está diretamente relacionado ao crescimento pessoal. Uma pessoa encontrará um sentido para sua vida desenvolvendo uma atividade, desde que as necessidades anteriores sejam atendidas.
mas afinal, qual é o propósito da pirâmide de Maslow?
O objetivo da pirâmide de Maslow no local de trabalho é auxiliar na identificação e priorização, por níveis, das necessidades dos colaboradores. Desde as mais básicas até o topo da pirâmide, que devem ser atendidas para atingirmos com sucesso os nossos objetivos.
como se aplica a pirâmide de Maslow em uma empresa?
A teoria pode ser facilmente aplicada ao ambiente de trabalho. Para um colaborador, o caminho começa quando as necessidades de ordem inferior (fisiologia e segurança) são atendidas.
Via de regra, quando uma pessoa quer trabalhar, fica muito preocupada em receber um salário. Mas não precisará apenas de uma fonte de renda da sua empresa, a empresa deve proporcionar condições e um local para poder realizar o trabalho. Como escritório, ou instalações para alimentação e/ou descanso (necessidades fisiológicas).
Quando as primeiras necessidades forem atendidas, o trabalhador se encarregará de se instalar e ter certos recursos fixos e um ambiente de trabalho seguro e estável (segurança). Por um lado, o trabalhador vai querer ter acesso a uma vida saudável e ter, por exemplo, certas garantias na prevenção de riscos e segurança no trabalho (ação preventiva, higiene, ergonomia). Além disso, buscará e permanecerá em seu cargo de acordo com a estabilidade financeira da empresa, sua consolidação no setor e a confiança que a gestão transmite ao exterior – mercado – e ao interior – trabalhadores. O colaborador, portanto, orientará suas decisões no sentido de encontrar desenvolvimentos profissionais sólidos e que protejam os seus interesses.
Uma vez atingidos esses níveis básicos, o colaborador vai querer satisfazer as suas necessidades de afiliação. As relações interpessoais no trabalho são necessárias e eficazes. Se a empresa promover a cooperação entre os trabalhadores, o desempenho aumentará e será gerado um bom ambiente de trabalho. A comunicação na gestão dos planos da empresa é crucial, os colaboradores devem se sentir importantes para promover um sentimento de pertencimento.
Posteriormente, o colaborador desenvolverá novas competências e buscará ter sucesso no seu trabalho, ou seja, lutará pelo reconhecimento. Se a empresa e seus colegas reconhecerem o mérito do seu trabalho, o profissional aumentará a sua confiança. Tanto a imagem que os outros têm como a que ele tem de si mesmo serão positivas e reforçarão a sua personalidade, conduzindo-o em uma única direção possível: rumo ao sucesso.
No último nível a ser alcançado, o da auto realização, o colaborador deseja prosperar a nível pessoal e, para isso, deverá ser um especialista naquilo que faz. Você pode precisar de um trabalho difícil ou de um ambiente menos supervisionado para desenvolver sua criatividade e gerenciar os problemas à sua maneira. A empresa deve estar ciente de que o funcionário pode promover e criar ideias para melhorar o negócio proporcionará a situação adequada, liberando o potencial do trabalhador.
exemplo de pirâmide de Maslow em uma empresa
Por exemplo, quando uma pessoa que inicia um processo seletivo para ingressar em um novo emprego, provavelmente levará em consideração quais são as suas necessidades de trabalho e como as teorias motivacionais são aplicadas na empresa para continuar ou não avançando nesse processo.
Primeiramente, terá interesse em saber o salário, o horário, a flexibilidade e as condições de trabalho que lhe permitem desempenhar corretamente as suas tarefas e ter as suas necessidades básicas satisfeitas. Nesta mesma linha, avaliará se a empresa lhe oferece a segurança no trabalho que precisa, do ponto de vista de contratação, prevenção de riscos, remuneração, seguro médico, bem como se a empresa é rentável e reconhecida no mercado, o que lhe dará maior estabilidade.
Serão fornecidas informações sobre o ambiente de trabalho da empresa, por exemplo: trabalha-se em equipe? Existe um sentimento de pertencimento entre os trabalhadores?
O profissional buscará referências sobre a empresa, tanto internas quanto externas. Além de ter interesse na possibilidade de realizar movimentos internos e promoções ou obter reconhecimento que gere confiança e garanta que, uma vez atendidas todas as necessidades acima, tem a possibilidade de ter um plano de carreira na empresa e assim se sentir autorrealizado.
perfis diferentes, necessidades diferentes
Desde a sua publicação, a teoria de Maslow teve muito sucesso em múltiplas áreas, como publicidade ou marketing, mas também foi criticada, qualificada e completada ao longo dos anos.
Segundo diversos especialistas, Maslow não levou em consideração algumas variáveis e evidências. O nosso estudo Marca Empregadora, por exemplo, aponta que o gênero, a idade e o nível de escolaridade são também fatores determinantes que fazem variar a ordem de prioridade das necessidades:
- As mulheres buscam um melhor ambiente e organizações mais flexíveis, enquanto os homens precisam de mais formação ou estabilidade econômica.
- Os estudantes universitários consideram prioridade conhecer o conteúdo e as funções específicas do cargo ou as possibilidades de equilíbrio entre vida pessoal e profissional, enquanto aqueles com menos formação valorizam muito a segurança no emprego ou uma boa formação.
- Os jovens preferem uma boa formação e oportunidades de carreira internacional, enquanto aqueles com mais de 45 anos valorizam mais a segurança no emprego e a estabilidade econômica.
Estabelecer um sistema de necessidades pode ajudar a se organizar melhor e a atingir metas de maneira mais direta e bem-sucedida.
Quais são as suas prioridades?
Quer ter acesso a conteúdos como este? Inscreva-se em nossa newsletter e atualize-se mensalmente!