Você pensou muito e decidiu que é hora de uma mudança de carreira. Mas, ao encontrar um novo cargo de interesse, você percebe que sua experiência não condiz com aquela exigida pelo empregador. Não desanime. Pode ser difícil, mas não é impossível provar que você tem qualificação para o cargo.
Veja como iniciar uma nova carreira na qual você tem pouca ou nenhuma experiência.
- Faça networking
- Pesquise
- Destaque sua experiência relevante
- Não se esqueça das suas soft skills (habilidades interpessoais/ comportamentais)
- Demonstre interesse em aprender
é possível conseguir um emprego sem ter a experiência exigida?
Existem diversas estratégias para mostrar que você é a pessoa ideal para o cargo. Isso inclui destacar suas habilidades transferíveis e mostrar que você tem interesse e capacidade para aprender. Com isso, você terá um argumento convincente para conseguir a oportunidade de mostrar o que pode fazer e como sua experiência pode agregar valor ao seu novo empregador.
faça networking
É importante fazer conexões e networking com profissionais conceituados no setor em que você está buscando uma nova carreira. Esse pode ser o seu ponto de partida e também uma chance de aprender muito com quem tem mais experiência. O primeiro passo é se conectar com pessoas relevantes no LinkedIn.
Não se esqueça de ativar as notificações para publicações do setor, pois é importante atualizar-se com as últimas notícias. Isso lhe dará uma ótima noção do setor e dos conhecimentos que você precisa para impressionar os entrevistadores.
A empresa de marketing Hubspot examinou as vantagens de participar de grupos do LinkedIn, destacando que, se você pertence ao mesmo grupo que alguém, não precisa ser uma conexão para enviar mensagens para essa pessoa, você pode somente visualizar os perfis de outros membros do mesmo grupo sem ter uma conexão.
pesquise
Descubra o que fazem as pessoas de sucesso no setor. Se você está pensando em se candidatar a uma determinada vaga, pesquisar quem são as pessoas mais bem-sucedidas nessa área é uma maneira de descobrir o que todas elas têm em comum. Com essas informações, você terá uma noção melhor de quais habilidades e características destacar em sua candidatura.
Existem diversos podcasts de entrevista gratuitos com líderes e influenciadores que apresentam muitas informações relevantes.
destaque sua experiência relevante
Reconhecer alguém que obteve sucesso no setor e o que essa pessoa fez para alcançá-lo pode ajudar você a identificar uma experiência relevante que você já possui. Você pode nunca ter trabalhado nessa área antes, mas pode ser que você já conheça alguns conceitos e que possua habilidades transferíveis que possam ser aplicadas diretamente.
É importante que você informe o seu conjunto de habilidades, destacando o que você aprendeu anteriormente ao longo de sua carreira ou estudos, e como isso pode ser relevante para a vaga em questão. Por exemplo, se uma parte central da função envolve a captação de recursos e, anteriormente, você era responsável por alocar o dinheiro para os projetos da sua equipe, você terá assunto para conversar com o gerente de recrutamento.
Se mostrar que realizou algumas das tarefas mais importantes relacionadas ao trabalho, você ressalta seus talentos e habilidades transferíveis. Isso pode ser tão valioso quanto ter realizado aquele trabalho antes; por isso, é essencial usar essa estratégia a seu favor.
não se esqueça das suas soft skills
As soft skills (habilidades interpessoais/ comportamentais) são importantes para todos os empregadores, independentemente da função. Toda empresa precisa que seus funcionários sejam capazes de se comunicar bem e trabalhar em equipe. As soft skills são necessárias em qualquer trabalho e, por isso, são tão importantes quanto demonstrar que você tem as habilidades necessárias.
Você terá vantagem sobre outros candidatos que podem ter apenas as hard skills (habilidades técnicas).
Destaque como você tem utilizado essas habilidades na prática para contribuir com o ganho financeiro do seu empregador. Assim, essas informações vão se tornar ainda mais relevantes e atrativas, permitindo que você prove seu valor para os recrutadores.
tenha interesse em aprender
Sem dúvida, ao começar sua carreira ou formação, você teve que aprender muitas informações novas. Essa experiência é muito útil, já que você terá que passar por ela novamente ao realizar uma mudança de carreira.
Você deve se apresentar como uma pessoa adaptável e com interesse em aprender. Isso te oferece uma vantagem, pois os avanços tecnológicos alimentam a instabilidade na maioria dos setores, mantendo-os em constante desenvolvimento. Você atrairá fortemente o interesse dos recrutadores se demonstrar prontidão para se desafiar aprendendo algo novo e atualizando suas habilidades.
Essas são as principais dicas se você considera uma mudança de carreira, percebe sinais de que precisa de um novo emprego ou se formou recentemente e busca um novo cargo em um setor diferente.