O feedback é o caminho mais eficaz para gestores e líderes compartilharem com a equipe suas impressões sobre a performance do trabalho executado ou sobre o desempenho de cada profissional dentro da empresa. Mas para que essa tarefa obtenha resultados concretos para o desenvolvimento do colaborador e por consequência, proporcione um aumento de produtividade na companhia, é preciso que ela seja realizada de forma correta. Além disso, um bom feedback é uma forma de valorizar e dar reconhecimento ao colaborador.
É por meio desta ferramenta de gestão que é possível alinhar expectativas entre colaborador e empregador, gerar maior engajamento da equipe, criar um ambiente mais saudável dentro da empresa e, principalmente, reter talentos.
Confira a seguir 3 dicas importantes para dar feedbacks mais construtivos para seus colaboradores:
1 - parte integrante da cultura organizacional
É muito comum dentro das empresas os gestores recorrem ao feedback apenas quando algo de errado acontece ou quando os resultados não aparecem. Mas para que isso seja percebido pelos profissionais como um instrumento de melhoria contínua e engajamento, ele precisa acontecer regularmente, fazendo parte da cultura da empresa, apontando melhorias e enfatizando, sobretudo, pontos positivos.
2 - cite exemplos
As conversas devem sempre ser pautadas com base em exemplos reais de conduta, fatos específicos devidamente comprovados ou comportamentos vivenciados pelo colaborador. Assim como também é primordial estarem respaldadas por dados coletados em avaliações e indicadores de performance, que mostrem com clareza erros e acertos.
3 - ouvir é tão importante quanto falar
Essa é uma oportunidade também de abrir um espaço de fala para que o colaborador apresente suas perspectivas sobre as situações apontadas, sejam elas positivas ou negativas. É preciso ocorrer uma troca, uma conversa aberta e pautada por uma discussão construtiva, evitando-se julgamentos nesse momento.
Para que o gestor exerça uma liderança mais positiva e que seja capaz de estimular a busca por melhores resultados, contribuindo para a evolução profissional do colaborador, o feedback precisa ser realizado da forma mais eficiente possível. Inclusive, indicando para o funcionário os próximos passos para sua evolução, demonstrando assim que a empresa acredita em seu potencial.