Você enviou inúmeras candidaturas, mas ainda não obteve respostas positivas? É normal se sentir vulnerável e frustrado, mas não deixe que isso o desanime.
Use seus sentimentos como motivação para continuar tentando, explorando novos caminhos. Aproveite essa oportunidade para fazer uma introspecção, avaliar suas habilidades e pensar em como pode ser útil para as empresas às quais planeja se candidatar. Aproveite esse tempo também para melhorar suas habilidades de comunicação.
persistência é a chave para encontrar um emprego
Use sua persistência como ‘força motriz’ em sua próxima busca por emprego. Concentre-se em compreender completamente o que está levando à rejeição e encontre a melhor solução para lidar com esse obstáculo. Seja paciente e utilize todos os recursos disponíveis para aumentar as chances de que seus esforços sejam recompensados.
Em alguns casos, pode não ser o momento certo para a empresa contratar alguém, ou pode haver falta de recursos. Isso é um fator relevante durante uma crise ou pandemia, quando muitas empresas tornam seus processos de entrevista mais rigorosos e demorados. Além disso, empresas com uma marca atrativa recebem milhares de candidaturas para uma única vaga, o que pode levar tempo para avaliar a sua candidatura.
não leve para o lado pessoal e aprenda com suas experiências
É importante lembrar que a rejeição não deve ser levada para o lado pessoal. Depois de encontrar a melhor maneira de se desligar emocionalmente da rejeição, será mais fácil superar os sentimentos de inferioridade. A rejeição em uma candidatura de emprego não significa necessariamente que você não é qualificado para a posição. Se você estiver realmente interessado na vaga, dê um passo adiante e peça um feedback para entender onde pode se concentrar no futuro.
Não tenha medo de lutar pelo que você quer. Os empregadores são capazes de detectar a persistência e a vontade do candidato. A capacidade de permanecer firme e inabalável diante das adversidades é uma característica de um colaborador capaz. Não hesite em enviar um e-mail perguntando o porquê daquela decisão e se existem outras vagas mais adequadas na empresa às quais você pode se candidatar. Você também pode pedir feedback sobre o que fez de positivo durante a entrevista e no que pode melhorar.
mantenha a calma e siga em frente
Como as empresas recebem muitas solicitações de emprego, é necessário ter paciência e dar-lhes tempo para responder, além de entender a carga de trabalho com a qual estão lidando. Mesmo que o resultado seja a rejeição da candidatura, responda de forma educada e informe ao empregador que você deseja trabalhar com eles no futuro, caso surja uma oportunidade. É importante manter uma postura agradável e educada. Você não quer causar uma má impressão, pois pode encontrar uma oportunidade nessa empresa novamente no futuro.
Identifique uma possível lacuna em suas habilidades
Em vez de focar na rejeição, reconheça que você está se saindo bem. Use o feedback que recebeu para descobrir possíveis lacunas em suas habilidades e por que você se encaixa bem na função. Você também pode usar o tempo disponível para reavaliar suas prioridades, como: em qual setor deseja trabalhar, em qual especialização está mais interessado, em que ambiente gostaria de trabalhar e como tudo isso se relaciona com seus conhecimentos e habilidades.
Perguntas para reavaliar seus objetivos
- Quais atividades eu me interesso, mas nunca exerci?
- Em quais empresas eu sempre sonhei em trabalhar?
- Eu me saio melhor no trabalho quando tenho mais autonomia ou um trabalho mais estruturado funciona melhor para mim?
- Quais habilidades rentáveis eu possuo?
habilidades e reciclagem profissional
Depois de entender em qual área você precisa de treinamento, você pode se inscrever em cursos, ou até mesmo buscar aprender mais de forma autodidata, por meio de conteúdos gratuitos disponíveis na internet. Você também pode trabalhar com um coach de carreira para ajudá-lo a entender suas principais habilidades e como destacá-las nas candidaturas para empresas onde esses pontos fortes podem ser valorizados.
Se deseja obter resultados diferentes, esteja disposto a tentar abordagens diferentes. Ao dar esses passos extras em sua busca por emprego, você mostra aos potenciais empregadores que está disposto a investir em si mesmo, em vez de ficar esperando as coisas acontecerem.
Se você está atualmente empregado, considere assumir um novo projeto para fortalecer seu currículo. Se encontrar um emprego estiver difícil, dedique um tempo para se atualizar e se reinventar, e seus esforços certamente serão recompensados.
Você pode facilmente achar uma vaga na qual se identifica em nosso site. Acesse aqui e cadastre seu currículo! Boa sorte!