Lidar com a reprovação de candidaturas a empregos pode ser frustrante, principalmente quando você demonstra todos os seus esforços e recursos para enviar inúmeras candidaturas e participar de entrevistas por semanas para, no fim, não receber nenhuma aprovação.
A reprovação é algo doloroso que todos nós enfrentamos e que pode provocar estresse na saúde mental. No entanto, é importante processarmos nossas emoções e transformar essas experiências negativas em oportunidades de desenvolvimento e aprendizado para nos tornarmos candidatos mais fortes.
Quando você é resiliente e tem uma perspectiva positiva, você sente motivação para praticar e melhorar suas habilidades para participar de entrevistas e se sair melhor da próxima vez.
Em vez de perder a esperança, considere essas dicas para seguir em frente. Veja a seguir 5 maneiras de como manter a positividade após uma reprovação de candidatura.
1. seja persistente na busca de emprego
Um dos principais fatores para encontrar um emprego é a persistência. Os candidatos tendem a se inscrever para 10 a 15 vagas por dia e agendam entrevistas com dois a três empregadores para terem opções. Ao observarmos esse aspecto do ponto de vista do empregador, ele provavelmente recebe de 50 a 200 candidaturas para um cargo ou mais, se o mercado de trabalho estiver bom para os candidatos.
Eles podem não ter tempo para responder à sua candidatura e, se o seu currículo não for pré-selecionado, você pode ficar sem resposta.
Em vez de se abalar, entre em contato com a empresa e pergunte por que sua candidatura foi reprovada para descobrir o que você precisa melhorar. Às vezes, os empregadores podem solicitar que você tente novamente em um ano.
2. não leve para o lado pessoal e aprenda com suas experiências
Não se prenda ao que aconteceu e nem leve para o lado pessoal quando receber uma reprovação. Muitos enfrentam esse contratempo, e existem outras pessoas passando pela mesma reprovação que você. Afinal, a maioria dos cargos tem apenas uma vaga.
Uma reprovação de candidatura nem sempre significa que você não tem qualificação para aquele cargo específico. Pode ser que eles tenham decidido contratar alguém que tenha mais experiência do que você, ou que um dos colaboradores do quadro da empresa tenha assumido o cargo resultante de uma recomendação interna.
Independentemente do motivo, você deve priorizar seu bem-estar mental. Permita-se ter um tempo para processar a reprovação. Se você ainda tem muito interesse no cargo, pode pedir um feedback do empregador. Os avaliadores possuem técnicas para identificar os pontos fortes e fracos que você não percebia antes. Você pode até pedir recomendações sobre o tipo de emprego e empresas que você deve se candidatar para desenvolver suas habilidades.
A capacidade de se manter firme diante das adversidades é uma ótima característica de um colaborador. Se o empregador se impressionar com sua sinceridade sobre se aprimorar, ele se lembrará de você e poderá entrar em contato futuramente quando houver uma oportunidade de trabalho compatível.
3. mantenha a calma e siga em frente
Mesmo com a reprovação de um emprego que você realmente quer, você deve manter uma atitude agradável e respeitosa. Você não quer causar uma má impressão, principalmente porque podem existir oportunidades futuras.
É um comportamento social importante e benéfico em outras partes de sua vida pessoal também.
As empresas podem estar sobrecarregadas com a quantidade de candidaturas, e você deve dar-lhes uma semana para responder antes de fazer o acompanhamento. É bom manter um comportamento profissional em seus e-mails de acompanhamento para o empregador, pois eles podem estar ocupados demais com o trabalho para gerenciar o processo de contratação.
Anexe seu currículo no e-mail novamente para facilitar que eles avaliem suas habilidades e experiências e te deem um retorno rápido. Se eles não responderem em até duas semanas, você deve seguir em frente e se candidatar a outros empregos.
Se o processo de contratação terminar com uma reprovação, você deve responder cordialmente e informar ao empregador sobre o seu interesse em trabalhar com eles se outra oportunidade surgir.
Manter uma mentalidade saudável e positiva ajuda você a ter um bom desempenho em futuras entrevistas de emprego com outros empregadores. Com o tempo, você também melhorará sua resiliência e atitude em relação ao processo.
4. identifique sua lacuna de habilidades
Você pode transformar a reprovação em uma oportunidade de avaliar a relevância de suas habilidades atuais. Em vez de se concentrar na reprovação, reconheça o seu esforço e a experiência adquirida no processo.
Utilize o feedback do recrutador para analisar suas lacunas de habilidades e por que você não era o candidato ideal para o cargo. Existem muitas ferramentas de avaliação disponíveis on-line, como Pymetrics, WebMentor Skills e KnowledgeSmart para compreender o resultado a partir de uma visão em terceira pessoa. Eles utilizam avaliações comportamentais e de habilidades fundamentais para avaliar os candidatos e mensurar seus pontos fortes e fracos.
Você também pode aproveitar esse tempo para reavaliar suas prioridades, como os tipos de carreiras, cultura organizacional e estilo de gestão que lhe permite alcançar seu verdadeiro potencial no trabalho.
algumas perguntas que você pode fazer para redefinir seus objetivos de carreira:
- Que empregos despertaram meu interesse quando eu era mais jovem, mas nunca procurei?
- Quem são os empregadores para os quais sempre quis trabalhar?
- Trabalho melhor quando tenho mais autonomia ou um processo estruturado?
- Quais as habilidades mais exigidas na minha área?
5. aperfeiçoamento de competências (upskilling) e requalificação (reskilling) aumentam sua atratividade na contratação
Uma vez que você sabe o que você precisa desenvolver, considere se inscrever para cursos de capacitação profissional ou programas de requalificação. Considere contratar um coach de carreira para ajudar você a determinar quais de suas habilidades são transferíveis e direcionar suas candidaturas para organizações que poderiam se beneficiar dessas habilidades.
Como diz o ditado, "insanidade é continuar fazendo sempre o mesmo e esperar resultados diferentes". Se você quer resultados diferentes, deve tentar abordagens diferentes.
Ao dar esses passos adicionais em sua busca por emprego, você demonstra aos possíveis empregadores sua disposição para investir em si, em vez de esperar que as coisas aconteçam. Além disso, os empregadores são mais propensos a contratar candidatos qualificados que já tenham o conhecimento e a experiência em cargos semelhantes, pois já podem começar trabalhando.
Se você tem um emprego atualmente, considere assumir um projeto para melhorar seu currículo. Se encontrar um emprego está difícil, reserve um tempo para aperfeiçoar suas habilidades e se requalificar ou busque um emprego temporário para aprender mais enquanto trabalha.
Você precisa ter disposição para tentar coisas novas, abraçar as mudanças e continuar investindo em si para ter melhores chances de garantir um emprego da próxima vez. Lembre-se de que, por mais qualificação que você tenha, ninguém consegue um emprego na primeira tentativa. É tudo uma questão de perseverança e adaptação ao novo normal e, o mais importante, manter a cabeça erguida!
trabalhe com a Randstad
Recupere a sua confiança para encontrar o emprego dos seus sonhos e comece a sua busca. Consulte as nossas vagas mais recentes para explorar oportunidades de carreira que se encaixam em suas habilidades e especializações de carreira. Você também pode entrar em contato com nossos especialistas em recrutamento para obter aconselhamento e informações para melhores oportunidades de desenvolvimento de carreira.
Quer ter acesso a conteúdos como este? Inscreva-se em nossa newsletter e atualize-se mensalmente!