A maioria das pessoas traça um plano de carreira tradicional e linear, que inclui obter um diploma, conquistar um cargo inicial e subir gradualmente para cargos mais altos. Mas, no mercado atual, essa narrativa está ficando ultrapassada.
A instabilidade econômica global, os rápidos avanços tecnológicos e a mudança de expectativas exigem dos profissionais a capacidade de adaptação. Os trabalhadores mudam de empresa ou até mesmo de setor. Estão interessados em aperfeiçoar suas habilidades (upskilling), atualizar-se, realizar tarefas com menos tempo de conclusão e assumir novas responsabilidades.
Com a escassez contínua de talentos, esse novo cenário pode funcionar a seu favor na contratação de colaboradores para cargos permanentes. Uma estratégia focada em habilidades pode ajudar.
o que é a contratação focada em habilidades?
Esse tipo de contratação não foca mais na experiência anterior do colaborador, mas sim nas competências e habilidades necessárias para o cargo em aberto. Pode aumentar o número de candidatos de qualidade e resultar em melhor compatibilidade entre a função e o candidato. Isso é especialmente relevante para gerentes operacionais em atividades técnicas, nas quais as habilidades específicas geralmente são mais importantes do que o diploma formal.
com uma estratégia de contratação focada em habilidades, é possível:
ampliar o banco de talentos
Um número significativo de profissionais de origens diversas não possui diplomas universitários, embora detenham habilidades valiosas muitas vezes subestimadas. Essa situação é frequentemente atribuída ao fenômeno conhecido como 'teto de papel', no qual indivíduos com competências adequadas são impedidos de alcançar determinadas posições devido à exigência de um diploma universitário. Priorizar as habilidades em vez dos diplomas pode ampliar as oportunidades para um número maior de pessoas.
[O Linkedin indica que uma abordagem focada em habilidades pode ampliar o banco de talentos em 9.4x em média]
reduzir tempo de contratação
Aplicar testes de habilidades básicas aos candidatos pode ajudar a reduzir a necessidade de realizar diversas rodadas de entrevistas e isso ajuda você a economizar tempo e dinheiro.
reter os colaboradores que demonstram o melhor desempenho
Foi constatado que colaboradores qualificados sem diploma universitário permaneceram em suas funções por um período até 34% maior. Com as altas taxas de rotatividade observadas atualmente, os programas de aperfeiçoamento de habilidades (upskilling) promovem a mobilidade interna para ajudar você a manter seus melhores talentos.
promover agilidade
Com a incerteza econômica atual, uma abordagem focada em habilidades proporciona aos colaboradores um roteiro para progredirem dentro da empresa atual. Além disso, é possível criar rotas focadas nas habilidades existentes e, ao mesmo tempo, preencher quaisquer lacunas de habilidades para funções futuras.
como contratar com foco nas habilidades
Para deixar de lado o modelo tradicional de contratação e focar nas habilidades específicas, considere as etapas a seguir:
1.identifique as habilidades essenciais
Na descrição do cargo, apresente de forma clara as habilidades específicas exigidas, tanto as técnicas quanto comportamentais. Não se esqueça das habilidades transferíveis, aquelas que o candidato adquiriu a partir de diferentes contextos e que podem se alinhar aos requisitos da vaga.
2.recorra a diferentes fontes de recrutamento
Olhe para além dos canais de recrutamento tradicionais e considere organizações, plataformas e comunidades específicas a determinadas habilidades. Além disso, as instituições de ensino podem ajudar na identificação e atenção aos talentos por meio de programas de estágio ou aprendizagem. Por fim, os profissionais indicados pelos colaboradores atuais da empresa geralmente se encaixam bem culturalmente e possuem as habilidades certas.
3.utilize avaliações de habilidades
Avaliações ou testes de habilidades são ferramentas valiosas que podem ser utilizadas para avaliar as capacidades e habilidades reais de um candidato em áreas relevantes. Essas ferramentas podem ajudar você a tomar decisões de contratação mais bem informadas e direcionadas às vagas que está tentando preencher.
4.realize entrevistas com base nas habilidades
Em suas entrevistas, faça perguntas comportamentais e utilize cenários hipotéticos para analisar as habilidades práticas e de resolução de problemas dos candidatos. Certifique-se de pedir exemplos relevantes da experiência anterior do profissional.
5.promova o aperfeiçoamento de habilidades (upskilling)
Não elimine um candidato promissor que não tenha exatamente as habilidades necessárias. Se o profissional estiver disposto a aprender e der conta do recado, ofereça programas de treinamento e oportunidades de aperfeiçoamento de habilidades (upskilling) como forma de preencher a lacuna entre suas habilidades existentes e os requisitos do cargo.
6.avalie seu processo
Analise regularmente sua estratégia de contratação focada em habilidades para se manter competitivo. Analise o desempenho dos colaboradores contratados com base em habilidades e ajuste sua abordagem conforme necessário para garantir aprimoramento contínuo.
precisa de ajuda para encontrar os talentos certos e impulsionar o seu negócio?
Confie em nossa expertise e atuação. Somos sua parceira no que diz respeito a talentos.
Quer ter acesso a conteúdos como este? Inscreva-se em nossa newsletter e atualize-se mensalmente!